Conheça a tecnologia do Conversor Digital e suas Características Fundamentais

Os televisores surgiram como equipamentos eletroeletrônicos capazes de prover entretenimento e trazer informação a toda e qualquer pessoa.

Desfrutamos de uma programação exibida na tela desse utensílio provida pelos canais, representados por empresas que possuem aparatos suficientes para garantir com isso a transmissão de sinal que chega às nossas residências ou qualquer estabelecimento comercial. Dessa forma, podemos dizer que ao longo do tempo as TV’s (onde TV equivale à sigla de televisor), evoluíram bastante e foram sendo modernizadas com a introdução de tecnologias responsáveis pela melhoria na qualidade de som e imagem apresentados.

Destacamos aqui o uso do conversor digital como ferramenta que traz avanços significativos quando adaptado aos televisores, instaurando assim uma nova era na qual se confirmam em detalhes novos conceitos, evoluindo com o pensamento dos fabricantes que investem na produção desses aparelhos.

Conversor Digital: Conceitos Básicos

A natureza do sinal recebido pelos equipamentos de TV mais comuns, é analógico. As redes de televisão atualmente em sua quase totalidade, exibem canais que transmitem imagens com qualidade superior cuja natureza é digital. O áudio emitido também segue o mesmo padrão.

Como existe uma incompatibilidade apresentada pelo aparelho em seu ambiente de uso e o sinal que chega até ele, deve-se utilizar um aparelho que recebe o nome de conversor digital. Utilizado em televisores tradicionais de tubo e naqueles atuais do tipo “slim” ou tela fina sem conversor integrado. Possuem saída HDMI adaptável às TV’s tela plana LCD, plasma ou de LED.

Os dois tipos de conversores digitais existentes são o externo e o integrado, aonde o primeiro destaca-se pela questão da economia. É mais barato adquirir um conversor externo ao equipamento do que um integrado ou embutido no corpo de qualquer televisor moderno (sendo incorporado a ele).

Na comparação entre os modelos, pode ser destacada também a praticidade apresentada pelos externos em termos de reparos ou manutenções, que podem ser feitos de forma simples e rápida. Sendo independentes facilitam o transporte à assistência técnica, além de possuírem softwares que atribuem maior interatividade com o usuário, através dos programas que estão aptos a receber atualizações periódicas e executam as principais funções relativas à configuração dos detalhes básicos e mais avançados quanto ao papel para o qual foram designados.

Em termos de resolução da imagem apresentada pelos televisores que possuem o conversor externo, diz-se que esse fator está diretamente relacionado ao número de linhas e colunas integrantes do monitor (meio de saída dos dados). Então quanto maior a resolução da tela, melhor será a qualidade da imagem por ela apresentada.

Painel traseiro de um conversor digital

Painel traseiro de um conversor digital externo, mostrando a entrada para conexão ao televisor por meio de cabo HDMI.

O televisor deve estar configurado para exibir sinais em Full HD e o cabo utilizado para efetuar sua ligação ao conversor deve ser o HDMI (High-Definition Multimedia Interface),contendo as entradas de áudio e vídeo unificadas.

A melhor resolução de um sinal em Full HD é de 1920 x 1080i. Se o seu televisor estiver programado para exibir imagens com essa qualidade, basta adaptá-lo ao conversor e você desfrutará de som e imagem incomparáveis. Com isso, evitamos portanto aqueles efeitos danosos de chuviscos ou imagem fantasma bastante comuns em TV’s analógicas.

Cuidados ao adquirir um conversor digital para sua TV

Quando se decide pela compra de um conversor digital que possibilite obter qualidade em termos de áudio e vídeo emitidos por qualquer televisor, é necessário tomar alguns cuidados básicos evitando assim aborrecimentos. Para isso o consumidor deve estar atento a determinadas observações que precisam ser levadas em conta no processo de aquisição do aparelho. Abaixo você encontra alguns pontos ressaltados e que melhor orientam sobre o que fazer e como proceder nesse caso.

