Como Ligar Minuteria com Sensor de Presença

Em tempos de economia temos sempre que utilizar as tecnologias que estão em nosso alcance e fazer delas aliadas do nosso bolso, pois bem, vamos então unir duas tecnologias e com elas obter o máximo de economia possível, vamos falar nesse artigo da Minuteria com Sensor de Presença.

Sabemos que a base do funcionamento da Minuteria consiste em contar o tempo que foi programado que pode ser de segundos até alguns minutos e desligar a carga instalada, seja ela uma lâmpada, alarme, enfim o que você precisa que seja acionado, mas os acionamentos das cargas somente ocorrem por uma interface mecânica, ou seja, o acionamento do interruptor.

Minuteria

Já os Sensores de Presença são os considerados os mais econômicos de energia, pois o seu tempo de acionamento é curto e gira na ordem de segundos, além do que para se acionar as cargas instaladas basta alguém passar no raio de ação do Sensor e o desligamento é automático a contar do tempo em segundos programado.

Funcionamento do Sensor de Presença com Minuteria

A Minuteria em conjunto com o Sensor de Presença podem realizar um belo trabalho tanto de economia quanto segurança para um patrimônio, isso ocorre pois como uma precisa de um acionamento para realizar contagem de tempo e a outra consegue receber pulso para acionar automaticamente.

Na instalação do Sensor de Presença com Minuteria alguns cuidados devem sempre ser tomados para que seu circuito não seja danificado, sendo assim você deve sempre prestar muita atenção nos seguintes pontos:

  • Observe qual a potência máxima que seus equipamentos suportam. Sabemos que podemos ligar inúmeros equipamentos para que sejam acionados, mas se a potência instalada for maior que a suportada pelo Sensor e pela Minuteria você corre um grande risco de danificar ambos;
  • O Sensor deve ser instalado no mínimo 1,5m de distância do ponto da lâmpada que será acionada, isso para que durante seu funcionamento não ocorra acionamentos ou não desligamento da carga. Essa dica vale também caso você opte por Sensores que ligam com presença ou ausência de luminosidade;
  • Verifique também o fluxo de ar do local, pois ambiente com muito vento pode interferir no funcionamento do Sensor acionando em momentos indesejados;
  • E claro, observe bem o esquema de ligação para a sua rede (127v ou 220v).

Como Instalar Minuteria com Sensor de Presença

A ligação para realizar a união entre a Minuteria junto com o Sensor de Presença não é nenhum bicho de sete cabeça, nada complicado e você mesmo já sabe instalar esses equipamentos juntos, pense comigo.

Minuteria nada mais é do que um interruptor com contador de tempo e que precisa de um pulso manual para fechar contatos mecânicos liberando assim corrente elétrica que irá acionar a carga. Os Sensores por sua vez são acionados de forma autônoma simplesmente recebendo um sinal de ausência ou presença de luz. A diferença entre eles consiste no tempo de permanência da carga.

Para realizar a combinação de ambos equipamentos basta você utilizar a saída de contato da Minuteria ligado no fio de retorno do seu Sensor de Presença que pode ser o verde, azul, amarelo, preto, etc, depende do fabricante e modelo.

Depois disso as demais ligações permanecem as mesmas, sempre una as fases comuns, utilize o retorno da minuteria para carga junto com o do sensor, e dessa forma a carga é acionada pelo Sensor e desligada pela Minuteria de acordo com o tempo programado.

Mas caso você não queira ficar fazendo tanta emenda não se preocupe, pois no mercado já existe modelos de Sensores de Presença com Minuteria e ai basta você seguir o diagrama de instalação do fabricante, seguir o procedimento de alteração do jumper do tempo e pronto a instalação fica bem mais simples e rápida.

Bom agora que você já sabe como ligar esses dois equipamentos você já pode ter mais economia em sua casa, apartamento, condomínio ou empresa, ou ainda se quiser mais segurança basta instalar no lugar das lâmpadas a sua sirene de alarme.

Avalie esta Página

Comentários

comentários

One Response

Deixe um comentário