A importância da norma NR10 para os eletricista e seus clientes

Afinal, o que seria a norma regulamentadora NR10? De fato a norma NR10 é crucial para os eletricista e clientes sendo uma segurança entre ambos os lados. Com isso, confira agora A importância da norma regulamentadora NR10 para os eletricista e clientes e veja também as características e especificações referentes à norma regulamentadora NR10 e mais.

De acordo com a publicação da Portaria 598, homologando a NR 10 – Segurança em Instalações Elétricas e Serviços em Eletricidade, as normas regulamentadora para os eletricistas e profissionais do ramo obtiveram mudanças por causa de diversos acidentes fatais etc.

Confira a importância da norma NR10

O que mudou na norma NR10

Ainda em questão da norma NR10, as causas predominantes dos acidentes fatais referem-se à falta de planejamento das atividades e também em simples procedimentos básicos de segurança que não são obedecidos. Além disso, outra questão que foi levantada é a predominância de acidentes fatais com profissionais de empresas terceirizadas que se agravou devido ao despreparo tanto da empresa que presta serviços quanto o eletricista.

A norma regulamentadora NR10 ainda aponta requisitos rígidos como a presença de um profissional legalmente habilitado como responsável técnico das empresas que prestam serviços, além da realização do treinamento chamado de “Segurança em Instalações Elétricas e Serviços com Eletricidade” para os trabalhadores autorizados com certificado, obter a regularização do número de horas extras diárias e mais.

NR10 dentro das empresas

A norma NR10 ainda pressupõe a Constituição ou regularização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, conhecido como CIPA, de que qualquer tipo de empresa terceirizada em serviços de eletricistas deve obter vinculo com a CIPA e com o SESMT.

A norma aponta programas de proteção ao profissional do ramo, como o Desenvolvimento do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), com o intuito de fazer levantamentos e avaliações, os riscos existentes nos postos de trabalho de campo existentes nas frentes de serviços.

Sobre os equipamentos em geral, a norma NR10 normaliza desenvolvimento e suporte às frentes de trabalho com equipamentos e métodos de resgate compatíveis e adequados às atividades desenvolvidas, ou seja, a empresa fica responsável pela manutenção dos equipamentos de segurança etc.

E com isso, para mais detalhes em geral e informações sobre a profissão eletricista, além de novidades perante a norma NR10 e entre outros destaques do ramo, fique por dentro somente aqui no web site Saber Elétrica e veja também as especificações sobre produtos, características de disjuntores, dicas de como fazer manutenção e instalação de rede elétrica e muito mais.

Avalie esta Página

Comentários

comentários

Deixe um comentário