Scroll Top

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

Saiba a Razão de Aterrar o Neutro da Concessionária no Padrão

Algumas concessionárias de energia elétrica padronizam que o neutro deve ser interligado ao aterramento do padrão, outras não.

Qual o motivo de se interligar o neutro da concessionária ao aterramento do padrão?

Ao contrário do que muitos profissionais pensam, por desconhecimento de normas e padrões que regem o Sistema Elétrico de Potência – SEP, a função dessa interligação tem como objetivo principal evitar que corrente elétrica de retorno que circula pelo condutor neutro chegue até a rede de distribuição de energia elétrica, o que ocasionaria sérios problemas na rede de distribuição e até na rede de transmissão, principalmente por harmônicas.

056

Caso houver corrente elétrica de retorno pelo condutor neutro na unidade consumidora, esta será desviada para o eletrodo de aterramento e não chegará à rede de distribuição, protegendo a rede da concessionária de oscilações de tensão e desbalanceamento de cargas.

Um pensamento errôneo é o de que o neutro é interligado ao aterramento para “garantir” uma eventual falta de neutro por parte da concessionária, devido a mau contato, rompimento do condutor ou no ramal de ligação.

Em qualquer uma das hipóteses, mesmo com o condutor neutro interligado ao aterramento do padrão, o condutor neutro da unidade consumidora assume tensão de fase e todos os equipamentos ligados entre fase e neutro – 110V ou 127V – passarão a ser alimentados por tensão de fase fase – 220V e estarão sujeitos a serem danificados por sobretensão.

images

Nesta condição, se medirmos a tensão de fase fase no padrão, teremos 220V ou o valor  da tensão de fase fase de trabalho da concessionária local. A tensão de fase A com neutro será 0V e fase B com neutro, 220V, mesmo que essa tensão seja medida no ponto de interligação de neutro-terra.

O terra NUNCA assumirá o papel de neutro, pois a única função do terra é proteger as pessoas e animais contra choques elétricos devido a correntes de retorno pelo condutor neutro ou condutor de aterramento.

Vide NR10.

aterramento

O condutor neutro é gerado no “center-tap” da bobina secundária do transformador da concessionária e faz parte do Sistema Elétrico de Potência – SEP e nenhum aterramento será capaz de assumir a sua função.

Conclusão: Se ocorrer a falta de neutro por parte da concessionária de energia elétrica, o 110/127V passa a ser 220V, e todos os equipamentos elétricos que não forem bivolts estarão sujeitos a serem danificados.

Em caso de equipamentos danificados por falta de neutro, faça contato com a concessionária local e verifique os procedimentos para indenização. Uma vez que a falha for constatada na rede da concessionária e documentada, o cliente tem direito a indenização pelos danos causados, de acordo com portaria da ANEEL.

Saiba a Razão de Aterrar o Neutro da Concessionária no Padrão
4.13 (82.5%) 8 votes

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

"Profissional Autônomo de Elétrica" Atuo na área há 37 anos como Técnico Eletrotécnico e Eletricista Instalador, Manutencista e Reformas Residencial, Predial e Industrial. Bacharel em Matemática – Universidade São Judas Tadeu – 1987 Técnico em Eletrônica –1980, CREA Ativo. Instrutor de Treinamentos de NR10, SEP, Instalações Elétricas Residenciais e Industriais, CMRDA e Corte e Religa. www.adolphoeletricista.com.br

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

12 Comentários

  1. Ditore disse:

    Prezados,
    Gostei muito do debate entre vcs. Foi de grande importância pra sanar dúvidas. Segue a minha pergunta; Meu padrão foi aterrado pela concessionária e está distante uns 50m do quadro de distribuição e cujo condutor neutro apresenta bitola com valor um pouco baixo. Se eu instalar um outro aterramento próximo ao quadro de distribuição e conectar ao barramento neutro, consigo suprir esta deficiência?

    • Adolpho Eletricista disse:

      Obrigado pela visita, Ditore. Instale uma haste de aterramento próximo ao quadro de distribuição e interligue com o neutro. A resistência de aterramento diminuirá e você terá um neutro mais estável.
      Dica para instalar a haste de aterramento: cave um buraco de aproximadamente 30 cm de profundidade com uma cavadeira ou ferramenta que o valha; jogue água no buraco e deixe-a infiltrar. Isso amolecerá o solo e a haste entrará com maior facilidade.
      Boa sorte!
      Adolpho Eletricista.

