Instalação de Interfone Residencial em 3 Simples Passos

Alguns de nós já pagamos muito caro para serviços que as vezes não demandam a experiência ou expertise de um profissional da área de elétrica, um desses serviços é o de instalar o interfone.

Sabendo da necessidade vamos então abordar nesse artigo como se instalar um interfone residencial em 3 simples passos, para isso iremos utilizar um modelo comum de interfone, um dos mais instalados que é o HDL.

Cuidados a tomar na instalação do interfone

Antes de sair instalando seu porteiro eletrônico é necessário que verifique todo percurso que os cabos irão fazer, se você não possui tubulação embutida preparada para receber o cabeamento não se preocupe, existe no mercado cabos mais reforçado que podem ser passados pelo lado externo até chegar ao monofone dentro da sua residência.

Outro ponto que deve-se atentar é no ponto em que deseja instalar o porteiro eletrônico e o microfone, observe a parede se nada vai esbarrar com o aparelho interno ou então no porteiro eletrônico se não vai pegar chuva constante.

Passo a passo para instalação do interfone residencial

Todo aparelho interfone residencial independente da marca e modelo eles possuem o diagrama elétrico no seu kit, porém o conceito nunca vai mudar independente do modelo e marca, com isso vamos optar em exemplificar a instalação utilizando o modelo mais comum no mercado.

  1. O primeiro passo é abrir o seu interfone residencial e localizar o contato de borne, um lembrete muito valioso é que seu monofone nunca deverá ser ligado na rede elétrica, o monofone do kit de interfone é um comunicador;

Primeiro passo para instalação do interfone

  1. Após localizado os bornes no interfone você deverá abrir o porteiro eletrônico e encontrar os seus bornes de ligação também, o porteiro eletrônico deve ser realmente aberto pois os contatos são internos;

Passo 2 instalando os fios no borne do interfone

  1. Após conferir e identificar todos bornes de ligação basta seguir o diagrama elétrico contido no manual do fabricante, lembrando que sua ligação pode ser feita com dois fios de alimentação ou quatro.
Fazendo a ligação dos fios no interfone

1 – Ligação para dois fios de Alimentação

 

2 - Ligação para 4 fios de Alimentação

2 – Ligação para 4 fios de Alimentação

Por fim, para que sua instalação seja bem sucedida você deve obedecer uma norma para bitolas de fios, veja na tabela abaixo:

fios-para-interfone

Outro ponto bastante importante que devemos lembrar é referente a fechadura eletrônica, esse aparelho não vem junto com o kit e com isso deve ser comprada a parte.

Em alguns modelos de interfone residencial existe as câmeras, nesses modelos a ligação segue a mesma base, porém existe um cabo a mais que pode ser de rede ou de vídeo que servirá para ligar a câmera do porteiro até a central.

Possíveis problemas durante a ligação do interfone

  • Interfone com toque continuo interrupto:
    • Alguns modelos somente vão funcionar após estarem com a tampa devidamente parafusada, verifique também o botão da central interna se está funcionando normalmente, ou seja, agarrado. E claro verifique com teste de continuidade a fiação;
  • Interfone com comunicação em um único lado:
    • Verifique se a tensão fornecida pela rede está de acordo com o aparelho, verifique então a fiação, caso tudo esteja em ordem o aparelho então está com defeito;
  • Interfone não comunica, mas controla a fechadura:
    • Verifique nos bornes se a fiação não foi instalada invertida, caso esteja em ordem você então deve levar o monofone para assistência técnica;
  • Interfone falhando comando da fechadura:
    • Verifique a tensão de saída do interfone que deve ser de 12V, analise o estado da bobina da fechadura e por fim verifique a mecânica da fechadura, os mecanismos deve funcionar livremente quando excitado pela tensão;
  • Interfone com barulho de interferência de áudio:
    • Observe se o caminho que utilizou para passar os fios do interfone não está junto com a rede elétrica, isso pode prejudicar.
Avalie esta Página

Comentários

comentários

3 Comments

Deixe um comentário