Como Funciona um Sistema de Alarme de Incêndio

Você eletricista já foi solicitado ou pensou em se habilitar para instalar sistemas de alarme de incêndio? Pois é, um serviço técnico e totalmente voltado para elétrico que poucos profissionais se dedicam em oferecer a instalação.

Dessa forma vamos explicar aqui no artigo como funciona, as vantagens e desvantagens dos dois principais sistemas, o convencional e o endereçável.

Funcionamento de um sistema de alarmes de incendio

Sistema de alarme de incêndio convencional

Esses sistemas são os mais simples de ser instalado e tem seu funcionamento baseado no acionamento manual, ou seja, esse sistema é composto por uma central cabeada com todos os botões de alarme de incêndio.

Nesse sistema todo o layout contem em pontos estratégicos e de fácil acesso botoeiras de emergência, o cabeamento de cada botoeira deve ser direto até a central, na central existe um painel que pode ser customizado de acordo com cada local, pois o painel contém vários led’s, onde cada led corresponde a uma botoeira, sendo assim o cliente pode optar em simplesmente nomear cada led com o nome do local onde está a botoeira, ou então fazer um mapa de todo local coberto pelo sistema e ai o eletricista deve fazer um outro painel posicionando cada led no local da planta baixa em que a botoeira está instalada.

 

Sistema de alarme de incêndio endereçável

São sistemas mais sofisticados e que possuem maior aceitação no mercado devido a sua precisão e capacidade de trabalho. Esses sistemas são cabeados a partir do painel e podem ligar vários dispositivos de acionamentos, podendo até trabalhar com tipos diferentes de acionadores, ou seja, botoeiras, detector de fumaça, detector de temperatura, etc.

Esse tipo de sistema é também conhecido como loops ópticos, ou seja, ele possui uma lógica de confirmação de dados, onde a todos instante um microprocessador executa a leitura do ambiente verificando se todos os equipamentos estão dentro dos seus estados considerado como aceitável.

 

Vantagens do sistema endereçável comparado com o convencional

O sistema endereçável possui algumas vantagens que em comparação ao convencional são altamente necessárias quando falamos de segurança, além claro que para instalação o circuito endereçável é mais econômico do que o convencional quando analisamos a quantidade de cabeamento utilizado, confira os principais pontos:

  • Precisão no foco de incêndio: Por conter uma interface feita por um microprocessador é possível trabalhar com painéis eletrônicos ou ihm, sendo assim pode-se fazer um trabalho bem caprichado e detalhar com precisão onde está o foco do incêndio;
  • Confirmação de sistemas loop: Esse tipo de sistema executa em sua programação uma confirmação a partir do painel de controle para os alarmes e sinalizações, isso também acontece no contrário, os sistemas de sinalizações fiscalizam a central, evitando assim falsos alarmes e pulsos harmônicos;
  • Monitoramento contínuo: Isso é excelente em caso de falência de algum cabeamento, mesmo nessa condição o sistema continua enviando sinais através da rede, isso é possível pelo fato de possui memoria integrada;
  • Redução no cabeamento: É possível nessa instalação utilizar menos cabos do que o convencional, isso pelo fato de que você poderá utilizar um cabo e fazer o endereçamento no painel;
  • Armazenamento de sinais: Com memória interna o sistema armazena os dados de pulsos dos alarmes ocorridos, com isso por mais que seja interrompida a comunicação ainda é possível localizar o ponto de incêndio.

Um ponto importante no momento da instalação é o zoneamento, ou seja, separar todo layout em zonas, com isso, você pode em qualquer sistema de alarme de incêndio realizar dentro das zonas as sub-zonas e ser mais preciso e realizar a evacuação do prédio com mais segurança.

Esse artigo tem como base inspirar a todos os eletricistas em iniciar as atividades de instalação nesse nicho, se especializem, estudem e tenham sempre uma grande cartela de serviços para oferecer, só assim vai gerar grandes lucros.

Avalie esta Página

Comentários

comentários

Deixe um comentário