Como gerar mais receita somente melhorando a Administração dos serviços

Todo negócio sobrevive de um único ponto, a geração de receita, fator crucial para sempre manter sua empresa ativa no mercado, arcando com os custos e colocando mais brilho no olho do dono.

Mas, para os empresários no ramo da elétrica que em boa parte não contam com uma equipe muito grande para que possa atender várias demandas em vários locais no mesmo período, manter uma receita alta é algo que exige mais jogo de cintura e organização do que qualquer outro conhecimento técnico.

Sendo assim nesse artigo vamos lhe dar uma mãozinha em saber como administrar melhor seu negócio afim de conseguir gerar mais renda e prosperar sua empresa.

Tenha uma planilha de orçamentos para administrar seus serviços

Primeiro Passo: Organização

Não adianta querer entregar qualquer serviço sendo que você nem sabe onde estão as coisas, como fez para chegar em determinado resultado, ou então, onde guardou e qual status de cada serviço.

Dessa forma, a melhor dica é: Tenha sempre um padrão e mantenha organizado. Isso não quer dizer somente na hora da execução de cada serviço, mas também quanto aos orçamentos realizados, cada projeto elaborado, cada processo de cliente, cada serviço a ser executado, cada serviço que está sendo realizado, enfim, quanto mais organizado e padronizado, menos tempo você vai desempenhar em tarefas simples e que dão total credibilidade no seu serviço.

Para isso, para projetos, orçamentos e histórico de clientes faça um arquivo eletrônico com nomes de pastas padrões para fácil localização, crie documentos padrões, crie o habito de organizar e padronizar, com certeza vai lhe ajudar e muito.

Planilha sobre como elaborar orçamentos de mão-de-obra

Segundo Passo: Administrar o tempo

Todos nós temos a mesma quantidade de horas, minutos e segundos por dia, mas sábio é aquele que consegue com o mesmo tempo entregar o maior número de serviço e com uma boa qualidade.

Portanto, pense em programar sua semana de trabalho, otimize os tempos de acordo com os serviços a serem executados, não pense você que tudo deve ser feito no mesmo dia, ou no dia seguinte da aprovação de um orçamento, o cliente quer apenas prazos de serviço, mas quem vai falar quando vai iniciar e terminar é você.

Então mantenha uma planilha de programação de serviços com prazos verdadeiros, tente otimizar serviços fazendo 2 ou 3 no mesmo dia, ou então eliminar os serviços rápidos primeiro assim sua agenda vai aliviando e seu faturamento no fim do mês seja sempre com um valor maior possível.

Lembre-se se você cumprir o prazo prometido com o cliente certamente você terá mais serviços, sendo assim, seja pontual, prometa aquilo que vá cumprir.

Terceiro Passo: Equipe

É sabido que trabalhar sozinho te limita a pegar menos serviço, porém contratar uma pessoa que consiga desenvolver um trabalho sem uma supervisão próxima também não é uma tarefa fácil.

Sendo assim, você como gestor do seu negócio monte uma estratégia de operação, pois se você deseja prosperar sua empresa você deve assumir novos desafios e com isso terá que assumir novas tarefas, logo devera confiar tarefas operacionais a outros profissionais, e para isso você deve ter confiança na habilidade e profissionalismo de quem está contratando.

Contratar não é nada fácil, porém é preciso para que se aumente sua capacidade de atender uma demanda maior, sendo assim, aumente sua equipe com sabedoria, organize seus serviços, controle o tempo de execução de cada serviço e faça as contas de quantos profissionais a mais você terá que ter para atender a sua demanda.

Quarto Passo: Geração de Receita

administrar-serviços-de-elétrica

Lembre-se, ninguém monta uma empresa, ou oferece um serviço simplesmente por esporte ou por gostar da profissão, todos profissionais possuem seu valor e devem cobrar por ele, com isso, quanto mais profissional você se portar diante de um cliente maior é a chance dele aceitar sua proposta, independentemente do valor, pois ninguém contrata qualquer pessoa para executar um serviço dentro de sua residência ou empresa.

Para uma geração de receita você profissional e empresário deve lembrar que muitos pontos podem favorecer o seu bolso se bem trabalhado e estudado, tais como:

  • Orçamento justo, tanto para o cliente quanto para você profissional;
  • Divulgação da sua marca;
  • Confiança da sua marca no mercado;
  • Seus custos fixos controlados para o menor possível;
  • Uma previsão assertiva dos seus custos variáveis;
  • Volume de serviços prestados.

Esses são alguns pontos que se bem estudados e elaborados certamente você terá uma boa receita ao final do mês. Para isso existem algumas ferramentas que auxiliam e muito você a fazer administração do seu negócio ao ponto de gerar uma receita bem significativa.

Uma das ferramentas mais conhecidas para elaboração de um negócio é o CANVAS, nela pode-se prever seus custos, ver as possibilidades de geração de receitas, como elaborar um fluxo de caixa, como atrair cliente e muito mais. Além do CANVAS, existem metodologias de processo que auxiliam e muito na hora de fazer serviços, orçamentos, projetos, organizar, padronizar, enfim, fazer a gestão dos seus processos, essas metodologias estão dentro de pilares do Lean Manufacturing.

Enfim, se deseja conhecer melhor algumas ferramentas deixe um comentário abaixo falando sobre suas dificuldades encontradas nessa empreitada de ser empresário e técnico, e nós certamente iremos atender seu pedido com um bom artigo explicativo, até a próxima

Avalie esta Página

Comentários

comentários

Deixe um comentário