Scroll Top

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

Como Calcular a Velocidade do Motor Elétrico: Escorregamento

Motores elétricos é sempre bom estarmos atualizados e reforçando alguns pontos super importantes para os profissionais da elétrica. Nesse artigo nosso objetivo é em abordar o fator velocidade de motores elétricos, reforçando o cálculo de escorregamento do motor.

Saber calcular o escorregando é um fator crucial para muitos processos industriais, local esse em que se possui maior exigência de uso desses motores. Imagine uma máquina de rotular garrafas, a sua velocidade deve ser calculada nos mínimos detalhes para se obter o máximo de proveito e com isso auxiliar na produtividade do equipamento.

Análises preliminares sobre os cálculos de motores

calcular-velocidade-motor-eletrico

Antes de falarmos do escorregamento vamos reforçar o conhecimento sobre conceitos de energia e potência mecânica e elétrica. Esses dois aspectos no mundo dos motores fazem toda diferença na hora de calcular o escorregamento e velocidade do seu motor.

Começando por energia e potência mecânica vamos entender o que são cada um desses itens para mecânica; energia em mecânica significa a capacidade de corpos produzirem trabalho ou desenvolver uma força, já potência consiste na rapidez em que a energia é aplicada ou consumida e cada item com suas formulas especificas.

Para o mundo da elétrica, energia significa a quantidade de potência elétrica consumida em função do tempo exemplo clássico kWh, já a potência é a simples correlação entre tensão e corrente elétrica, cada item com sua formula especifica e diferente da visão mecânica.

O fator que necessita do escorregamento é quando desejamos saber a velocidade síncrona do motor (ns), essa velocidade nada mais do que a velocidade estabelecida pelo campo girante, esse cálculo consiste na multiplicação da frequência por uma constate de 120 dividido pelo número de polos.

Para motores gaiola de esquilo ou assíncronos a formula base é a mesma porém existe ainda a necessidade de multiplicar o resultado por 1 menos S (escorregamento), esse cálculo nos traz a rotação do eixo do motor sob carga nominal.

Escorregamento

Existem alguns fatores que levam a velocidade do motor deixar de ser exatamente aquela que ele está projetado para entregar, ou seja, a velocidade real do campo girante magnético, como sabemos a velocidade poderá variar ao aplicar uma carga mecânica.

Todo motor elétrico possui uma diferença natura entre as velocidades do campo girante magnético do motor contra a velocidade real do rotor, esse fenômeno da perda de velocidade consiste no famoso nome Escorregamento e todo fabricante fornece esse valor e com isso cada fabricante possui um valor de escorregamento. Esse valor em grande parte dos fabricantes é dado em porcentagem.

Podemos ainda poder calcular esse escorregamento, o conceito de escorregamento consiste na diferença entre a velocidade do rotor (n) e a velocidade do campo girante magnético (ns). Outro ponto que temos para tomar nota é em questão a motor vazio, ou seja, sem carga, nessa situação a rotação é praticamente a síncrona, por definição podemos falar que o escorregamento diminui com o aumento da potência. Dessa forma sua formula baseia-se em:

formula-velocidade-motor-eletrico

Demais dicas para escolha de um motor

Saber escolher um motor está além de calcular apenas velocidades, temos que saber além disso quais são as condições do ambiente em que será aplicado o motor, qual ou quais serão as cargas em que o motor irá trabalhar, qual a rede em que será aplicado, se será síncrono ou assíncrono.

Enfim, devemos entender como um todo o processo onde será aplicado esse motor, e por fim, outro ponto muito importante é nunca se prender a um único fornecedor ou fabricante de motor, mas procurar encontrar o melhor equipamento para a situação onde será necessária sua aplicação. Boas Instalações!

Como Calcular a Velocidade do Motor Elétrico: Escorregamento
5 (100%) 2 votes

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

Saber Elétrica - trata-se de um web site totalmente totalmente voltado ao mercado da elétrica e eletrônica em geral. Visando reunir e trazer para você leitor mais informação e dicas sobre o assunto. Um projeto idealizado e administrado por Luiz Jacques.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.