Como Instalar Relé de Impulso

Quantos eletricistas já não enfrentaram a grande dificuldade de passar um orçamento em que o projeto utiliza-se menos cabos ou então que fosse mais autônomo o sistema de iluminação? Pois bem, isso é possível a quase 50 anos e a solução consiste em apenas uma peça, o relé de impulso.

O relé de impulso foi criado por Piero Giodanino, esse dispositivo nada mais é do que um dispositivo eletromecânico capaz de acionar mais de um ambiente de iluminação a partir da origem de um mesmo pulsador como, por exemplo, um interruptor de campainha.

como fazer a  instalação do relé de impulso

Diagrama de instalação do relé de impulso da Finder

Para que serve e relé de impulso e seu funcionamento

Ao inserir no circuito de iluminação o relé de impulso tem como objetivo principal na sua tarefa em alterar o estado ou posição dos contatos, isso ocorre quando é aplicado tensão em sua bobina num valor mínimo de 100ms.

O relé de impulso pode ser utilizado como alternativa para ligações de interruptores paralelos e intermediários, trazendo economia no dimensionamento de condutores, pois o circuito de comando não requer mais que dois cabos de 0,5mm².

Os relés de impulso podem ser usados em funções muito mais complexas do que o simples acender e apagar de lâmpadas (ou ligar e desligar de algum equipamento). Relés com sequências mais longas de impulsos podem ser usados para comandar diversos circuitos ao mesmo tempo.

Um exemplo disso é dado com uma aplicação do relé de duas sequências de impulsos Finder 26.02 que pode controlar duas cargas (lâmpadas ao mesmo tempo) a partir de um ou mais botões pulsadores. Evidentemente, aproveitando esse princípio de funcionamento o uso do relé pode ser usado na automação de máquinas ou outros dispositivos de uso tanto doméstico como industrial

O funcionamento do relé de impulsos é algo simples e gira em torno da sua bobina. No instante do pulso, o efeito eletromagnético faz com que uma alavanca movimente um pequeno Came (tipo de roda dentada).

Um relé de impulsos trabalha como um multivibrador, podendo operar tanto na configuração monoestável como biestável.

Na configuração monoestável, acionando-se por um breve intervalo de tempo o botão pulsador, ele se mantém com os contatos fechados por um tempo finito determinado pelas suas características. Uma aplicação para esse tipo de relé é na temporização de luzes de corredores, entradas de edifícios ou saguões de elevadores.

Um relé de impulsos na configuração biestável simples fecha seus contatos quando o botão pulsador é acionado por um instante e assim permanece até que o botão seja pressionado novamente. Quando isso ocorre, o relé abre seus contatos

 

Vantagens do relé de impulso

• Todos os dispositivos possuem indicador de posição e são operados manualmente. Isto permite operações simples no local e rápido reconhecimento do estado da instalação.

•  O ruído de comutação é especialmente silencioso e atende aos requisitos de edifícios residenciais.

•  Todos os dispositivos podem ser equipados com um contato auxiliar adicional, aumentando a flexibilidade de aplicação.

 

Tipos de relé de impulso

tabela com tipos de relé de impulso

De um modo geral podemos citar como os mais comuns 7 tipos diferentes de relé de impulso, e para uma boa escolha você deve tomar sempre como referência os padrões dos botões, ou seja, normalmente aberto ou normalmente fechado.

Agora que está fera em melhor dimensional seus projetos, levando comodidade e segurança para seus clientes, você conquistou mais um cliente, e nessas conquistas é que surgem os grandes desafios e obras. Boas instalações.

Como Instalar Relé de Impulso
5 (100%) 2 votes

Comentários

comentários

Deixe um comentário