Vantagens e Desvantagens da Energia Solar Fotovoltaica

Com a evolução da tecnologia em escala mundial e tomando em conta as mudanças que estamos sofrendo em questões do nosso ecossistema, a ciência se tornou uma grande arma para salvar o planeta.

A criação de novos métodos de captação de fontes sustentáveis de energia vem inovando a cada ano que passa, sendo assim em meio a tantas novidades surgiu a energia solar, que veio em dois modelos a térmica e a fotovoltaica.

A energia elétrica produzida pelo sol, é uma energia limpa e sustentável, ou seja, apresenta vantagens para o meio ambiente e o ecossistema, sem contar na saúde dos habitantes desse planeta chamado Terra. O uso dessa energia solar vem se estendendo das residências para grandes parques e usinas solares em todo o mundo.

Vamos abordar então nesse artigo, quais são as vantagens e desvantagens do uso da energia solar térmica e fotovoltaica.

Saiba aqui quais são as vantagens e desvantagens da energia solar

Fundamentos e Curiosidades

Antes de sairmos falando sobre suas vantagens e desvantagens vamos conhecer algumas curiosidades e fundamentos desse tipo de energia limpa.

A energia solar nada mais é do que a energia produzida pelo Sol e através de placas ela é convertida em energia elétrica útil para nós seres mortais, mas algo muito interessante nessa tecnologia é que esse tipo de captação pode ser utilizado tanto para eletricidade quanto para funções térmicas, como agua aquecida sem auxílio de resistências ligadas a rede elétrica.

Para se ter noção o Sol que brilha para todos é capaz de produzir 4 milhões de vezes mais energia do que somos capazes de consumir, com isso esse tipo é considerado um método ilimitado de fonte de energia. Isso nos leva a calcular mais e chegar a um resultado mais impressionante ainda, em apenas um segundo o Sol já produziu mais energia (internamente) que toda energia já utilizada por nós seres humanos desde o início do mundo, ou seja, por ano o Sol nos fornece 15 mil vezes o consumo mundial de energéticos.

Analisando as caraterísticas de produção de energia fornecida pelo Sol, nós observamos que podemos aproveitar somente 55% da energia fornecida pelo Sol em sua forma de radiação térmica, pois aproximadamente 15% da energia emitida é refletida de volta para o espaço, 30% são perdidos na evaporação da água que mais tarde ira retornar como chuva, sem contar que essa energia também é aproveitada pelas plantas, oceanos e todo solo.

Por que então não mudamos tudo para energia solar?

vantagens-desvantagens-energia-solar

Essa deve ser sua indagação após a leitura até aqui, não é verdade? Pois bem, apesar da energia estar sendo oferecida gratuitamente ela é muito disseminada, isso dificulta a sua captação, logo para captar essa energia são necessários equipamentos complexos, e isso custa dinheiro. Para captação residencial é algo mais acessível do que para parques com potencias elevadas. Mas em teoria a energia solar ao longo do tempo vai se tornar a grande solução para sobrevivência do planeta e uso dos recursos naturais.

Vejamos então quais vantagens e desvantagens no uso da energia solar

mudando-para-energia-solar

Apesar de todas as maravilhas descritas até o momento, como toda e qualquer invenção, máquina, projeto, equipamento, sistema, etc. esse meio de geração de energia também possui seus prós e contras, veremos abaixo esses pontos antes de sair instalando os equipamentos em residências.

Vantagens:

  • Seu uso não gera poluição ao meio ambiente, e na fabricação das placas de captação já existem controles de emissão de poluentes;
  • Possui baixo índice de manutenção;
  • Para instalação residencial o custo é relativamente baixo comparando com a potência oferecida pelo equipamento e a economia que irá proporcionar na residência;
  • Em regiões de difícil acesso o uso dessa fonte de energia é excelente, pois não depende de investimento tão altos para levar energia elétrica, isso comparando com a energia hidroelétrica que temos hoje em maior escala;
  • Em países tropicais a utilização da energia solar é mais do que viável;
  • Instalações em locais de difícil acesso evita do desperdício de energia elétrica na transmissão, como ocorre hoje em dia.

Desvantagens:

  • A produção de energia pode ser comprometida de acordo com a situação climática do período (chuva, neve);
  • Não produz energia durante a noite, sendo assim é necessário desembolsar um pouco mais para instalar locais de armazenamento de energia em locais onde os painéis não estejam fornecendo energia elétrica para residência;
  • Regiões geográficas com latitudes altas podem sofrer com produção de energia no período de inverno, pois o Sol tem exposição reduzida, como é o caso da Finlândia, Islândia, Nova Zelândia, Chile e Sul da Argentina;
  • Locais com cobertura de nuvens muito frequente como Londres possuem também uma variação pra menos produção de energia;
  • O armazenamento da energia solar ainda é fraco se comparado com carvão, petróleo, gás e até mesmo hidroelétrica;
  • A tecnologia precisa de aprimoramentos pois os painéis de captação de energia solar possui rendimento de apenas 25%.
Avalie esta Página

Comentários

comentários

3 Comments

Deixe um comentário