Geração de Energia Elétrica Através da Energia Nuclear

Energia nuclear, você tem ideia de como é gerado esse tipo de energia elétrica e quais são seus riscos e impactos ambientais?

Bom, decidimos reunir nesse artigo informações que farão não somente os profissionais de elétrica, mas como toda a sociedade debater um assunto muito intrigante e que gera muitas dúvidas em ter ou não o fornecimento de energia elétrica no Brasil.

Como gerar energia elétrica através do processo nuclear.

Processo de geração de energia nuclear

A fabricação de energia elétrica através de usinas nucleares consiste num processo puramente químico.

Para começar a explicar o processo vamos conhecer a fonte que gera essa energia, nesse processo de energia por usinas nucleares a fonte de tudo é o urânio.

O urânio, material que é fornecido em grande quantidade pela nossa natureza após ser extraído da mesma passa por um processo chamado de enriquecimento, isso acontece, pois ele necessita estar num grau de 2% a 5% de concentração e ele é extraído com apenas 0,7% de concentração.

Após realizado todo processo químico de enriquecer o urânio, inicia-se o processo de transformação de energia. O processo consiste no princípio de fissão do urânio, e isso ocorre pois é necessário extrair o calor contido no átomo localizado no núcleo do urânio.

Todo esse processo de fissão do urânio ocorre dentro de um reator nuclear blindado com aço nobre, todo esse reator possui também passagem de água em temperatura ambiente para fria, com isso gera-se o vapor. Esse vapor liberado do contato da água com o reator que está aquecido pelo urânio faz com que o alternador e turbina do gerador funcionem.

Assim que o vapor passa pelas turbinas ele esfria, com isso é direcionado a um condensador que vai transforma-lo novamente em água que na sequencia será encaminhada para um gerador de vapor.

Vantagens e desvantagens de uma usina nuclear.

Sendo assim, para que toda uma usina nuclear funcione, é de fundamental importância que ela seja localizada próxima a rio ou mar, sendo assim muitas usinas não são instaladas por acabarem maltratando muito o ecossistema, porém, uma usina nuclear não é tão ruim assim, existem seus lados negativos, mas também os positivos.

Então vamos entender as vantagens e desvantagens desse projeto.

Vantagens de ter uma usina nuclear instalada:

  • Usinas nucleares produzem pouquíssima poluição despejada na atmosfera em seu processo de transformação de energia, oposto as usinas termelétricas;
  • O funcionamento de uma usina nuclear não depende de fatores climáticos, ou seja, falta de chuvas, ventos ou sol não são impactantes na produção de energia elétrica;
  • Em países ou regiões que não são favorecidas com bacias hidrográficas a produção de energia nuclear é uma solução;
  • Impacto ambiental baixo em sua construção e instalação do centro de geração de energia nuclear se comparado por exemplo com as usinas hidroelétricas;
  • O fornecimento de urânio pela natureza é muito bom, e o processo de geração de energia aproveita 100% do material, ou seja, seu uso não possui desperdícios.

Desvantagens de ter uma usina nuclear instalada:

 

  • Apesar de não ter um alto impacto na sua instalação o seu custo é muito, afinal toda a instalação é mais especial e a mão de obra também deve ser especializada, com isso o custo de produção é extremamente elevado;
  • O medo de acidentes nucleares dos habitantes que vivem ao redor da usina é enorme, sendo assim esse fator psicológico pode interferir na vida das pessoas na cidade;
  • Os acidentes em usinas nucleares são muito perigosos, contaminam pessoas, água, solo e animais. O nível de periculosidade tanto de quem trabalha nas usinas como os moradores ao redor da mesma é alto, pois uma ação da radioatividade da usina pode levar à pessoa a morte, seja diretamente ou por desenvolver algum câncer no sistema humano. Em caso de acidentes a limpeza do ambiente é extremamente demorada e leva centenas de ano, pois a limpeza ocorre pelo ar e não há meio de realizar uma limpeza mais rápida;
  • Alto investimento para tratativa dos lixos nucleares gerados, os mesmos devem ser armazenados em locais apropriados e o descarte correto, isso possui um alto valor agregado, pois o mesmo não pode ser descartado na natureza;
  • Em usinas que utilizam, por exemplo, água do mar para resfriamento dos reatores, a devolução dessa água aquecida para a fonte de onde saiu pode interferir na evolução do ecossistema litorâneo.

Impactos ambientais gerados por usinas nucleares

Os impactos ambientais causados pelo lixo atômico gerado por usinas nucleares são de alta relevância para a natureza, esses lixos podem causar interrupção da evolução de todo ecossistema, além de que em seres humanos são capazes de gerar mutações se entrar em contato com a radioatividade das usinas nucleares, conheçam os impactos gerados:

  • Poluição radioativa, através da liberação de átomos instáveis;
  • Poluição térmica, no uso e descarte da água de refrigeração;
  • Poluição química, causada no tratamento dos minérios;

Para conhecimento dos acidentes causados por usinas nucleares pesquisem sobre o acidente em Chernobyl Ucrânia em 1986 e o acidente em 2011 na usina de Fukushima do Japão. O Brasil possui 3 usinas nucleares, Angra I, Angra II e Angra III, todas instaladas no litoral do estado do Rio de Janeiro.

Geração de Energia Elétrica Através da Energia Nuclear
4.67 (93.33%) 3 votes

Comentários

comentários

Deixe um comentário