Scroll Top

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

Como Instalar Antena Parabólica Passo a Passo

Boa parte da população passa seu tempo livre em frente a uma televisão vendo seu programa favorito e como tudo existe uma evolução as antenas evoluíram e muito nos últimos anos, onde saíram das UHF e chegaram nas mais modernas que são as antenas parabólicas digitais.

Uma antena parabólica sem ser a digital já possui uma imagem de boa resolução e com uma gama de canal maior, para instalar esse tipo de antena parabólica convencional não tem nada de dor de cabeça, nada é complexo, mas por dar um certo trabalho para montar a antena parabólica antes de fixa-la muitos técnicos torcem o nariz quando tem que instalar uma.

Nesse artigo então vamos te mostrar como fazer a instalação e montagem da sua antena parabólica e acabar de vez com as complexidades impostas por alguns técnicos.

Montagem e instalação da antena parabólica

 

Vamos começar a falar sobre a montagem da antena parabólica, esses equipamentos funcionam e possuem uma aplicação e finalidade única, captar sinal, então independente da marca e modelo da antena parabólica a montagem sempre vai seguir a mesma metodologia.

Confira então em 7 passos como montar e em qual lugar instalar sua antena parabólica.

  1. Primeiro passo você deve encaixar o disco superior com o inferior e para isso use uma chave de boca, pois a intenção é que fiquem bem fixos e não soltem no decorrer da montagem;
  2. Agora você deverá encaixar as longarinas da antena, ou seja, suas bases, ao contrário do primeiro passo nesse momento somente encaixe os parafusos sem auxílio de ferramental, após encaixado reserve;
  3. Pegue os anéis de fechamento e engate-os com auxílio da chave de fenda, na sequência monte os fusos e braçadeira mas não aperte os parafusos e porcas do local;
  4. Nessa etapa você deverá então fixar a braçadeira no disco inferior da base da antena que está montada, logo em seguida fixe todos parafusos dos anéis da longarina e com isso irá fecha-la;
  5. Agora você deve escolher o local da instalação, nessa etapa análise se o local escolhido não possui obstrução para rotações da antena ou pior ainda que algo obstrua a transmissão do sinal via satélite, nesse caso o melhor local sempre será no telhado ou laje, mas nada impede que a antena parabólica seja fixada na parede tudo depende do tamanho;
  6. Após escolhido o melhor ponto você deverá fixa-las com parafusos que suportem a massa da sua antena parabólica e para isso escolha os parafusos de chumbar com buchas metálicas;
  7. Para finalizar sua montagem, basta encaixar o LNBF, esse é o transmissor de sinal e deve ficar sempre sobre o disco inferior e transpassar a capa protetora, lembre-se de fixa-lo bem utilizando uma chave de fenda.

Posicionamento da antena parabólica

posicionando a antena com o satélite

Seguindo esses passos você terá uma instalação sem dor de cabeça, basta analisar suas peças e montar de acordo com o diagrama fornecido pelo fabricando e seguir nossas dicas.  Mas ela ainda precisa ser posicionada, então confira mais abaixo.

Se você está iniciando no ramo da instalação de antenas deve ter deparado com a palavra Azimut e graus de inclinação, não fique perdido nem desesperado, vamos explicar de forma simples o que são essas duas etapas.

O azimut é simplesmente a configuração correta referente a quantos graus a antena parabólica devera deslocar no sentido norte, esse valor você pode conseguir através do site http://www.dishpointer.com/, nele você irá inserir sua localização que pode ser seu CEP e qual satélite deseja mirar e pronto e te mostra a direção que sua antena parabólica deve ficar apontada.

Graus de inclinação é tão simples quanto o azimut e pode até ser obtido no mesmo site, essa etapa de configuração da sua antena parabólica consiste na quantidade de graus que sua antena parabólica ficara afastada do solo e como no azimut os valores não são iguais para qualquer região e possuem diferença de acordo com a região.

Saiba como ajustar o angulo certo da sua antena com o satélite

 

Agora você deve estar se perguntando, legal eu sei meu azimut e sei quantos graus de inclinação minha antena parabólica deve ter, mas como colocar essas informações na antena? É muito simples, algumas antenas parabólicas possuem no corpo da longarina marcações de graus como se fosse um transferidor e você pode usa-los como referência e posicionar os graus obtidos no site.

Ainda você pode estar usando uma antena velha e essas marcações saíram, então basta fazer uso de um transferidor escolar, primeiro você posiciona o azimut com o transferidor no solo e depois os graus de inclinação com o transferidor na longarina.

Ainda você pode baixar aplicativos no seu smartphone que fazem o mesmo trabalho dos dishpointer profissionais, e ai basta utiliza-lo em conjunto com sua antena parabólica e conseguir posicionar assim o azimute e fixar os graus de inclinação de uma forma mais rápida.

Bom, agora que você já sabe como instalar uma antena parabólica basta divulgar seu serviço e ganhar uma grana extra.

Como Instalar Antena Parabólica Passo a Passo
5 (100%) 1 vote

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

Saber Elétrica - trata-se de um web site totalmente totalmente voltado ao mercado da elétrica e eletrônica em geral. Visando reunir e trazer para você leitor mais informação e dicas sobre o assunto. Um projeto idealizado e administrado por Luiz Jacques.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.