Conheça um Pouco Mais Sobre Aplicação e Funcionamento Dos Comandos Elétricos

Uma das aplicações mais importantes da elétrica de potência é o acionamento de motores e equipamentos de médio e grande porte. Para tal, utilizam-se os conceitos de comandos elétricos que garantem uma lógica de acionamento que permite ao maquinário trabalhar de maneira segura e de acordo com o planejado no projeto.

Como funcionam os comandos elétricos?

como-fazer-comados-eletrico

 

Os comandos elétricos são de extrema importância na indústria para o controle e acionamento de maquinário industrial.

Os comandos elétricos se subdividem no módulo de força, onde as cargas (motores, máquinas e aparelhos) se encontram, e o módulo de controle, onde reside a lógica por trás o acionamento da carga. Com comandos elétricos é possível executar uma série de procedimentos (manobras) para controlar o acionamento das diversas máquinas de uma indústria.

 

Gostaria de saber mais sobre máquinas e comandos elétricos?

 

Equipamento utilizado na construção de um comando elétrico

  • Botoeiras

Elas nada mais são que as chaves capazes de ligar e desligar o circuito por meio de pulsos. Podem assumir várias configurações. As mais comuns são as botoeiras do tipo NA (contato normalmente aberto) e do tipo NF (contato normalmente fechado). Isso significa que enquanto não é acionada, a botoeira funciona como um circuito aberto ou um circuito fechado, respectivamente, mudando seu estado enquanto o quando o botão é pressionado.

Além disso, há também as botoeiras vem equipadas com retorno por mola, ou seja, depois que são pressionadas e soltas voltam à posição inicial pela ação da mola.

construção de um comando elétricoSimbologia e imagem das botoeiras mais comuns

  • Contatores

São dispositivos eletromecânicos capazes de fechar ou abrir um circuito quando uma determinada corrente mínima passa pela bobina associada ao contato elétrico. Também possuem as configurações NA e NF, sendo que quando a corrente passa pela bobina de um contator NF, por ação eletromagnética, seu contato se abre, enquanto que se essa corrente passa no contator NF, o contato se fecha.

Um dos motivos da utilização dos contatores para elétrica de potência é o fato da bobina ser eletricamente isolada dos contatos, sua influência se dá pelo eletromagnetismo.

Desse modo, com uma corrente da ordem de poucos miliampères é possível manobrar cargas que consomem dezenas de amperes, garantindo segurança ao operador que se mantém isolado das grandes cargas.

a importância dos contatores no funcionamento dos comandos elétricos

Simbologia e imagem de um contator de potência

  • Sinalizadores

Podendo ser do tipo luminoso ou sonoro, os sinalizadores servem para chamar a atenção do operador para um evento previsto pelo arranjo do comando elétrico. Pode ser uma falha no motor, o acionamento de uma máquina específica, ou qualquer outra circunstância que seja prevista pelo projetista.

Sinalização sonoro e luminosa são necessário na construção do comando elétrico

Simbologia e imagem dos sinalizadores sonoros e luminosos mais comuns

Diagramas de Comandos Elétricos

Tratando-se de um circuito que expressa uma lógica, torna-se imprescindível a padronização dos projetos que envolvem comandos elétricos. Podemos observar dois tipos de diagramas, o diagrama multifilar e o diagrama unifilar.

Diagrama de comando multifilar e unilar do motor

 

Observa-se que o diagrama multifilar é mais detalhado, mostrando todos os condutores que compõem o circuito, o que pode deixar o diagrama muito carregado de informação caso o projeto seja complexo.

O diagrama unifilar, apesar de ocultar os detalhes, simplifica a representação, já que num único fio é possível a identificar todos os condutores envolvidos em determinada ligação.

Há também uma convenção para nomear cada componente do diagrama. Confira na tabela abaixo a padronização de letras para cada elemento do circuito segundo a NBR 5280.

tabela de nomeação das letras do diagrama

A numeração dos contatos também segue uma convenção.

  • Denotam-se com 1, 3 e 5 a entrada do circuito (linha).
  • Denota-se por 2, 4 e 6 para o circuito de saída (terminal).
  • Nos contatos auxiliares, temos 1 e 2 = entrada e saída do contato normalmente fechado (NF) e 3 e 4 = entrada e saída do contato normalmente aberto (NA).
  • Nos relés e contatores tem-se A1 e A2 para os terminais da bobina.
  • Os contatos auxiliares de um contator seguem um tipo especial de numeração, onde o número é composto por dois dígitos.
    • Primeiro dígito: indica o número do contato
    • Segundo dígito: indica se o contato é do tipo NF (1 e 2) ou NA (3 e 4)

Associação de contatores

Para justificar o uso de comandos elétricos deve-se associar contatores para garantir uma lógica de ativação da carga desejada. Confira abaixo as estratégias básicas de acionamento.

  • Contato de Selo

Consiste em colocar a botoeira NA em paralelo com um dos contatos da bobina que ela ativará. Desse modo, uma vez ativada a bobina, mesmo que se solte o botão, a ligação ficará garantida pelo contato em paralelo (selo) que se fechará. Para quebrar essa ligação, é comum usar outra botoeira NF em série com a associação anterior. Assim, ao ser pressionado, o botão desliga a bobina ao quebrar a ligação em paralelo (quebra-selo).

Diagrama multifilar de uma manopla

 Diagrama multifilar de uma manobra com contato de selo

  • Intertravamento

Quando queremos evitar que dois contatores trabalhem juntos, é comum usar a técnica do Intertravamento, que consiste em colocar cada contator NF em série com a bobina do outro contator. Desse modo, assim que uma bobina é acionada, ela abre o circuito da outra bobina, desativando-a.

intertravamento

Exemplo de intertravamento

Conclusões

Vimos alguns dos conceitos básicos do projeto de um comando elétrico, sua simbologia e as normas para a criação do diagrama, com enfoque no módulo de controle. Veremos nos próximos artigos algumas aplicações dos comandos, com aprofundando também no módulo de potência.

Quer aumentar seus conhecimentos como eletricista gastando pouco? 

Curso de Máquinas e Comandos Elétricos com Eng. Everton Moraes.

Conheça um Pouco Mais Sobre Aplicação e Funcionamento Dos Comandos Elétricos
4.8 (96%) 5 votes

Comentários

comentários

Deixe um comentário