Equipamento de Proteção Coletiva – EPC

Trata-se de todo dispositivo ou sistema de âmbito coletivo, destinado à preservação da integridade física e da saúde dos profissionais, assim como a de terceiros.

Por exemplo: Extintores de incêndio, sinalização de segurança, proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos, etc.

Objetivo do EPC

Os Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC tem como objetivo proporcionar a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, em geral.

EPI e EPC – Qual a diferença?

Caso ainda não saiba, a sigla EPI significa Equipamento de Proteção Individual e trata-se de todo dispositivo ou produto de uso INDIVIDUAL utilizado pelo profissional, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a integridade física e a saúde no trabalho.

Para trabalhar com eletricidade ou em suas imediações, o profissional deve obter certificação     NR-10.

Exemplos de EPC’s

Cone de Sinalização Utilizado em vias com velocidade até 70 km/h e em canteiros de obras onde houver ou puder ocorrer fluxo de pedestres.

cones

Super Cone Utilizado em vias expressas (acima de 70 km/h) ou em vias de alto fluxo de veículos.

images (1)

Faixa Refletiva Instalada no topo de cada cone a fim de demarcar o canteiro de obras, que deve ter uma rota de fuga (conforme figura) para acesso dos profissionais. Nunca devemos pular ou passar por baixo da faixa refletiva, mas sim utilizar a rota de fuga.

images (3)Rota de Fuga

Fita Adesiva Demarcatória Utilizada para demarcar piso, degrau de escadaria, degrau no piso, local de instalação de extintor e mangueira de incêndio, portas e divisórias de vidro, entre outros.

images (8)

 

 

 

Sinalização Strobo Sinalização para cones e veículos leves e pesados.

images

Bandeirola Utilizada para sinalização de transporte de escadas (instalada sempre no último degrau), transportes em geral que exceda o comprimento ou a largura do veículo, no topo de cones, identificação de equipamento fora de operação para manutenção preventiva ou corretiva, chave ou equipamento em posição invertida à original (manobra de circuíto para manutenção), entre outras.

download escada2 images (12)Cone e Bandeirola

 

 

 

Calço para Veículo Veículos pesados devem ser calçados mesmo em terreno plano (um calço de cada lado da mesma roda), na subida ou descida.

Grade Dobrável Utilizada para identificar galerias, como caixas de inspeção de rede subterrânea de redes de energia elétrica, telefonia, bueiros, etc.

Para atuar nesses espaços, é necessário obter certificação NR-33.

images (5)

Cavalete Sinalização de canteiro de obra.

images (9)

Linha de Vida Trata-se do uso de cordas ou cabos de aço ligados ao cinturão de segurança e pontos de ancoragem com instalaçãoLinha de Vida previamente planejada por um Engenheiro.

O projeto de linha de vida deve constar no PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil).

Todas as linhas de vida devem ter a certificação do fabricante e a certificação da sua instalação.

Nota Na figura, a linha de vida corre livre pela frente dos degraus da escada, para que o trava quedas possa correr livre tanto quando o profissional subir como descer da escada. Caso o profissional sofra uma queda, ficará pendurado pelo trava quedas e cordão umbilical na linha de vida.

Placas de Sinalização Auxiliar pedestres e profissionais a identificar equipamentos, zonas de risco, caminho a percorrer, instalações elétricas desligadas para manutenção, tensão elétrica de tomadas (110/220 V), entre as mais diversas funções.

images (4)

Calhas de Isolação e Protetores de Isolador e Cruzeta Utilizados em trabalhos com rede energizada (linha viva).

Linha Viva (26)

Isolantes para trabalhos em rede energizada: Todo equipamento para trabalho em linha energizada deve ser acondicionado sobra uma lona para não sofrer danos.

EPC LV 1

Vara de Manobra Utilizada em escadas ou cesta aérea para manobrar chaves faca, chaves fusíveis, chaves faca-fusíveis, religadora e seccionalizadora automática, etc.

download (2)

Vara Telescópica Manobra de equipamentos a nível do solo.

images (2)

Conjunto para Aterramento Temporário Para Rede Utilizado para aterrar a rede elétrica primária ou secundária, pois caso ocorra energizamento acidental da rede, o(s) profissional(is) que estiver(em) em serviço não sofrerá(ão) danos, pois a tensão elétrica irá escoar pelo aterramento temporário.

_timthumbSDC10234

 

Conjunto para Aterramento Temporário Para Veículo Os veículos pesados que estiverem em serviço, tanto em linha morta (rede desenergizada) quanto em linha viva (rede energizada) deverão ser aterrados, pois caso houver energizamento acidental do veículo, ele escoará pelo aterramento temporário.

Aterramento Guindauto 2

Extintor de Incêndio Extintor de incêndio ou simplesmente extintor  é um extintor-de-incendio-1024x762equipamento de segurança que possui a finalidade de extinguir ou controlar incêndios em casos de emergência. Em geral, é um cilindro que pode ser carregado até o local do incêndio, contendo um agente extintor sob pressão. Para cada tipo de incêndio, deve-se utilizar o tipo de extintor correto para a situação, a fim de não piorar o problema. Informe-se com o brigadista de incêndio do seu trabalho.

Hidrante Terminal hidráulico com registro, dotado de mangueira e esguicho; localizados normalmente nas paredes dos corredores das edificações; são também conhecidos como “caixas de incêndio” pois estão fixados testes-740x440nas paredes, dentro de caixas vermelhas sinalizadas. É também um equipamento de segurança de rua usado como fonte de água para ajudar no combate a incêndios de grande porte.

Load Buster Utilizado para abertura de ruf_2579chaves faca, chaves fusíveis, chaves faca-fusíveis em tensão. Seu objetivo é extinguir o arco voltaico quando da abertura de um dos equipamentos equipamentos citados. Deve ser acoplado na extremidade da vara de manobra para abertura à distância.loadbuster

Conforme figura, deve ser guardado em maleta própria para não ser danificado.

No seu corpo existe uma etiqueta quadriculada para que sejam anotadas as quantidades de operações praticadas. Após 100 operações ou a cada 6 meses, o que vencer primeiro, deverá ser enviado para manutenção.

Equipamento de Proteção Coletiva – EPC
4.5 (90%) 2 votes

Comentários

comentários

Deixe um comentário