Scroll Top

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

Automação Residencial – Presente ou Futuro!

Estamos muito acostumados a sempre ouvir sobre automação nas indústrias e sempre associamos a robôs que executam tarefas com muito mais precisão e velocidade do que nós seres humanos, mas e automação residencial? O que é? Para que serve? Como aplicar? Pois bem, esse novo conceito que está sendo adotado por muitas pessoas em seus projetos arquitetônicos é algo inovador e realmente futurista em boa parte dos casos.

O QUE É AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL?

Automação residencial não passa de um projeto tecnológico implantado dentro de uma residência, esse projeto é constituído por equipamento que executam tarefas pré programadas e que proporcionam conforto e bem estar aos moradores do ambiente.

Essa empregabilidade da automação possui um nome especifico no ramo da engenharia de controle e automação, chamada de Domótica, palavra composta por DOMUS (do latim, casa) + ROBÓTICA (controle automatizado).

PARA QUE SERVE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL?

Nos dias atuais as pessoas estão cada vez com menos tempo para executar algumas tarefas, estão correndo com trabalho ou compromissos sociais e quando estão em suas residenciais elas querem mais é poder descansar e usufruir de conforto.

Dessa aos poucos a automação começou a entrar na casa de cada um, começou pelo controle remoto na televisão, onde a pessoa não precisa mais se levantar do sofá para aumentar volume, trocar de canal e até mesmo desliga-la, outro serviço realizado pela Domótica são portões eletrônicos, no qual você não precisar sair de seu veículo em para abrir o portão e entrar em sua garagem e nem se molha mais em dias de chuva.

Quando falamos de automação residencial não falamos somente dessas duas situações, uma automação residencial é algo mais além de um simples controle remoto de televisão, uma Domótica serve para dar conforto em qualquer outra atividade realizada dentro da sua residência.

Imagine tarefas como por exemplo em filmes onde as pessoas controlam a luminosidade do ambiente, ligam o aparelho de rádio, fecham janelas ou simplesmente as cortinas, ligam a TV, acendem a lareira elétrica, enfim, vários equipamentos sendo acionados de um único local sem esforço, apenas clicando em uma tela, isso é a automação residencial que te fornece total comodidade em sua residência.

Portanto, a Domótica é uma tecnologia empregada com objetivo único de automatizar diversas atividades residenciais e que serão comandadas de um único ponto, seja ele uma tela touch screen em sua parede ou até mesmo de seu smartphone através de protocolos contidos em sua rede residencial.

A Domótica faz a interação dos equipamentos dando comandos à eles através de um ponto central.

COMO APLICAR A DOMÓTICA

Bem, a aplicação dessa tecnologia em sua residência não terá muita diferença da aplicada na indústria, isso mesmo, os meios utilizados para comando dos equipamentos são os mesmos, o que diferencia são os equipamentos a serem comandados e suas tarefas.

Pois bem, para comandar um equipamento nada melhor do que utilizar um CLP (Controlador Lógico Programável), esse item possibilita que você por meio de uma linguagem computacional faça um programa capaz de executar as tarefas solicitadas pelo cliente.

Para que tudo aconteça será necessário que os equipamentos sejam ligados sempre a uma central que nesse caso é o CLP, que por sua vez será acionado por uma IHM (Interface Homem Máquina), ou seja, uma tela touch screen em grande parte, ou podendo ser acionado por aplicativos específicos que serão instalados em seu smartphone e para que tudo se comunique a ligação de todos itens de comando e os itens comandados devem estar na mesma rede.

A escolha do CLP vai variar de acordo com a dimensão do projeto, mas não existe um especifico, ou um ideal para Domótica, tudo vai depender da solicitação do cliente, com isso você poderá escolher entre:

  • Siemens;
  • ABB;
  • Schneider;
  • Mitsubishi;
  • Festo;
  • Arduíno UNO.

O Arduíno é o CLP mais novo encontrado no mercado, e esse equipamento possui uma linguagem programável especial para que qualquer pessoa possa estar fazendo uma programação que irá acionar algo, isso sem precisar ter conhecimentos técnicos no mundo eletrônico.

Automação Residencial – Presente ou Futuro!
5 (100%) 3 votes

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

Saber Elétrica - trata-se de um web site totalmente totalmente voltado ao mercado da elétrica e eletrônica em geral. Visando reunir e trazer para você leitor mais informação e dicas sobre o assunto. Um projeto idealizado e administrado por Luiz Jacques.

Cadastre e Receba Conteúdo Gratuito Sobre Elétrica

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.