Scroll Top

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

Como Ser um Eletricista Profissional Qualificado

Muitos adolescentes, jovens e até adultos quando terminam algum curso profissionalizante na área da elétrica já saem com alguns planos em mente, alguns querem trabalhar em grandes empresas e outros serem profissionais autônomos, mas e então como ser um eletricista profissional?

Pensando nessa indagação feitas por muitos amigos da elétrica vamos aqui nesse artigo mostrar alguns caminhos que você eletricista deve trilhar para que consiga ser o melhor profissional para a sociedade.

Áreas de atuação do eletricista

Dentro da área da elétrica temos diversas derivações onde umas até se juntam com áreas da mecânica, porém o que deve ser lembrado é que nesse mundão que vivemos sempre tem espaço para mais um, escolha uma área e comece a se especificar nela, como por exemplo:

  • Eletricista de manutenção industrial;
  • Eletricista instalador;
  • Eletricista instrumentista;
  • Eletricista montador;
  • Eletricista projetista;
  • Eletrônica;
  • Automação;
  • Eletricista residencial;
  • Etc.

Essas são algumas das áreas que você poderá escolher para ser especialista e claro com o passar do tempo e experiência adquirida você poderá expandir seu horizonte e abranger outras áreas e serviços, isso tornará você cada vez mais completo.

Qual melhor área para atuar na elétrica

Não existe a pior ou melhor área para o eletricista estar atuando como profissional, mas existe sim a área que você possui maior facilidade de compreender a teoria e aplicar conhecimentos na pratica com qualidade e segurança.

A melhor área para o eletricista profissional sempre será aquela com que você conseguir obter maior expertise do negócio e com isso aplicar em seus trabalhos e projetos. Mas nunca deixe de “abraçar” outras áreas, mesmo aquelas que você pensa que não consegue entender, ou seja mais complexa para você, ou então exige muita experiência.

Como escolher um curso ideal para eletricista

Todo profissional seja ele elétrica ou qualquer outra área ele deve ser gabaritado e com diploma de aprovado, isso além de contribuir muito para o currículo faz com que você se torne um profissional com mais conhecimento e sabedoria no que irá aplicar em industrias ou residências.

Análise muito bem as instituições que oferecem os cursos, desconfiem daquelas que não possuem certificados de órgãos como por exemplo o MEC. Sempre opte por escolas que possuem aulas práticas, isso irá facilitar para que o conhecimento teórico aprendido em sala de aula seja aplicado em forma didática antes de ir para vida real, isso pode te preparar para futuras situações além de deixar você com mais habilidade para o trabalho.

Cursos a distância para eletricistas é uma boa quando você precisa se atualizar, rever certos conceitos ou até mesmo aprender novos assuntos, mas sempre veja se o curso detém conhecimento e se o conteúdo que está sendo comprado é realmente de fato algo que vá agregar conhecimento e que você está disposto a usá-lo.

O dia a dia do eletricista profissional

Trabalhe sempre com segurança

Um eletricista profissional precisa de dois fatores para ter trabalho: Ou alguém com projeto novo ou então algo quebrou e precisa de uma avaliação minuciosa e com conserto na sequência.

O eletricista autônomo seja qual for a especialidade que você se dedicada, vai precisar de clientes, então para isso esse profissional vai ter um outro trabalho agregado ao ser eletricista, ele terá que ser vendedor também.

Isso deve-se pelo fato de que para que você tenha serviço você precisa de cliente, e para que os clientes te achem você vai precisar se expor no mercado, mas isso vamos tratar com foco total em outro artigo.

Já aquele profissional que escolher ser um funcionário registrado em uma indústria, atuando em projetos ou manutenção, terá uma rotina com metodologias, maquinas para instalar, consertar ou fazer as manutenções preditivas, corretivas ou preventivas.

Enfim, independente de como você profissional eletricista deseja atuar no mercado você sempre deve se lembrar que imprevistos irão acontecer, saber lidar com as pessoas será fundamental e claro sempre se mantenha atualizado dentro da sua especialidade, isso com certeza fara você transmitir confiança para seu cliente ou chefe.

Avalie esta Página

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

Saber Elétrica - trata-se de um web site totalmente totalmente voltado ao mercado da elétrica e eletrônica em geral. Visando reunir e trazer para você leitor mais informação e dicas sobre o assunto. Um projeto idealizado e administrado por Luiz Jacques.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Maurício Rodrigues de Brito disse:

    Sou rescem qualificado em eletricista instalador de baixa tensão, eu gostaria de me tornar eletricista licenciado. Onde devo me informar aqui em Santa Catarina.
    Aguardo contato breve

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.