Scroll Top

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

Top 15 Curiosidades Sobre Eletricidade

Que conhecer algumas curiosidades que são pouco comentadas em cursos ou palestras sobre eletricidade? Será que você conhece todos os dispositivos, história e evolução da eletricidade?

Pois bem, nesse artigo vamos lhe contar 15 curiosidades sobre elétrica que vão aguçar ainda mais seu apetite por conhecimento.

Podemos dizer que a eletricidade é uma das maravilhas da vida moderna. Além de iluminação, conforto, agilidade e tudo mais que nos proporciona, a eletricidade é bastante interessante! Então sem mais delongas vamos ao que interessa:

Conheça algumas curiosidades sobre eletricidade que você não sabia

Aqui estão 15 curiosidades e fatos interessantes sobre eletricidade.

1 – Começando pela arte da história, você sabia que o primeiro relato de um teste próximo a gerar eletricidade foi em 600 A.C. nessa ocasião um grego chamado Tales esfregou em pano um pedaço de âmbar e obteve o princípio magnético ao atrair objeto. Na sequencia o segundo relato foi na Inglaterra em 1750 onde William Gilbert realizou um experimento bem semelhante e obteve eletricidade, experiência essa nomeada de Elektron, que quer dizer âmbar em grego;

2 – Você sabe qual é a tão famosa velocidade da luz? Pois bem, para quem não sabe a luz viaja 300.000 km/s, isso mesmo, por segundo!

3 – No Brasil 90% da nossa energia gerada é ainda como fonte as hidroelétricas, grande parte proveniente de uma das maiores usinas do mundo a de Itaipu, essa usina perde somente para a chinesa conhecida como usina três gargantas;

4 – Dentro desse assunto de geração de energia, cada brasileiro possui em média um consumo anual de 1760 kw/h, se comparar com a média mundial o brasileiro consome um pouco abaixo, pois a média mundial se encontra em 2200 kw/h;

5 – Sobre consumo, os maiores consumidores de energia elétrica na atualidade são Estados Unidos das Américas, Japão, China, Canadá, Alemanha, França, Inglaterra, Itália e Brasil. Isso acontece devido aos rigorosos invernos enfrentados nesses países.

6 – E aquelas bolas laranja e/ou vermelhas colocadas nos cabos de alta tensão das torres de transmissão, quem aqui sabe a sua verdadeira função? Aquelas bolas servem para orientar pilotos de avião quando eles precisam realizar um pouso de emergência em uma estrada, sendo assim enganou-se aquele que imaginou ser algum isolador;

7 – Quais são os aparelhos eletrodomésticos que mais consomes energia? Os cooktops são os campeões de consumo, isso mesmo esses fogões elétricos são os campeões nas residências que os possuem, são seguidos de geladeira de duas portas, lavadora de louça, microondas e o ferro de passar roupas;

8 – Qual a melhor tensão para evitar apagões? Isso mesmo acertou o eletricista que disse a 220v, para entender melhor, isso deve-se ao fato de que os apagões costumam ocorrer quando residências, comércios e industrias elevam o consumo da corrente elétrica, aumentando assim a demanda na distribuição. Dessa forma, se os aparelhos dessas residências forem 220v irão demandar uma corrente inferior, porque quanto maior for a tensão menor será a corrente necessário para que os aparelhos continuar funcionando;

9 – 110V versus 220V, a briga entre essas duas tensões é constante nas residências, porém nem todos conhecem suas diferencias, seus prós e contras, para termos uma ideia, a tensão em 220V possui uma manutenção mais barata do que a 110V, já o mito da tensão mais econômica é uma variável enorme, pois tudo vai depender do mix de aparelhos que você liga em cada uma das suas alimentações;

10 – Por fim, você saberia dizer quanto custa a produção de energia pelo processo nuclear? É de fato uma bomba, chega a custar $ 10 mil dólares por quilowatt instalado.

11 –  Uma faísca de eletricidade estática pode medir até 3.000 volts.

12 – Thomas Edison construiu a primeira usina, e em 1882 sua Central de Energia de Pearl Street enviou eletricidade para 85 edifícios. As pessoas estavam inicialmente com medo da eletricidade e os pais não deixariam seus filhos perto das luzes.

13 – enguias elétricas podem produzir fortes choques elétricos de cerca de 500 volts tanto para auto-defesa e de caça.

14 – Um furacão libera 50 trilhões a 200 trilhões de watts de energia térmica. Isto é tanta energia quanto uma bomba nuclear de 10 megatón explodindo a cada 20 minutos.

15 – Você já se perguntou por que os pássaros que sentam-se em linhas de alta tensão e não são eletrocutados? Se um pássaro se senta em apenas uma linha de energia é seguro. No entanto, se o pássaro toca outra linha com uma asa ou um pé, ele cria um circuito, fazendo com que a eletricidade flua através do seu corpo resultando eletrocussão.

Bom, assim com algumas curiosidades da vontade de aprender mais coisas sobre eletricidade, então fique à vontade em nossa página, invada outros de nossos artigos e enriqueça de conhecimento, Boas instalações.

Top 15 Curiosidades Sobre Eletricidade
5 (100%) 3 votes

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

Saber Elétrica - trata-se de um web site totalmente totalmente voltado ao mercado da elétrica e eletrônica em geral. Visando reunir e trazer para você leitor mais informação e dicas sobre o assunto. Um projeto idealizado e administrado por Luiz Jacques.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.