Scroll Top

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

Confira as Dicas de Como Instalar um Ventilador De Teto Passo a Passo

Neste artigo você irá conferir algumas dicas de como instalar um ventilador de teto de maneira simples e fácil, a ponto de qualquer pessoa poder executar esse serviço.

1 – Fios

Após escolher o melhor modelo que se adeque ao ambiente em que será posto, adquira uma quantidade de fio suficiente para passa-lo da parede até o ponto de iluminação do teto. A quantidade irá variar de acordo com cada distância.

Tutorial super didático de como um instalar ventilador de teto

 2 – Materiais

Para conseguir fazer a instalação do ventilador você precisará de:

  • Alicate de corte;
  • Alicate de descasque (caso consiga descascar o fio com alicate de corte, este item pode ser dispensado);
  • Alicate universal;
  • Chave de fenda;
  • Chave Phillips;
  • Chave teste ou multímetro;
  • Escada;
  • Fita isolante ou conectores;
  • Furadeira;
  • Parafusos e buchas;
  • Passa fios;
  • Trena.

 3 – segurança

Antes de iniciar qualquer procedimento, desligue o disjuntor pertencente ao cômodo em que será instalado ou, quando necessário, desligue a chave geral de energia elétrica.

Verifique se o teto possui capacidade de suportar a carga de um ventilador que está a aproximadamente em torno de 30 kg e se as pás irão ficar a, pelo menos, 2,30m do chão e 0,50m das paredes para evitar qualquer tipo de acidente.

 4 – Preparo da fiação

A primeira coisa a se fazer nesta etapa é desencapar as pontas dos fios.

Para o início da instalação, verifique se os 5 fios necessários estão instalados. Serão 1 fio para o aterramento, 2 fios para a lâmpada e 2 fios para o motor.

Caso um desses fios não estejam instalados, passe um fio paralelo, seguindo da parede até o teto. Utilize o passa fio para facilitar este procedimento.

 5 – Montagem do ventilador

De acordo com o manual que veio junto de seu produto, monte o ventilador e o lustre (caso haja) sempre se atentando a cada detalhe.

Deixe as lâmpadas e o vidro do lustre para encaixar em seu local após a finalização da instalação.

 6 – Passando os fios

Pegue os fios da lâmpada e passe-os por dentro do niple e, em seguida, passe os fios do ventilador e do lustre e faça-os passar por dentro da haste até que saiam na base.

 7 – Fixando a haste

Pegue o motor e a haste. Fixe os dois fazendo com que no motor haja uma abertura meio para o lado dos fios.

Em seguida, coloque o pino para a fixação de ambos. Após, passe o fio do motor e do soquete para a parte interna da haste colocando, também, o pino de segurança na mesma.

 8 – Fixando o suporte no teto

Utilizando as buchas e os parafusos corretor (geralmente vem junto com o ventilador), faça os furos necessários no teto e fixe o suporte lá.

Encaixe o ventilador no suporte, de tal modo que o ventilador não fique completamente preso, para que ele tenha um movimento ao estar em uso.

9 – Ligação elétrica

Conecte o fio preto correspondente a fase do lustre e o fio fase do motor de cor vermelha a fase da rede, também vermelho.

Em seguida, conecte o retorno da lâmpada – fio de cor preta – ao retorno da chave controle – também de cor preta.

Finalizado o processo anterior, conecte o fio de exaustão e o fio de ventilação do motor, ambos brancos, ao capacitor. Faça o acabamento com fita isolante ou conectores.

Lembre-se que as cores aqui descritas são para tensões de rede de 127V.

10 – chave de controle

O interruptor que antes havia, deverá ser trocado por uma chave de controle.

Para esta troca, conecte o fio da chave de controle ao retorno da lâmpada. Os 2 fios pertencentes a chave de controle também devem ser conectados aos fios do motor, de cor branca.

O fio vermelho de alimentação, deve ser conectado à rede elétrica. Após, isole o outro fio preto. Faça o acabamento com fita isolante ou conectores.

 11 – Acabamento

Concluído todas as etapas anteriores, faça o encaixe do lustre e da lâmpada.

Com o auxílio da trena, meça a distância das pás do ventilador. Caso alguma delas esteja fora de nível, basta movimentá-la na base do motor até conseguir o alinhamento desejado.

Não se esqueça de realizar a manutenção deste equipamento para diminuir os riscos de acidentes. Pelo menos a cada 18 meses, os parafusos devem ser conferidos e apertados, assim como as pás devem ser alinhadas novamente.

.Como fazer a instalação de teto

Ralação dos componentes de um ventilador de teto da marca Tron.

Não deixe de ver os 2 vídeos abaixo complementares sobre como instalar um ventilador de teto

Vídeo 1

ARVE Error: id and provider shortcodes attributes are mandatory for old shortcodes. It is recommended to switch to new shortcodes that need only url

Vídeo 2

ARVE Error: id and provider shortcodes attributes are mandatory for old shortcodes. It is recommended to switch to new shortcodes that need only url

Confira as Dicas de Como Instalar um Ventilador De Teto Passo a Passo
4 (80%) 3 votes

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

Saber Elétrica - trata-se de um web site totalmente totalmente voltado ao mercado da elétrica e eletrônica em geral. Visando reunir e trazer para você leitor mais informação e dicas sobre o assunto. Um projeto idealizado e administrado por Luiz Jacques.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.