Scroll Top

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

Quais são os Melhores Condutores de Eletricidade

Você eletricista está afiado o suficiente para debater sobre condutor elétrico? Qual o melhor condutor elétrico?  O que é condutividade elétrica? Essas e outras questões iremos abordar aqui nesse artigo do Saber Elétrica e como de costume compartilhar com você aquilo que nunca é demais, o conhecimento.

Condutores e Condutividade elétrica

Condutores elétricos consiste em materiais que possuem propriedades característica de partículas livres em sua camada que são carregadas eletricamente, ou seja, quando se é aplicado algum tipo de carga elétrica num metal

Os elétrons irão se movimentar e permitir que a eletricidade flua por ele, dessa forma, aqueles materiais que possuem uma maior maleabilidade dos elétrons são os que possuem melhores características de condutibilidade elétrica, já os com baixa ou nula movimentação de elétrons com a passagem da eletricidade são os isoladores.

E a condutividade? Que raios é isso? Bom a condutividade elétrica nada mais é do que uma grandeza utilizada para estabelecer a capacidade de cada material em receber cargas elétricas e manterem o fluxo da corrente.

De um modo simples, a condutividade é o oposto da resistividade elétrica, ou seja, enquanto a resistividade é a grandeza que mede o quando determinado material bloqueia a passagem de corrente elétrica, a condutividade elétrica é a grandeza que mede o quanto determinado material deixa fluir eletricidade em seu corpo.

Materiais condutores de eletricidade mais famosos

Materiais sólidos possuem uma espantosa característica de condução da eletricidade, tanto que uma das maneiras mais comuns de classificação dos sólidos é pela sua condutividade, e com isso dividiram em 3 conjuntos, sendo:

  • Bons condutores;
  • Semicondutores;
  • Isolantes.

Tabela de condutividade elétrica

melhores condutores elétrico

Condutor de cobre e prata:

A prata é um dos sólidos que possuem mais elétrons livres na sua última camada, sendo assim torna-se um excelente condutor de eletricidade, já o cobre possui um número de elétrons livre bem inferior a prata, porém sua utilização é maior escala devido seu custo e propriedades mecânicas atenderem bem as necessidades e aprovações de projetos simples.

A prata é utilizada sim na elétrica porém em ocasiões especificas e em equipamentos que irão possuir aplicações onde a prata irá garantir maior vida útil ao projeto, como no caso dos satélites.

Outros Condutores de eletricidade

Ouro:

Um excelente condutor e que possui características químicas e mecânicas que o tornam muito valioso no mundo da eletricidade também. O outro ao contrário do aço e outros metais não oxida com a exposição no oxigênio, dessa forma ele é amplamente utilizado em circuitos integrados e conectores. Há ainda aplicação de banho de ouro em alguns condutores para que melhore a condutividade do material e não eleve tanto o custo.

Alumínio:

O alumínio é um material que possui uma condutividade melhor que o cobre e custa menos, porém possui um pequeno defeito, ele em contato com o oxigênio acaba criando uma camada de oxido em sua estrutura e isso gera uma maior resistividade que por consequência gera um aquecimento em demasia. Dessa forma para que seja utilizado em cabos de alta tensão recebem uma proteção de cobertura de aço para que minimize essa falha estrutural do alumínio.

Aço e Latão:

Ambos materiais possuem uma maior utilização nos condutores como tratamento ou cobertura, o aço por ser mais difícil de moldar e trabalhar em espessuras finas possui uma única função de tratamento em materiais que precisem corrigir estrutura, já o latão é mais utilizado por ter um melhor custo benéfico, afinal por sua maleabilidade estrutural é possível reutilizar após aplicações.

Além dos sólidos ainda podemos encontrar condutividade nos gases, podemos citar aqui com exemplo prático os detectores de incêndio.

Esses possuem em seu interior um cilindro preto que é a câmara de ionização, nela é realizada a passagem da carga elétrica pelas partículas alfa do núcleo de hélio, uma substancia radioativa, sendo assim as partículas saem e são conduzidas pelo ar ali presente e retornam para o hélio, quando a fumaça invade esse sistema ela retém partículas e com isso o sensor acusa o não recebimento e emitem um sinal de alarme devido ao seu circuito logico interno.

Sabendo um pouco mais sobre condutor fica fácil de instalar e elaborar qualquer projeto ou diagrama. Boas instalações.

Quais são os Melhores Condutores de Eletricidade
4.8 (96%) 5 votes

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

Saber Elétrica - trata-se de um web site totalmente totalmente voltado ao mercado da elétrica e eletrônica em geral. Visando reunir e trazer para você leitor mais informação e dicas sobre o assunto. Um projeto idealizado e administrado por Luiz Jacques.

Cadastre e Receba Conteúdo Gratuito Sobre Elétrica

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

1 Comentário

  1. É MUITO BOM,TER UM WEB SITE QUE NOS DÁ ESSAS ORIENTAÇÕES…

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.