Scroll Top

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

Funcionamento e Aplicação do Comparador Digital

Comparador digital, você sabe o que é e como funciona? Pois bem nesse artigo iremos relatar alguns pontos importantes desse dispositivo eletrônico muito conhecido pelos eletricistas e eletrônicos.

O comparador digital é sim um dispositivo muito conhecido pois se encontra em muitos lugares, equipamentos e são usados por projetistas eletrônicos e até qualquer cidadão, isso acontece pela sua ampla aplicação no mundo digital, então não somente profissionais da elétrica mas qualquer pessoa já teve contato com um comparador digital e pode até estar tendo nesse momento.

Base de funcionamento do comparador digital

o que é e como funciona um circuito comparador digtal

Um comparador digital tem seu funcionamento baseado em um circuito eletrônico que executa operação de comparação de sinais obtidos em sua entrada de dados, com isso os sinais recebidos passam por uma lógica binaria digital e emitem um sinal na sua saída de acordo com circuito projetado.

De forma simples e descomplicada, um comparador digital executa a comparação entre algarismos binários que podemos chama-los também de bits, sendo assim com a composição e combinação de algumas portas lógicas projetada por um eletrônico, o circuito comparador recebe na sua entrada no mínimo dois sinais binários e após passarem pela comparação o circuito libera na saída o resultado, apontando se os dois bits são equivalentes ou não.

Resumidamente um comparador digital pode ser utilizado em qualquer lugar e aplicação, porém o que se deve saber é que para o circuito do comparador funcionar ele deve receber sinais binários, ou seja, zero e um, somente assim vai poder executar as comparações na logica empregada.

Locais mais comum de se ter um comparador digital

Um dos locais mais comuns de se ter aplicado um comparador digital é em uma CPU de qualquer computador, nessa aplicação o circuito é capaz de realizar comparações com uma infinidade de valores de entrada e para diversas saídas.

Existe também os comparadores de tensão, esses dispositivos foram desenvolvidos para realizar o acionamento de relés, funciona com uma técnica pouco utilizada pelos projetistas eletrônicos atuais.

Os comparadores de tensão utilizavam os sinais de saída dos transistores com coletor ou dreno aberto, ou seja, quando o transistor comparador estivesse no corte a impedância é alta e na saturação uma impedância baixa, ela foi de certa forma abandonada por ter uma resposta muito lenta se comparada a tecnologia de circuitos totem pole.

Toda essa tecnologia do comparador digital pode ser vista de três formas diferentes quando utilizamos a comparação entre bits, vamos analisar cada caso abaixo.

Comparação por equivalência

A maneira mais comumente utilizada é a de equivalência dos bits, nessa configuração o circuito lógico deve verificar entre os dois bits de entrada se há equivalência dos valores, com isso o circuito deve emitir um sinal de saída verdadeiro caso ambos os bits forem iguais, já por outro lado se o bits não forem iguais sendo um maior que o outro o circuito emiti um sinal falso, além de comparar somente dois sinais de entrada o circuito pode comparar ainda conjuntos de bits e analisar qual dos conjuntos é mais significativo, esse trabalho de análise de conjuntos é feito analisando cada bit de cada conjunto e no final obtendo um valor final para saída, esse sinal da saída pode ser utilizado como pulso para qualquer hardware conectado nesse processador.

Comparação gráfica

Muito utilizado em programas CAD, os circuitos comparadores digitais podem ser empregados nesses sistemas a fim de realizar comparação entre imagem de determinados produtos com o produto físico, assim pode-se verificar, por exemplo, se todas as dimensões do produto físico são as mesmas do projetado.

Aplicação conjugada

Os comparadores digitais possuem ainda a belíssima função de serem altamente somáveis com outros circuitos para obter resultados diferentes na saída, um grande exemplo está na conversão de sinais analógicos para digitais.

Enfim, os comparadores digitais estão presentes em muitos equipamentos do eletricista e mais do que estar presente ele deve ser presente na mente do eletricista quando precisar projetar algo na eletrônica.

Avalie esta Página

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

Saber Elétrica - trata-se de um web site totalmente totalmente voltado ao mercado da elétrica e eletrônica em geral. Visando reunir e trazer para você leitor mais informação e dicas sobre o assunto. Um projeto idealizado e administrado por Luiz Jacques.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.