Automatizando com Sensor de Presença

Hoje em dia tudo que pode ser comodidade também pode ajudar na segurança, nesse caso um dos equipamentos bastante utilizados em residências, comércios e prédios é o sensor de presença um componente de baixo custo mas que pode além de gerar uma boa economia na sua conta de energia te auxiliar na segurança.

Sensor de presença nada mais é do que um interruptor automatizado, ele tem como função principal acionar determinada carga quando algo interrompe seus raios infravermelho, dessa forma você instalar seu sensor de presença para acender ou apagar uma ou várias lâmpadas ou até mesmo acionar o alarme do estabelecimento ou residência.

Existem diversas maneiras de se instalar e combinar o sensor de presença com outros componentes, com isso vamos nesse artigo levantar algumas das formas mais usuais e que com certeza vão atender as suas necessidades.

Como instalar sensor de presença em paralelo

Muitas pessoas possuem em suas garagens uma lâmpada e que em sua grande maioria acionam essa lâmpada por um interruptor que fica em algum cômodo próprio ou até mesmo na própria garagem, mas pensando em comodidade que tal instalar um sensor de presença e deixar sua casa mais automatizada.

Dessa forma você poderá estar associando seu sensor de presença com seu interruptor seja ele simples ou paralelo, com isso vamos falar sobre os dois métodos e indicar o que possivelmente vai atender você ou seu cliente que deseja essa instalação.

Quando instalamos um sensor de presença em conjunto com um interruptor nós estamos buscando acender e apagar a lâmpada por dois pontos diferente, dessa forma um interruptor simples pode não atender as suas expectativas. Isso pelo fato de que você irá manter energizado o sensor de presença e o seu interruptor e isso pode dar um desconforto, pois se o interruptor estiver ativo e algo passar pelo sensor ele vai detectar normalmente e isso não é legal.

  • Mantendo o interruptor ligado a lâmpada permanecerá acessa
  • Desligando o interruptor a lâmpada passará a ser controlada pelo sensor
  • O sensor permanecerá energizado, independente do interruptor

Já se instalar um sensor de presença com um interruptor paralelo você tem uma liberdade muito legal, pois em ambas posições do interruptor sua lâmpada vai receber alimentação, ou seja, em uma posição você acende a lâmpada diretamente e desliga o sensor e noutra posição seu sensor de presença fica energizado e ao detectar algo ele acende a lâmpada

  • Mantendo o interruptor na posição 1 a lâmpada permanecerá acessa e a fase do sensor será desligada.
  • Mantendo o interruptor na posição 2 a lâmpada será controlada pelo sensor e a fase da posição 1 será desligada.

 

Diagrama-de-instalação-sensor-de-presença

Como instalar sensor de presença com fotocélula

Nessa modalidade de instalação não teremos muitas diferenças da linha de raciocínio da instalação de sensor de presença com interruptor, porém nesse caso nosso interruptor será a fotocélula, isso significa que no seu esquema de ligação a fotocélula será o componente que vai energizar o sensor de presença fazendo assim com que ele funcione na ausência de luz, para sua comodidade existe no mercado sensores de presença com fotocélula integrada, isso facilita e muito na ligação pois você terá somente três fios e os ajustes da fotocélula e do tempo do sensor ficam no mesmo componente e bem simples, mas caso você já tenha um sensor  e queira acoplar a fotocélula basta você instalar a saída da fotocélula na interrupção da fase do sensor de presença.

Como automatizar a instalação da sua residencial com sensor de presença

Bom, agora que você já está por dentro do sensor de presença basta seguir as recomendações de ligação de cada fabricante com as cores dos fios dos componentes e começar a automatizar sua residência ou dos seus clientes.

Avalie esta Página

Comentários

comentários

2 Comments

Deixe um comentário