Aumento na Conta de Luz? Veja Algumas Dicas Para Economizar!

Em março de 2015, as contas de luz subiram cerca de 23,4% no país. O motivo é que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) teve que subir o valor para pagar o alto custo da geração pelas usinas termelétricas. Esse peso extra no bolso já preocupa muita gente. Para economizar a energia do planeta e também trazer uma economia para o bolso, separamos algumas dicas para economia de energia para o período que é responsável pelo maior consumo de energia no ano, o inverno.

Maneirar no aquecedor

Com a chegada da estação mais fria, a demanda por aquecedores de ambiente aumentam nessa estação. Durante o inverno, os aquecedores podem chegar a consumir um terço do gasto da eletricidade. (por isso pesquise e consulte antes de comprar um aquecedor para verificar potência e rendimento).

Diminuir o tempo no banho

“O banho de 15 minutos por dia para uma família de quatro pessoas equivale ao consumo de energia de 40 lâmpadas de 100 w”. Percebe-se que existe um gasto muito alto de energia. Se for difícil reduzir a potência do chuveiro e desapegar do banho extremamente quente, tente não demorar tanto no banho. Os chuveiros são uns dos principais responsáveis pelo aumento na conta de luz, principalmente no inverno. Vale lembrar que o ideal no tempo no chuveiro é de 8 a 10 minutos no máximo.

Reduzir termostato de geladeira e freezer

Pode representar uma economia de até 5% da sua conta. Evite abrir a geladeira frequentemente. Quando retirar os alimentos, retire de uma vez só. Outra dica para economizar energia em relação a esse eletrodoméstico é verificar se a borracha de vedação está funcionando corretamente. Se observar que a borracha já está “velha” é necessário que haja a troca por uma nova.

Evitar deixar aparelhos em stand-by

Por último e com certeza não menos importante, evite deixar aparelhos elétricos conectados na tomada no modo ‘stand-by’. Pelo simples fato de estar conectado na tomada, o aparelho já esta consumindo energia. Pode parecer um gasto mínimo, porém no fim do mês pode fazer diferença na fatura de luz.

Avalie esta Página

Comentários

comentários

Deixe um comentário