O Que é Chave Fim de Curso e Aplicações

Muitos de nós profissionais da elétrica já nos deparamos em algum projeto com a necessidade de ter algum interruptor no final de uma linha de processo que pudesse nos enviar um pulso, mas que esse posso teria que ser proveniente de um contato mecânico e com isso nos falaram da chave fim de curso.

As chaves fim de curso também conhecidas por alguns como microswitch é um dos interruptores mais famosos no universo de comandos elétricos, isso deve-se por possuir uma infinidade de aplicações, modelos, estilos e capacidade que adequam com perfeição ao seu projeto, independente se a aplicação for pesada ou nem tanto.

Características de uma chave fim de curso

Chave Fim de Curso saiba o que é sua aplicação e funcionamento

As chaves Fim de Curso consistem basicamente de um comutador elétrico onde com a mínima força mecânica atuada em sua haste pode atuar no circuito empregado, essas chaves possuem uma vida muito longa onde em aplicações leves e média costuma durar 1 milhão de ciclos, já nas pesas pode chegar a 10 milhões de ciclos a vida útil desse equipamento.

Esses equipamentos possuem um contato normalmente fechado em sua grande parte mas ainda existem o normalmente aberto também, porém de modo geral as chaves fim de curso possuem somente um contato, mas não se engane pelo seu tamanho pois elas aguentam correntes com alta grandeza, o que possibilita por exemplo acionamento de motores.

Aplicações das chaves fim de curso

Em projetos mecatrônicos essas chaves fim de curso possuem uma vasta aplicação, onde a criatividade pode ser utilizada de todos os jeitos para que o circuito seja acionado, isso deve-se a possibilidade de customização da haste de acionamento da microswitch.

Imagine que sua chave fim de curso estaria distante de um ponto de acionamento, por exemplo uma esteira e você deseja que o produto acione a microswitch mas a haste de acionamento é muito curta, com isso você pode prolongar sua haste de modo que o produto que transita pela esteira possa acionar sua chave fim de curso e realizar sua lógica.

Dessa forma podemos perceber que as chaves fim de curso são bem versáteis e baratas tendo assim um custo benefício excelente para seu projeto, seja ele qual for. Confira algumas aplicações em circuitos eletrônicos desse equipamento indispensável:

  • Circuito de tempo;
  • Inversão de Polaridade;
  • Mudança de estados ou funções;
  • Acionamento Biestável;

Modelos de chaves fim de cursotipos-de-chaves-fim-de-curso

Para se projetar de forma consciente e segura você precisa conhecer bem os equipamentos que pretende empregar em seu circuito, dessa forma vale a pena conhecer melhor sobre as chaves fim de curso, pois as composições desse equipamento possui algumas variações que depois desse artigo tudo vai ficar mais fácil no seu projeto.

Uma chave fim de curso é composta basicamente por três elementos, sendo eles: Design da caixa, contatos e atuadores. Dessa forma na hora de projetar você deve levar sempre em conta se vale a pena caixas plásticas e metálicas, qual espaço você tem para empregar uma chave fim de curso, qual o grau de proteção que precisa, se o contato deve ser NF ou NA e claro qual melhor tipo de atuador para seu circuito.

O atuador da chave fim de curso é algo muito importe, pois se escolhido o modelo errado seu projeto pode não funcionar como você desejaria que funcionasse, sendo assim você sempre deve levar em consideração:

  • Direção de aproximação;
  • Velocidade de atuação;
  • A forma do elemento de atuador;
  • Qual tipo do cabeçote atuador.

Como sempre queremos lhe entregar a melhor e mais completa informação vamos listar abaixo os modelos de atuadores para sua escolha:

  • Pinos arredondados;
  • Pinos com roletes;
  • Alavancas com roletes;
  • Alavancas angulares com roletes;
  • Alavancas de torção;
  • Atuadores;
  • Haste flexível;
  • Pinos com roletes para fixação central com rosca M18
  • Alavancas tipo forquilha.

Bom essas são algumas dicas que poderão ser uteis na hora de projetar um circuito de comando, mas lembre-se de consultar o catalogo do fabricante que deseja comprar sua chave fim de curso, pois todas informações referentes ao produto estarão lá.

O Que é Chave Fim de Curso e Aplicações
5 (100%) 4 votes

Comentários

comentários

Deixe um comentário