  2. marcelo disse:

    Ridiculo, mal feito, receber 220 volt se faltar neutro ?? que idiotice, que estupidez.

  3. Ronan disse:

    Meu relógio de energia está a 50 metros da minha casa. Eu poderia fazer outro aterramento de neutro prossimo da casa ?evitaria maior consumo de energia?

    • Bem vindo ao Saber Elétrica, Ronan! Podemos instalar quantos aterramentos forem necessários para o bom funcionamento do sistema, mas isto não irá influenciar no consumo de energia elétrica. Aterramento é apenas utilizado para proteção contra choques elétricos. O que deve ser feito para maximizar a utilização de energia e diminuir o consumo é utilizar condutores de bitola adequada à distância do padrão de entrada até o quadro de distribuição de energia. Para o cálculo da bitola deverão ser levados em conta alguns fatores como comprimento do condutor, tensão de alimentação, carga instalada, entre outros. Um bom projetista elétrico poderá fazer esse cálculo para você.

  4. Waltercides disse:

    Muito bom esses debates .Para eu que sou iniciante é um aprendizado . Agora me esclareçam : Essa história de 127 virar 220 v quando falta o neutro só acontece quando a ligação é bifásica ou trifásica e todos os circuitos são ligados ao mesmo fio neutro e quando acontece o rompimento do mesmo? Quando cada circuito tem o seu neutro derivado do barramento isso não acontece? Quando a ligação é monofásica fase e neutro mesmo havendo rompimento do neutro não acontecerá do 127 se tornar 220 v e queimar equipamentos ? Obrigado e desculpem qualquer ignorância da minha parte.

    • Seja bem vindo ao Saber Elétrica, Waltercides! Gostaria que entendesse que ignorante é aquele que não pergunta e sai com dúvidas e fazendo serviços errados pela vida afora. Pergunte sempre que tiver dúvidas! Em sistema de distribuição 115/230V ou 127/220V bi ou trifásicos, se houver o rompimento do neutro da concessionária ou além QDG, o neutro vira fase e passa a se comportar como tal. Os aparelhos que estiverem ligados em fase/neutro passarão a ser fase/fase chegando a 220V e podendo danificar os aparelhos. Se for 220/380V, poderá chegar a 380V na falta de neutro. Em sistema de alimentação monofásica – fase/neutro, não tem como gerar 220V pois só temos uma fase. Se a instalação for construída com barramento de neutro no QDG, e faltar neutro da concessionária, irá se comportar como no primeiro caso, pois irá faltar neutro em toda a instalação; porém se um dos condutores neutro se soltar do barramento, “com um condutor neutro individual para cada circuíto”, o circuíto referente a esse neutro passará a não funcionar por falta de neutro. Boa sorte! Adolpho Eletricista.

    • aldenir alves sobrinho disse:

      so acontece quando é bifasico. a corrente virá duma fase ,entrara num equipamento qualquer de 110v mas se o neutro ou terra de retorno estiver interrompido , a corrente continuará e entrara em outro equipamento e queimara o mais fraco porque a tenção podera chegar proximo aos 220v. Aldenir Alves sobrinho(face book) 38 anos com experiencia em eletrica.

  5. Marcos Guedes disse:

    Eu posso usar somente o fase da concessionaria ?

    • Bem vindo ao Saber Elétrica, Marcos. Não tem como utilizar somente a fase da concessionaria, pois você precisa do neutro ou da segunda fase para ter diferença de potencial e obter 127/220V fase neutro ou 220/380V fase fase. O sistema de fornecimento de energia elétrica prevê a utilização de fase A e neutro para ligações monofásicas, fase A, fase B e neutro para bifásica e fase A, fase B, fase C e neutro para trifásica. Os valores de tensão variam de concessionaria para concessionaria. Adolpho Eletricista.

  6. jair jose batista fernandes disse:

    gostaria de saber como fazer um aterramento em uma propriedade rural para instalar o DPS . o padrão cemig na zona rural não tem aterramento.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.