Conheça a Domótica, o Conforto Automatizado Para o Seu Lar

Adaptar-se às novas tecnologias, que mudam num ritmo cada vez mais acelerado pode ser um desafio para os menos aficionados pelas inovações do mercado. No entanto, a evolução é natural numa sociedade que preza por soluções cada vez mais sofisticadas, e a automação está entre os avanços de mais fácil adaptação por parte do consumidor.

Para um exemplo disso, basta pensar nos vidros e travas elétricas presentes hoje nos veículos que já vem de fábrica, uma pequena amostra da automação automotiva.
O que antes era um opcional, caiu tão rapidamente no gosto do consumidor que tornou-se item indispensável em qualquer novo modelo que queira ser competitivo. A aposta para o futuro é que o mesmo ocorra nas residências, onde cada vez mais recursos automatizados venham fazer parte do nosso cotidiano.

Conheça os beneficios da automação residencial

Nos últimos anos, foi chamado de “domótica” a automação residencial com o objetivo de facilitar a vida doméstica através de recursos de regulagem programável de iluminação, temperatura, áudio, vídeo e segurança, e promete ser uma revolução no dia-a-dia das residências modernas, onde o proprietário tem controle absoluto dos recursos da própria casa usando apenas um aplicativo instalado no próprio celular.

 

implementaca-da-domotica

Com a implementação da domótica é possível controlar diversos aparelhos e a iluminação da residência apenas usando aplicativos de tablets ou smartphones

Aplicações da Domótica na automação residencial 

  • Iluminação

Lâmpadas que acendem e apagam sozinhas após horários pré-programados ou detectam a presença de indivíduos através de sensores de movimento estão entre as aplicações mais simples e baratas da domótica. Além de garantir economia de energia elétrica, há também o conforto de regular a potência da iluminação conforme a necessidade, criando um clima romântico com luz baixa, ou valorizando a decoração com aumento de luz apenas em pontos específicos, tudo pelo celular.

 Lâmpada inteligente, com cor e intensidade luminosa controlada por um aplicativo em dispositivo móvel

  • Áudio e Vídeo

Controlar televisão, rádio, Home Theater, entre outros dispositivos de mídia, já é possível através de um único aparelho, como uma das muitas aplicações da domótica. Apartamentos planejados com a integração desses dispositivos estão entre os mais valorizados da atualidade. É possível sincronizar os aparelhos com o celular, ouvir música através dos módulos de caixas de som espalhados pela casa e compartilhar a imagem da tela do aparelho com os televisores da residência

controlando aparelhos eletrônicos de um único lugar

 Nunca foi tão fácil controlar diversos aparelhos num único terminal

  • Atuadores

É possível também instalar atuadores em persianas e janelas, fazendo sua abertura fechamento tarefas automatizadas. Acendimento instantâneo de lareiras e churrasqueiras, através dos dispositivos móveis também é uma realidade com as soluções da domótica. Em projetos mais sofisticados, é possível mover estruturas inteiras, como projetores e quadros de projeção que descem do teto, ou televisores que surgem das paredes. 

controlar-persianas-automaticas

 

Persianas que se ajustam automaticamente às condições de luminosidade baseado na hora do dia

 Conclusões

Vimos todo o conforto proporcionado pela automação residencial, que vem se popularizando com a domótica. Seus recursos são vários, tendo como principal vantagem a mobilidade e a integração dos dispositivos sob o controle de um único aparelho. O uso da domótica é uma aposta dos arquitetos e profissionais da engenharia civil para as residências do futuro, que começam a surgir com cada vez mais integração dos eletrodomésticos e itens automatizados previstos já no projeto residencial.

Veja também nossos outros artigos sobre Casas Inteligentes:

Conheça a Domótica, o Conforto Automatizado Para o Seu Lar
4 (80%) 1 vote

Comentários

comentários

Deixe um comentário