Corrente de Foucault – Tudo o que Você Precisa Saber Sobre

Todos nós ouvimos falar sobre corrente parasita que são odiadas na eletrônica e corrente parasita daqui e dali, enfim, essas correntes que recebem como primeiro nome Corrente de Foucault constitui basicamente numa corrente induzida em um material condutor que seja relativamente grande em comparação ao sistema em que está aplicado.

Nesse artigo você vai conhecer mais detalhes desse fenômeno criado pelo físico e astrônomo francês Jean Bernard Léon Foucault.

Principio de Funcionamento

Corrente de Foucault são estudadas em força eletromotriz quando aprendemos as correntes induzidas, sendo assim as correntes de Focault são em todas aquelas correntes induzidas na massa de um metal condutor que por sua vez estará em movimento cortando as linhas de um campo magnético.

funcionamento-corrente-Focault

Dessa forma de acordo com os princípios da física, toda massa condutora que interrompe o fluxo magnético acaba gerando uma variação nesse fluxo e dessa forma acaba transformando tudo isso em força eletromotriz induzida na massa. Na massa condutora de eletricidade acontece um forte movimento dos elétrons livres e esse movimento vai ocorrer em circuitos fechados de corrente elétrica, conforme podemos comprovar com a Lei de Lenz.

Nela é explicado que a magnitude e sentido dessas correntes devem sempre estar em oposição a variação que foi excitada, e com isso é construído polos magnéticos, esses polos vão por sua vez gerar uma força que vai se opor ao movimento do metal condutor que está dentro do campo magnético cortando o fluxo.

Exemplos de Aplicação de Corrente de Foucault

Saiba o que é Corrente de Focault

Um dos efeitos gerados pela corrente de Foucault é a liberação de energia por efeito Joule, isso ocorre pelo fato de que o metal que está cortando o fluxo de magnético é um bloco maciço e com isso possui muita área, sendo assim causa um aumento na temperatura.

Vantagens e Desvantagens da Corrente de Foucault no Efeito Joule

Dessa forma, a liberação de energia por efeito Joule e o aquecimento possibilitou a invenção do forno de indução, pois esses equipamentos necessitam de aquecimento alto em curto espaço de tempo como acontece nas aplicações de fundição de peças metálicas, com isso os fornos de indução possuem como princípio a passagem de corrente de Foucault em suas bobinas que são percorridas por corrente alternada.

Ainda no efeito de dissipação de energia, em circuitos eletrônicos essa geração de energia é algo indesejável, pois altas temperaturas concentradas na placa pode danificar os componentes mais rápido, sendo assim a solução em circuitos eletrônicos é a utilização de materiais laminados, sempre formados por placas menores e sempre isoladas entre si, esse isolamento em geral é feito com verniz, com isso diminui a dissipação de energia pois a área que corta o campo é bem menor.

Vantagens e Desvantagens da Corrente de Foucault na Corrente Parasita

Todo mundo já deve ter aberto um motor elétrico ou ao menos visto uma foto dele cortado, e sempre viu que seu rotor é laminado e não uma peça sólida, isso deve-se claro além de melhorar a dissipação de energia gerada no interior do motor quando em funcionamento serve também para diminuir a excitação de correntes parasitas, nome dado a corrente de Foucault não aproveitada. Com isso essas laminas são fabricadas em peças bem finas e montadas paralelamente no motor e levam um isolamento de óxido de ferro para manter cada lamina individual e manter longe dali a corrente parasita.

Assim como o efeito joule é aproveitado a corrente parasita também pode ser útil, um exemplo clássico é o processo de frenagens magnéticas, como as de locomotivas, amperímetros e multímetros também possui essa corrente parasita como benefício.

Os amperímetros e multímetros por exemplo tem como funcionamento da seguinte forma. Os ponteiros dos equipamentos analógicos são instalados em um disco de metal pequeno, esse disco está disposto entre dois polos de um imã, com isso quando o ponteiro se movimenta o disco por consequência também rompe a inércia e com isso gera a corrente de Foucault com sentido contrário ao movimento e com isso ele freia o ponteiro e mostra o resultado no indicador.

Avalie esta Página

Comentários

comentários

Deixe um comentário