Scroll Top

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

Como Funciona uma Máquina de Solda Elétrica

Em alguns trabalhos há a necessidade de se fazer alguns trabalhos mais mecânicos do que elétricos, isso para garantir instalação de equipamentos, processos, enfim qualquer que seja o trabalho. Sendo assim em muitos casos podemos utilizar uma máquina de solda elétrica, ou então alguém nos entrega-las para manutenção.

Você sabe como ela funciona e quais as diferenças entre máquina de solda transformadora e máquina de solda inversora?

Vamos então nesse artigo esclarecer um pouco mais sobre essa dúvida e ainda disponibilizar uma reflexão e tabela sobre como regular a corrente elétrica de uma máquina de solda.

Princípios de funcionamento da máquina de solda elétrica

Saiba mais como funciona uma máquia de solda elétrica seja transportadora ou inversora

Maquinas de solda elétrica trabalham sob alimentação de alguma fonte de energia elétrica, seja ela corrente continua ou alternada, dentro dessas maquinas existem dois sistemas de processamento da energia, sendo ela transformadora ou inversora, porém como resultado de saída da máquina de solda elétrica ambas irão gerar um arco elétrico.

Esse arco elétrico gerado quando a ponta do eletrodo entra em contato com a parte metálica a ser emendada fornece um calor necessário para fundir o material da haste do eletrodo com o metal do objeto a ser soldado, isso tudo decorrente do valor de corrente aplicado na máquina de solda, ou seja, quanto maior a corrente maior será essa temperatura.

Nem sempre um alto valor de corrente resultara numa soldagem mais fácil ou mais eficiente, assim como um valor muito baixo também pode não ser benéfico. Sendo assim, deve-se regular o valor de corrente a ser utilizado conforme cada aplicação que será executada, evitando assim que o trabalho seja mal feito.

De um modo geral, as maquinas de solda além de funcionarem a base de energia elétrica, podem também ser a gás. Não sendo como regra mas apenas para ter noção de rede de distribuição, segurança na instalação elétrica, proteção, cabeamento, etc, as maquinas elétricas funcionam numa média de 80 A na saída efetiva para trabalho nas altas correntes, ainda existem processo por pontos, utilizado muito nas linhas de produção automotivas, essas chegam a 1200 A.

As fontes de alimentação de uma maquinam de solda podem ser tanto a rede de distribuição, baterias automotivas, ou ainda geradores mecânicos internos do equipamento. Nas industrias as maquinas de solda automatizadas utilizam em grande parte o sistema inversor de altas frequências, girando em torno de 10 khz para mais, e todo processo controlado por meio de softwares.

 

Diferença entre máquinas de solda transformadora e máquina de solda inversora

Se pegarmos para analisar iremos encontrar no mundo profissional que o uso de máquina de solda por processo transformador tem sido o mais utilizado nos últimos anos, porém como tudo evolui, no mundo das soldas a questão não foi diferente, as máquinas evoluíram suas tecnologias, dessa forma na hora de comprar por exemplo uma máquina de solda você vai se deparar com a tecnologia transformador e inversor, mas e ai quais as suas diferenças? Vamos aqui então falar dentro de cada aspecto qual modelo se sai melhor e as diferenças, confira:

  • Aspecto tecnológico: As maquinas por processo de transformador são formadas por núcleo revestido de bobinas de fios de cobre esmaltado, possuem seu trabalho em corrente alternada e de acordo com o posicionamento do núcleo os valores de corrente e tensão são alterados e devido a estrutura do equipamento podem possuir dificuldades com alguns tipos de eletrodos. Por outro lado os inversores possuem sua composição por circuitos eletrônicos, a alteração de valores de corrente e tensão são bem mais simples e fáceis de executar, são mais potentes e possuem uma gama muito superior de compatibilidade de eletrodos;
  • Aspecto consumo energético: Por simples analogia podemos perceber que as maquinas inversoras de solda são as que aproveitam melhor a energia, sendo assim são mais econômicas do que as transformadoras;
  • Aspecto de trabalho: Nesse ponto analisamos o período em que as maquinas permanecem em trabalho, seja ponteamento ou soldagem, o que isso significa, medimos o quanto o equipamento consegue permanecer soldando sem perder valores de corrente por exemplo, e nesse quesito novamente as inversoras possuem melhor desempenho;
  • Aspecto estrutural: Ao analisar as maquinas de cara notamos que as inversoras são mais compactas e leves, possibilitando seu transporte nos setores mais confinados. Já as transformadoras por possuir núcleos de transformadores são mais pesadas e largas;
  • Aspecto usabilidade: As maquinas inversoras possuem seleção de corrente e tensão através de botões potenciômetros em sua grande maioria, algumas ainda possuem telas eletrônicas para seleção, já as transformadoras o processo se dá por manivela, isso pode ser desgastante e às vezes impreciso.

 

Ajuste de corrente elétrica das máquinas de solda

Antes de iniciar o processo de solda é preciso conhecer a correte necessária. Confira a tabela abaixo.

O ajuste da corrente ideal para o trabalho se dá para garantir que a solda ou ponteamento seja bem executado, sendo assim, existem duas maneiras, uma mais complexa onde deve-se conhecer bem os códigos dos eletrodos e suas reações nas mais diversas aplicações.

Já uma outra mais simples consiste em calcular a corrente elétrica de uso em função do diâmetro do eletrodo a ser aplicado, basicamente pela norma AWS pede-se para calcular 30 A de corrente para cada milímetro do diâmetro, porém nessa tabela podemos ter uma relação simples e rápida das correntes em função dos eletrodos. Boas instalações!

Como Funciona uma Máquina de Solda Elétrica
5 (100%) 1 vote

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

Saber Elétrica - trata-se de um web site totalmente totalmente voltado ao mercado da elétrica e eletrônica em geral. Visando reunir e trazer para você leitor mais informação e dicas sobre o assunto. Um projeto idealizado e administrado por Luiz Jacques.

Cadastre e Receba Conteúdo Gratuito Sobre Elétrica

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.