Só compre produtos com selo DTV ou DTVi  

Selos encontrados nos conversores digitais

Selos encontrados nos conversores digitais de fabricantes associados ao Fórum SBTVD

Como qualquer produto disponível no mercado, o conversor também pode ser falsificado ou apresentar qualidade inferior. A primeira coisa a fazer é verificar se na embalagem do aparelho existe impresso um selo aonde há escrito as siglas DTV ou DTVi, significando que o conversor provém de um fabricante associado ao Fórum SBTVD (Fórum Brasileiro de TV Digital Terrestre). Aí você pode se perguntar: “E como eu reconheço isso?” Veja abaixo os selos que serão encontrados em produtos com a devida certificação:

Não compre gato por lebre. Evite contratempos com a aquisição de um conversor que não satisfaria suas necessidades. Identifique se existe o selo na embalagem, no produto ou ainda no caso de televisores confira na parte da borda ou “flag” relativa ao mesmo. Pesquise muito bem e não adote como critério o valor da compra e sim as marcas que consideram importante esta especificação. A lista de fabricantes indicados para sua maior segurança consta adiante:

  • Antenas Castelo
  • AOC
  • Century
  • Elsys
  • H Buster
  • LG
  • Panasonic
  • Philips
  • Samsung
  • Semp Toshiba
  • Sony
  • Tec Toy
  • Tele System
  • Visiontec

Produtos que não contenham este selo, podem apresentar diversas falhas no funcionamento que se refletem na péssima exibição do sinal com bloqueio dele ou descontinuidade em seu processamento, além de não permitir a transmissão de todos os canais. Isso por não estarem adaptados às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que padronizou a qualidade do Sistema Brasileiro de Televisão Digital em parceria com o Fórum SBTVD anteriormente citado, o que assegura correto desempenho aos equipamentos legalizados.

Garantia de assistência técnica 

Os fabricantes acima relacionados possuem escritórios em algumas cidades do Brasil sendo empresas legalmente constituídas. Além disso, a garantia oferecida por eles cobre qualquer defeito num prazo estipulado e todo o suporte necessário também é disponibilizado.

Instalação do conversor digital       

O processo de instalação do seu conversor digital precisa ser realizado por um profissional competente que pode ser um técnico ou antenista especializado. Isso garante tranquilidade na recepção do sinal digital pelo seu televisor, evitando quaisquer problemas advindos de um péssimo funcionamento pós-instalação. E lembre-se, o barato sai caro.

Tipos de Conversores Digitais Disponíveis         

Conversor Digital ISDB – HD            

Todo e qualquer conversor do tipo ISDB cuja saída de sinal ocorre em alta definição (HD). Esta sigla especifica o termo em inglês High Definition que em português significa Alta Definição.

Conheça aqui alguns tipos de conversor digital

Exemplo de Conversor Digital Full HD que exibe imagens em alta definição

Conversor ISDB ou Conversor Digital ISDB

Componente responsável por converter o sinal da TV em digital para que ela o exiba nesse padrão. Deve ser conectado ao televisor e também a uma antena externa para que, ao receber o sinal analógico que provém dela o converta para o formato digital em seguida. Pode ser externo ou incorporado, além de possuir diversas saídas quais sejam: HDMI, Vídeo Componente, S-Vídeo ou Vídeo Composto e saídas de áudio e vídeo sejam elas analógicas ou digitais.

vista por trás de um conversor

Painel traseiro de um conversor digital ISDB mostrando as entradas disponíveis

 

 Fazendo a ligação entre um conversor

Exemplo de ligação entre um conversor digital externo e uma TV LCD: Perceba as conexões entre o conversor e a antena UHF, bem como sua ligação ao televisor com tela de cristal líquido (LCD)

 

Conclusões

Na era dos equipamentos digitais, modernismo e praticidade são termos comuns e bastante divulgados. Visando uma melhoria significativa que considera relevante o fator desempenho, os fabricantes de eletroeletrônicos estão cada vez mais preocupados em oferecer aos consumidores opções de equipamentos que atendam suas expectativas conforme avanços que tenham sido implantados.

Seguindo essa lógica os televisores modernos estão aptos a transmitir imagens com altíssima resolução, e áudio contendo qualidade muito superior. O surgimento do conversor digital trouxe evoluções indispensáveis, sem as quais ainda estaríamos certamente enfrentando problemas de sinal transmitido, a exemplo do que ocorre com os televisores antigos.

A TV digital é um novo marco que define o futuro das comunicações, estando cada vez mais presente nos lares e estabelecimentos comerciais dos tempos atuais.

Conheça a tecnologia do Conversor Digital e suas Características Fundamentais
5 (100%) 1 vote

Comentários

comentários

Deixe um comentário