Scroll Top

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

Banco de Capacitores

Bancos de Capacitores são utilizados por concessionárias de energia elétrica, por empresas e industrias que trabalham em média (de 1 a 36.2 kv) e alta tensão (acima de 36.2 kv) em CA – valores de tensão ditados pelas NBR 5410 e NBR 14039 – a fim de manter o Fator de Potência o mais próximo possível da unidade, sendo tolerável até 0.92, conforme determinação da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica e ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. O não cumprimento acarretará em pesadas multas na fatura de energia elétrica.

Banco de CapacitoresTal medida é tomada devido as cargas indutivas, constituídas principalmente por motores e transformadores (equipamentos com bobinas) produzirem potência reativa com a onda de corrente elétrica atrasada em relação à tensão, comprometendo o Sistema Elétrico de Potência. A carga capacitiva – cargas tais como bancos de capacitores ou cabos enterrados – produzem potência reativa com corrente adiantada em relação à tensão, compensando a defasagem entre tensão e corrente.

A instalação e manutenção de bancos de capacitores deve ser monitorada, pois caso a carga indutiva esteja baixa, o que ocorre em épocas de baixa produção e férias coletivas, deverá ser desligado o banco, pois o excesso de carga capacitiva também compromete o Sistema Elétrico de Potência. O valor do Fator de Potência é registrado por medidores de watt-hora eletrônicos, instalados em medição de energia elétrica pelas concessionárias.

Um dos objetivos da instalação de medidores de watt-hora eletrônicos em residencias também visa controlar o Fator de Potência.

No entanto, apenas controlar o Fator de Potência não é o suficiente. Com o avanço da Eletrônica de Potência, verificou-se a necessidade de instalar Filtros Passa-Baixa, Passa-Faixa, que são redutores dos efeitos do Lixo Eletrônico gerados por micro computadores, televisores  e cargas indutivas ligados no Sistema Elétrico de Potência. O Lixo Eletrônico produz efeitos prejudiciais, gerando grande quantidade de Ondas Harmônicas, que comprometem o Sistema Elétrico de Potência. Existem estudos que mostram a necessidade de se colocar primeiro os Filtros, para depois calcular e instalar o Banco de Capacitores, para depois fazer análise para correção do Fator de Potência.

Banco de Capacitores
1 (20%) 1 vote

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

"Profissional Autônomo de Elétrica" Atuo na área há 35 anos como Técnico Eletrotécnico e Eletricista Instalador, Manutencista e Reformas Residencial, Predial e Industrial. Bacharel em Matemática – Universidade São Judas Tadeu – 1987 Técnico em Eletrônica –1980, CREA Ativo. Instrutor de Treinamentos de NR10, SEP, Instalações Elétricas Residenciais e Industriais, CMRDA e Corte e Religa. www.adolphoeletricista.com.br

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

3 Comentários

  1. Lindemberg dos Santos disse:

    Muito Bom estão de parabéns.
    Obrigado

  2. ola boa noite, gostaria de saber se tem banco de capacitores para residencia? se é caro pra fazer iss, pq eu queria aumentar para 0,95 da minha residencia. ou tem lâmpadas com fator de potencia 0,95? obrigado

    • Bem vindo ao Saber Elétrica, Vilson! Sim, pode-se instalar banco de capacitores em residência. Para tanto, você precisará contratar uma empresa para elaborar estudo de viabilidade técnica e projeto para implantação de banco de capacitores. Todo o processo deverá ser elaborado obedecendo as normas e padrões vigentes. Ressalto que pela portaria da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, o fator de potência admissível é 0,92.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.