Como Instalar Ar Condicionado Split – Instale Você Mesmo o Seu.

Antes de sair instalando seu ar condicionado é preciso se atentar alguns detalhes desse equipamento. Ar condicionado nada mais é do que um aparelho que “trata” o ar de determinado ambiente, realizando controle da temperatura, umidade, pureza e ventilação.

Os modelos de ar condicionado Split recebem esse nome pelo fato de ser um aparelho com duas partes, a evaporadora que fica instalado dentro do ambiente a ser controlado e a condensadora que será instalada do lado externo desse ambiente, a condensadora é a responsável por “tratar” o ar e a evaporadora é onde sairá o ar controlado. Antes de instalar, ou até mesmo comprar seu ar condicionado Split, você precisa tomar cuidado com três pontos, são eles:

  • Qual local do ambiente a ser instalado ficará cada parte?
  • Qual estrutura seu ar condicionado Split precisa?
  • Qual será a potência do seu aparelho?

Quando você tiver as respostas, você poderá prosseguir com a instalação e para que isso aconteça, vamos te dar uma ajuda.

Qual local do ambiente a ser instalado ficará cada parte do seu ar condicionado split?

dicas sobre como instalar condicionador de ar split

A escolha do ambiente vai variar de acordo com a necessidade de cada pessoa, porém ao escolher o ambiente onde será instalado seu ar condicionado Split o primeiro cuidado e o mais importe é, nunca instalar o Split onde a tubulação do equipamento interfira na rede elétrica, água ou esgoto. Não seja teimoso, a chance de ocorrer diversos problemas ao longo do tempo é enorme, então evite!

Observe bem qual a parede desse ambiente pega muito sol, essa será a sua grande vilã se instalar seu Split nela. Assim que escolhido a parede que contem menor contato possível com fontes de calor, observe se a evaporadora do Split não ficara em cima de nenhum aparelho eletrônico, pois alguns Split jogam um vapor de água para umidificar o ambiente e esse vapor do Split em contato com os eletrônicos (TV, som, Home, etc) poderão danificados.

A saída de ar do Split não pode ser obstruída e deve ter livre movimento, você deve deixar no mínimo cerca de 15cm do teto e 5cm de qualquer parede, considere que haverá manutenções e limpeza, caso haja mais de um Split na mesma parede deixe uma distância mínima de 1,5m entre splits.

como instalar ar condicionado split num passo a passo

Já sua condensadora não tem muita escolha, você deverá deixa-la no ambiente externo onde não pegue muito sol e que o aparelho não fique muito longe da evaporadora, pois desse modo diminui o consumo de energia e aumenta a qualidade do ar pela tubulação.

Não basta saber como instalar um ar condicionado split. Saiba que é preciso saber qual a estrutura ideal.

Uma vez que sabemos que uma parte ficará dentro do ambiente e outra fora, você tem que lembrar sobre as distancias entre condensadora e evaporadora, não as deixe longe, pois além de aumentar o consumo o seu gasto com tubos, fios e mão de obra será um absurdo de caro. Para infraestrutura de um ar condicionado Split nós temos:

  • Tubos em cobre ou alumínio, com secções e espessuras adequadas à carga térmica que você escolher;
  • Tubulação com fiação elétrica, dimensionados conforme a carga do condicionador;
  • Disjuntor para cada aparelho do Split;
  • Tomada especial para alta potência;
  • Tubos de PVC para drenagem da água, esses deverão estar conectados à rede pluvial do ambiente;
  • Um Rolo de Fita Térmica;
  • Um Rolo de Fita Preta;

Para uma instalação dentro dos padrões estéticos de instalações, vamos considerar duas situações. A primeira, você está construindo o ambiente e já sabe o ar condicionado Split que irá utilizar, não perca tempo e já deixe tudo alinhado para que as tubulações e tomadas fiquem próximas aos equipamentos, mas se seu ambiente já está construído e você pensa em agregar o Split, você terá que ou quebrar a parede, embutir no forro de gesso, no contra piso ou caso prefira poderá fazer uma tubulação aparente e dessa forma evitar transtornos com quebra quebra.

Qual será a potência do seu aparelho?

A potência de um ar condicionado é medida por BTU, sigla britânica para unidade térmica, e é a quantidade de BTU que determina a potência de refrigeração do seu ar condicionado Split. Para que você não sofra na hora de escolher seu aparelho de refrigeração, nós elaboramos uma tabela que irá te ajudar na escolha:

tabela

Todas as demais conexões de gás, dreno e diagramas elétricos, estão sempre sinalizadas nos equipamentos e nos manuais de instrução de cada fabricante. Seguindo essas dicas você com certeza terá um ar condicionado Split muito bem dimensionado e instalado.

Lembre se do dreno, esse se não bem instalado sua saída pode gotejar em vizinhos, locais onde não pode conter água, enfim, projete bem onde será feita a instalação de ar condicionado split para que não venha ter dor de cabeça. É importante seguir algumas dicas de como fazer limpeza de ar-condicionado split para que seu equipamento venha ter uma vida mais longa.

Como Instalar Ar Condicionado Split – Instale Você Mesmo o Seu.
4.5 (90%) 4 votes

Comentários

comentários

Deixe um comentário