Por que Tomamos Choque na Torneira do Chuveiro

Muitas pessoas ou já tomaram um choque na torneira do chuveiro ou vieram te perguntar se isso é normal e por que acontece. Muitas vezes as pessoas sempre relatam que estavam com algum corte no dedo, as mulheres falam que tomam choque no chuveiro logo após fazerem a cutícula.

Enfim, muitas pessoas já tomaram esse “choquinho” ao regular o fluxo de água durante o banho ou ao ligar e desligar o chuveiro. Nesse cenário então vamos explicar de forma simples o por que isso acontece e o que fazer para evitar.

Funcionamento do chuveiro

Para nivelar o conhecimento vamos esclarecer como funciona o chuveiro elétrico e assim entender o que deve ser feito para garantir a segurança do usuário na hora do banho.

Para que a água saia do chuveiro na temperatura que cada um considera como ideal em cada estação do ano é preciso que exista uma resistência elétrica no chuveiro para que se aqueça a água em dias com temperaturas amenas.

Dessa forma, essa resistência recebe uma tensão elétrica e com isso a passagem de elétrons nesse componente possibilita o aquecimento da água, esse aquecimento ainda pode ser controlado pelo usuário que executa um chaveamento que altera o valor da resistência e por consequência com maior a resistência a passagem de corrente elétrica maior será a temperatura fornecida para o usuário.

A água que está dentro do chuveiro deve ter contato direto com a resistência para que possa ser aquecida e a mesma é despejada sobre o corpo do usuário, um fato curioso que poucas pessoas sabem é que uma água considerada pura, ou seja, sem minerais, não é de forma alguma um bom condutor de eletricidade, porém na natureza essa água pura não pode ser encontrada e com isso a água utilizada no seu banho é um excelente condutor de eletricidade.

Como a corrente chega até a torneira

Momento em que tomamos choque na torneira do chuveiro elétricoSabemos que a água somente tem o contato com a eletricidade quando chega no chuveiro e que logo será derramada no cidadão ali embaixo dele, porém não podemos esquecer que a corrente elétrica sempre flui pelo caminho mais fácil, logo a água sendo um bom condutor e possuindo um fluxo único sem ramificação a corrente pequena que escapada do resistor e ganha a água vai fluir por todo percurso desse belo condutor.

Assim como a água o metal também possui uma boa condução de eletricidade e sabemos que boa parte das torneiras de chuveiro são fabricadas de material metálico, logo já conseguimos imaginar onde essa corrente que escapou da resistência pode chegar, ou seja, sua torneira pode sim ficar energizada com uma pequena corrente.

Por que tomamos choque se a corrente é baixa

A corrente que escapado da resistência do seu chuveiro elétrico é bem baixa e as vezes não consegue se quer romper a resistência da sua pele, porém um simples corte de uma cutícula que foi tirada é suficiente para baixar a sua imunidade e deixa-lo mais próprio a levar um choque durante o banho.

Mas não ache isso normal, esse choque não deve acontecer mesmo que você esteja com a resistência corporal baixa, esse choque durante o banho aponta que sua instalação está em desacordo e você deve verificar.

Possíveis problemas e como corrigir

O principal problema está no aterramento do seu chuveiro, note  que logo na saída da água existe um fio verde que passa direto até a saída dos cabos de alimentação do seu chuveiro, esse fio é o terra e existe justamente para sua proteção.

Caso esse fio terra não existisse a chance de uma morte num banho quentinho é eminente, pois bem, então se estou levando um “choquinho” não tem muito problema, certo? Errado! Esse “choquinho” esta avisando que tem algo errado então evite que algo pior aconteça e verifique a ligação terra.

Perigos caso não seja feito um aterramento na instalação do chuveiro elétrico

O seu chuveiro elétrico deve ser aterrado na rede seguindo as normas para aterramento, pois caso não esteja correto a ligação do cabeamento terra quem fará essa função será você na hora banho e com isso corre o risco de certo dia levar todo potencial da resistência para terra através do seu corpo.

  • Portanto faça um aterramento do seu chuveiro sempre que possível, utilize os padrões previstos nas normas para aterramento e nunca use o neutro instalado na rede da sua residencial ou prédio como terra.
Avalie esta Página

Comentários

comentários

14 Comments

Deixe um comentário