Limpeza de Ar Condicionado Automotivo: Saiba Como Proceder

Quantas vezes você ao entrar no seu carro sentiu um mau cheiro, ou então quando precisou do ar condicionado veio aquele odor horrível?  O motivo desse odor no seu veículo é causado em boa parte pelos ácaros e bactérias acumulados em seu sistema de refrigeração do seu carro e esse problema só pode ser eliminado de uma única maneira, fazendo a higienização completa do seu sistema de ar condicionado.

Alguns procedimentos poderão ser feitos na sua garagem sem que seja necessário levar para um especialista, porém é indicado que periodicamente por volta de 6 em 6 meses você leve seu carro para uma revisão completa do sistema e uma higienização feita por profissionais.Limpeza de ar condicionado automotivo. Saiba como fazer a higienização de ar condicionado do seu automóvel.

Vamos te ensinar aqui alguns passos para que você possa estar eliminando as bactérias e fungos que estão morando em seu carro e dessa forma ter um ar mais puro em suas viagens.

Filtros de ar

O primeiro componente a ser analisado é o filtro de ar ou filtro de pólen, esse componente no seu sistema de refrigeração é responsável por barrar a sujeira externa e dessa forma proteger todo o sistema, sendo assim esse componente deve ser trocado a cada revisão, claro que tudo vai depender do seu estado de uso, as vezes a troca deverá ocorrer antes.

Para trocar o filtro basta ver no manual do seu veículo onde se encontra o compartimento que dá o acesso ao filtro que geralmente fica no interior do carro, dentro do porta luvas ou atrás do painel de comando. Existem dois tipos de filtro mas tudo depende da opção escolhida pela montadora do seu carro, um é do tipo de partícula já o outro é de carvão ativado, ambos possuem a mesma função, porém o de carvão tem maior poder de filtrar gases e odores.

Para limpeza completa da caixa de ar condicionado do seu carro é recomendado que o veículo seja encaminhado para uma rede autorizada da montadora, pois esse sistema é lacrado e o acesso para remoção dessa caixa é um tanto quanto complicado de ser executado em sua garagem.

Limpeza dos tubos

Mais importante do que se preocupar com o filtro de ar é se preocupar com a tubulação de refrigeração do seu automóvel, são nelas que boa parte das bactérias, ácaros e demais fungos vão habitar e causar danos para a sua saúde. Para executar a higienização dos tubos do ar condicionado do seu carro é simples, existe no mercado limpadores de ar condicionado em spray e para utilizar você deve seguir os seguintes passos:

  • Trocar filtro de ar;
  • Ligar o motor do carro;
  • Ligar o sistema de refrigeração na maior potência e com todas saídas liberadas;
  • Agitar a lata do spray limpador do ar condicionado;
  • Acionar o botão do spray;
  • Deixar a lata acionada no assoalho do passageiro;
  • Feche todas janelas e as portas;
  • Espere o produto acabar e pronto.

limpeza do ar condionado automotivo

E se esse procedimento não adiantar?

Caso o procedimento de higienização comum do sistema de ar condicionado do seu automóvel não for suficiente, seja por seu carro não possuir filtro  ou então pelo fato do seu sistema estar muito sujo, você deve levar para um especialista no serviço que terá que desmontar todo painel do veículo e daí então remover o evaporador do seu carro, que é o componente responsável por resfriar o ar do seu sistema e desse modo lavar todo sistema com água e sabão para depois instalar tudo novamente e fazer o procedimento com os produtos de higienização. Essa manutenção possui um preço mais elevado devido ao tempo de serviço que tem em média 3 dias de trabalho, caso seu veículo tiver air bag o valor dessa manutenção será mais alto ainda.

Sendo assim, fique sempre atento a limpeza e higienização do ar condicionado do seu automóvel, pois pior do que gastar um valor alto com uma manutenção do seu sistema de refrigeração é ficar a todo momento comprometendo a sua saúde respiratória.

Avalie esta Página

Comentários

comentários

Deixe um comentário