Scroll Top

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

Conheça o Funcionamento do Chuveiro de LED, além de suas Vantagens e Desvantagens

Nada mais gostoso que tomar um banho relaxante não é mesmo? O chuveiro pode ser considerado uma invenção que veio para proporcionar higiene pessoal. Os primeiros registros de sua existência foram pinturas que revelam o surgimento deste tão importante utilitário no Egito e Grécia.

Na Roma Antiga ele foi popularizado, quando desde então passou a espalhar-se pelo mundo inteiro. Funciona como terminação da rede que provê o abastecimento de água em uma residência através das instalações hidráulicas. Inicialmente o chuveiro era composto de metais e o aquecimento da água feito pela queima de lenha como recurso básico para tal finalidade.

Depois fora empregado o uso de gás para realizar a mesma função, sendo essa técnica onerosa e que possuía como pré-requisito fundamental a existência de uma rede a qual distribuísse tal substância às residências e demais ambientes aonde existissem banheiros.

funcionamento do Chuveiro de LED

Foi então que surgiu a ideia de um chuveiro elétrico contendo mecanismo capaz de aquecer água com eficiência, através de uma resistência constituída de metais com pontos de fusão elevados, não derretendo portanto em altas temperaturas. A isolação desses aparelhos porém não era boa ou eficaz, sendo considerados de certa forma inseguros.

Com o advento do plástico como material integrante, ganharam forma esteticamente agradável e tornaram-se mais seguros, aonde o isolamento elétrico passou a ser realizado mais adequadamente.

Chuveiro de LED: Funcionamento     

Considerando a importância adquirida pelo chuveiro elétrico desde o surgimento até os dias atuais, podemos dizer que tal objeto está presente na grande maioria das residências.

Novidades chegam ao mercado tornando interessante assim como diferenciada a experiência no uso de chuveiros, destacando algumas funções a eles aplicadas e que representam uma verdadeira evolução na prática.

O uso do LED passou a ser considerado, aonde esse componente representa um elemento que torna atrativo o visual, através de luzes que sinalizam a temperatura da água na saída. Uma opção a mais para consumidores que sempre procuram algo diferenciado. Explicando melhor como funciona o chuveiro de LED, confira abaixo as características desse aparelho.

Chuveiro Led

O LED é a sigla de (Light Emitting Diode) ou Diodo Emissor de Luz, sendo um componente semi-condutor que converte energia elétrica em energia luminosa. Dessa forma sob o estímulo de uma corrente de cargas esse dispositivo acende, emitindo luz em uma cor específica.

No caso dos chuveiros contendo LED, em geral verifica-se 3 comportamentos específicos sob esse aspecto:

– O LED emite luz na cor verde, caso a temperatura da água seja inferior a 30°C;

– O LED emite luz na cor azul, caso a temperatura da água esteja entre 30°C e 40°C;

– O LED emite luz na cor vermelha, caso a temperatura da água ultrapasse 40°C.

Para temperaturas muito superiores a 40°C, alguns modelos apresentam cor violeta, podendo até mesmo emitir uma luz vermelha intermitente (que pisca) em sinal de alerta.

 de Chuveiros de LED com emissão de luz

Exemplos de Chuveiros de LED com emissão de luz cuja cor varia conforme a temperatura

 Vantagens dos Chuveiros de LED

Podemos apontar alguns benefícios que estão relacionados a essa nova espécie de chuveiro que atualmente busca conquistar terreno face aos outros modelos já existentes, dentre eles:

– Valor razoável se adquirido de fontes importadoras que reduzem significativamente o preço final do produto;

– Sistema de cores que identificam a temperatura da água, facilitando o ajuste do banho conforme a necessidade do usuário;

– Permite banhos em ambientes com pouca ou nenhuma claridade, resultando em uma economia significativa de luz, sendo esta emitida apenas pelos LEDs que integram o sistema.

Desvantagens dos Chuveiros de LED

Ainda que possamos identificar vantagens ao utilizar chuveiros que contenham LEDs, algumas desvantagens também são observadas. Destacamos as principais:

– O sistema luminoso que define com exatidão a temperatura da água, poderia ter uma simbologia melhor ajustada.

Sim porque considerando a cor azul como sendo a referência adotada para especificar temperatura normal e a cor verde representativa da temperatura fria (já que refere-se a valores menores que 30°C), o mais lógico seria adotar a convenção contrária, facilitando uma melhor identificação dessa característica representada;

– O sistema hidráulico emite um barulho inconveniente ao gerar energia para alimentar e acender os LEDs. Existem modelos mais silenciosos, evitando incômodo desnecessário aos usuários que não suportam ruídos capazes de provocar-lhes perturbações.

Avalie esta Página

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

Saber Elétrica - trata-se de um web site totalmente totalmente voltado ao mercado da elétrica e eletrônica em geral. Visando reunir e trazer para você leitor mais informação e dicas sobre o assunto. Um projeto idealizado e administrado por Luiz Jacques.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

8 Comentários

  1. larissa perez carmona disse:

    como é a instalação dele? Precisa de algum tecnico?

    • Luiz Jacques disse:

      Olá Larissa agradecemos pela visita em nosso web site Saber Elétrica. Sobre a instalação do Chuveiro de Led basicamente é a mesma do chuveiro convencional, devendo atender as normas da ABNT. Recomenda-se sempre que for preciso chamar um profissional qualificado. Mas a instalação é simples. Os leds são para se ter uma ideia da temperatura da água.

  2. Sandra Sibicheski disse:

    Bom dia, instalei um chuveiro de led quadrado, e ele não acende as led, veio junto o registro (misturador) dele, e não foi instalado junto, tem algo haver com esse componete o não acendimento das led?

  3. tatiane camila gomes disse:

    o chuveiro led oferece algum tipo de risco a saude da pele?

  4. Glaucia pastore disse:

    no chuveiro com Led troca=se alguma pilha?

  5. Andressa Silva Simão disse:

    Os chuveiros de led, precisam trocar resistência? Se não, eles consumem mais energia?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.