Instalação de Ventilador de Teto Passo a Passo

O assunto a ser abordado refere-se sobre um dos equipamentos de refrigeração mais utilizado em ambientes comerciais, salas de aula; o ventilador de teto. Para que a instalação de ventilador de teto ocorra sem maiores problemas é preciso atenção em pequenos detalhes, mas que fazem toda diferença no funcionamento do seu ventilador de teto.

Vale lembrar que existem diversos modelos de ventilador de teto, alguns com lâmpadas outros sem, alguns os fios são preto, branco e azul, outros podem ser marrom, preto e verde, enfim é uma questão do modelo e fabricante, porém o conceito de instalação sempre será igual para todos. Desse modo, antes de iniciarmos os passos para sua instalação vamos dar algumas dicas para que nada de desagradável ocorra durante sua instalação de ventilador de teto.

O que fazer antes de iniciar a instalação de ventilador de teto

Como fazer instalação de teto

  • Antes de tudo, desligue a chave geral no painel elétrico do ambiente a ser instalado o ventilador de teto;
  • Identifique tanto no equipamento quanto na rede de instalação qual corresponde a fase, neutro e terra;
  • Verifique se a tensão do seu ventilador de teto é correspondente com a rede contida no ambiente a ser instalado (127V ou 220V);
  • Nunca segure o ventilador de teto pelos fios, isso pode danificar a ligação interna;
  • Nunca misture as pás dos ventiladores, cada equipamento possui seu jogo de pá;
  • Procure seguir o diagrama de instalação das pás, para que assim elas não sejam montadas invertidas e nem mal parafusadas;
  • Certifique-se de que o local onde será fixado seu equipamento aguente 25kg;
  • Confira se no ambiente não terá nenhuma porta, janela ou armário que poderá colidir com as pás do ventilador de teto;
  • Antes de iniciar sua instalação lave bem as mãos para evitar que suje paredes e teto.

Após, certificar-se dos passos acima vamos dar início a instalação do seu ventilador de teto e deixar seu ambiente mais fresco e agradável. Para isso preparamos algumas imagens que irão auxiliar você nas suas instalações independente do modelo do ventilador de teto.  

Instalação Simples

diagrama para instalar ventilador de teto

 

Instalação com interruptor paralelo para lâmpada 

Instalação de ventilador de teto em paralelo

Instalação com botão de reversão 

Ventilador de teto com reversão

Dicas de fixação do ventilador de teto

A fixação do equipamento no teto do ambiente vai depender de qual estrutura está sendo feita a instalação de ventilador de teto, pois sabemos que podem variar entre, forro de gesso, madeira ou concreto. Dessa forma colocamos abaixo os pontos que deverão ser seguidos para cada tipo de estrutura:

  • Se se caso for gesso, existe no mercado fixadores exclusivos para essa estrutura, basta procurar em uma boa casa de matérias de construção;
  • Em forros de madeira o interessante é utilizar parafusos atarraxante de comprimento maior que a madeira do forro, para que assim ele atinja o caibro dando uma boa sustentação. Para esse tipo de estrutura é sugerido o uso de porca e contra-porca para que tenha assim uma boa fixação;
  • Já nas estruturas de lajes de concreto o ideal é ou utilizar parafusos e buchas Nº10, ou arames galvanizados, nunca use arames recozidos, pois esses podem apodrecer com o tempo e dar prejuízo para você. Se o teto tiver caixinha e estiver bem chumbada, você poderá estar fixando o ventilador de teto nela mesmo, caso contrário deverá furar o teto.

Ventilador com vibração o que fazer

Se após a instalação você perceber que o ventilador está com vibrações, você deverá desliga-lo e analisar as condições das pás, pois por mais que saiam de fabrica ajustadas nada impede de que ela entorte involuntariamente durante o processo de instalação.

Dessa forma você deverá medir a distância de cada pá em relação ao teto e assim vai conseguir encontrar mais fácil a que está com algum desvio, outro ponto para ser medido é a distância entre as pontas das pás, todas devem estar na mesma distância.

É de suma importância que antes de iniciar a instalação de ventilador de teto leia atentamente o manual que acompanha o produto. Temos no mercado vários modelos e marcas de ventiladores de teto.

Avalie esta Página

Comentários

comentários

2 Comments

Deixe um comentário