Como Funciona o Forno Microondas

Um dos aparelhos eletrodomésticos mais utilizados nos dias de hoje pelo fato de sua praticidade são os aparelhos de microondas, uma das invenções mais brilhantes do século XX que custava uma fortuna hoje tem fácil acesso a todas as classes, sua tecnologia se mantém desde então, porém com diversos designs.

Um equipamento sem dúvida nenhuma que ajuda muito na hora que você precisa esquentar ou melhor cozer um alimento com mais velocidade e praticidade, e o melhor não tem muita restrição de alimentos e você não suja as panelas nem o fogão, mas e como ele funciona? Bom nesse artigo iremos abordar o funcionamento do microondas e deixar tudo mais claro pra você.

Inicio da história do microondas

funcionamento-do-microondas

Um certo cientista muito famoso chamado Percy Spencer que detinha na época 120 outras patentes foi o grande inventor do forno microondas.

Tudo surgiu quando Spencer estava trabalhando na Raytheon, uma empresa que fabricava radares, Spencer então responsável por desenvolver a tecnologia estava fazendo alguns testes com um componente chamado Magnetron, então quando começou os testes em um radar de magnetron ele observou que a barra de chocolate que estava em seu bolso derreteu.

Com isso Spencer então realizou outros testes de cozimento para comprovar aquilo que presenciou, dessa forma os primeiros alimentos a serem cozidos no microondas foram a pipoca e o ovo, esse por sinal explodiu pois o cozimento aconteceu de dentro para fora.

Dessa forma em 1946 a empresa em que Spencer trabalhava patenteou o processo de cozimento, e em um ano depois foi construído o primeiro forno microondas chamado de Radarange, um verdadeiro monstro de 1,70m de altura e com 340kg, funcionava com arrefecimento a agua e chegava a 3000w de potência, produzindo aproximadamente 3 vezes mais radiação do que os fornos microondas atuais.

Fundamento geral de um forno microondas

O forno microondas possui um princípio básico de funcionamento, a sua complexidade está mais nos componentes do que em sua funcionalidade, explicamos.

Ao ligar o forno microondas acontece uma simples transformação de corrente, ou seja, o aparelho recebe corrente alternada alta e baixa tensão, essa corrente alternada senoidal é transformada em corrente continua através de um circuito simples composto de transformador, diodos e capacitores.

Essa corrente continua chega então ao magnetron através de um triplicador, o magnetron que é o principal aparelho na composição do forno microondas tem uma função de emitir a radiação eletromagnética através da vibração dos elétrons nas cavidades ressoantes, esse componente é constituído por um anodo cilíndrico com cavidades que de acordo com sua especificação possui um design especifico. A vibração dos elétrons nesse componente acontece pelo fato de que são submetidos a uma alta tensão na ordem de kV em um curto espaço, entre o anodo e o catodo do magnetron possui um campo elétrico continuo e quando os elétrons liberados pelo catodo são acelerados pelo campo magnético, com isso essa nuvem eletrônica entra em interação nas cavidades ressoantes que estão no bloco anódico e assim ocorre a oscilação.

magnetron-do-microondas

Como ocorre o cozimento do alimento no microondas

O alimento quando submetido a radiação de microondas possuem primeiramente uma tendência de rejeitar algumas ondas e armazenar outras, a energia calorifica que é a absorvida pelo alimento ira aquece-lo, já a parte rejeitada chamada de onda refletida existe para que o alimento não seja queimado, porem para evitar que o alimento fique aquecido somente em algumas zonas as paredes do forno possuem propriedades para refletir essas ondas novamente para o alimento e a bandeja giratória mantem uma homogeneidade das ondas no alimento.

O cozimento dos alimentos acontece devido que as microondas vibram as moléculas de agua, esse fenômeno porém acontece somente no final da radiação, ou seja, o calor só é gerado graças a agitação, esse cozimento então vai ocorrer de dentro para fora do alimento.

Os fornos microondas funcionam em ciclos para garantir que se interrompido um programa antes do seu final o alimento seja submetido a mesma quantidade de radiação de onde parou, dessa forma evita que o alimento queime ou não esquente por igual, de uma forma simples de se entender, o alimento num programa de 1 minuto já se aqueceu antes do encerramento do programa mas deve permanecer um período dentro do forno para que as moléculas cessem a agitação.

Perigos no forno microondas

Quais os perigos que vemos no mal uso do microondas

Ao colocar líquidos para que sejam aquecidos no forno microondas eles podem causar queimaduras no usuário quando retirado do forno. Outro ponto que deve ser atentado é com uso de recipientes fechados, como falamos o alimento será aquecido e com isso irá liberar agua (H2O) e essas molecular de oxigênio podem aumentar a pressão do recipiente fechado e causar uma explosão.

Objetos metálicos devem ser evitados dentro de um forno microondas, esses objetos irão refletir a onda para as cavidades que por sua vez irão refletir para o objeto, e nesse vai e vem será criado um arco elétrico. Um outro tipo de material a ser evitado em fornos de microondas são os plásticos, esses ao serem submetidos a radiação liberam gases tóxicos que contaminam o alimento, sendo assim prefira os vidros, esses não sofrem com as ondas de radiação pois suas moléculas não se agitam e dessa forma não aquecem e nem liberam gases.

O forno microondas como forma de proteção ao usuário e para evitar o vazamento das microondas possui em sua porta na área de vidro uma placa de metal com espaços menores que as microondas, dessa forma impede que elas saiam de dentro do forno.

Como Funciona o Forno Microondas
5 (100%) 4 votes

Comentários

comentários

Deixe um comentário