Scroll Top

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

Você Sabe Qual é o Objetivo e Como Surgiu o Horário de Verão? Como Tirar Proveito desse Período?

Quando começa a chegar outubro as pessoas logo lembram do famoso horário de verão que está chegando, alguns nem ligam já outros sofrem e odeiam essa pratica adotada. Mas você sabe quais os motivos que levam o Brasil adotar o horário de verão?
Quais são os benefícios dessa pratica e quando e quem teve essa ideia que não agrada a muitos porém que é praticada? Se quiser saber essas respostas continue nesse artigo.

História do horário de verão

Toda história do horário de verão teve início em 178

4 com Benjamin Franklin nos Estados Unidos, na época não existia a eletricidade, porém o que foi proposto por Franklin era a economia de cera das velas utilizadas para iluminação. Ele não teve muito sucesso e sua ideia não foi aprovada nem pelo governo nem pela sociedade.

Como Franklin, um neozelandês chamado George Vernon Hudson percebeu que em determinada época do ano a luz do sol nascia bem antes da população acordar, com isso também tomou a frente em publicar projetos para economia em 1898 publicando assim como Franklin artigos sobre as reivindicações do horário de verão.

Em 1907 na Inglaterra um britânico chamado William Willett também teve esse conceito adotado e tentou persuadir todo governo, mas assim como os outros não teve sucesso. Dessa forma iniciou uma campanha chamada de desperdício de luz diurna e com isso obteve a ajuda de outro cientista, Winston Churchill, mas não tiveram suas ideias aplicadas na prática.

Porém um ano depois da morte de Churchill, em 1916 a Alemanha na primeira guerra mundial como medida de economizar carvão adotou o projeto e conceito de Churchill, com isso foi o primeiro evento em 30 de abril de 1916 na Alemanha o primeiro relato do uso do horário de verão.

No Brasil o primeiro teste do horário de verão foi em 1931, mas somente virou regra em 1985, onde passou a ser utilizado todos os anos sempre começando no terceiro domingo de outubro e finalizando no terceiro domingo de fevereiro, tudo isso virou lei em 2008 no Brasil.

 

 Objetivo e conceito do horário de verão

O horário de verão tem como objetivo principal a economia energética, com maior ênfase nos horários considerados de pico no país, pois nesse intervalo de tempo a demanda enérgica tende a ter o maior consumo.

Essa medida do horário de verão somente funciona nas regiões em que ficam geograficamente localizadas distantes da linha do equador, pois nessa estação do ano os dias acabam se tornando mais longo e as noites mais curtas, mas para os estados e países próximos a linha do equador essa pratica já não é tão válida, pois a duração do dia e da noite tem o mesmo tamanho.

Economia de energia

Dessa forma, o adiantamento em uma hora do relógio nos estados distantes da linha do equador tende a diminuir o consumo enérgico no horário de ponta, isso ocorre pois no momento em que todas iluminações estariam ativas e boa parte da população consumindo energia elétrica com outros aparelhos, ao se estender o dia em 1 hora as cargas de iluminação são acionadas mais tarde, diminuindo assim a sobrecarga do fornecimento energético.

Não somente há economia de energia elétrica nas residências, mas também nas usinas hidroelétricas do país.

Com a pratica adotada o consumo energético não fica conciliado com indústria, residência e comercio, mais toda carga de iluminação, com isso os reservatórios das hidroelétricas podem reduzir em 0,4%, isso tudo evita a sobrecarga nos sistemas de fornecimento em até 4,5%, para se ter mais noção isso chega na ordem de 2595 megawatts.

Dicas de como obter mais economia no horário de verão

Como vimos não é tão difícil de saber como podemos aproveitar melhor o horário de verão, mas vamos aqui dar algumas dicas de como extrair o máximo de proveito possível dessa época do ano.

  • Utilize o máximo possível da luz natural do sol;
  • Quando possível evite banhos extremamente quente e prolongados;
  • Não deixe aparelhos em Stand-by, nesse modo o consumo de energia ainda ocorre e não é apenas do led mas de todo circuito interno de cada aparelho;
  • Utilize o ar condicionado com mais sabedoria, feche todo o ambiente, coloque uma temperatura baixa até resfriar o ambiente e depois deixe uma temperatura mais agradável, assim o ambiente ficará fresco por mais tempo;

Essas são algumas dicas do que pode-se fazer para economizar mais com o horário de verão, agora ajuste seus relógios, as rotinas e obtenha o maior proveito possível com as boas práticas. Boas instalações.

Você Sabe Qual é o Objetivo e Como Surgiu o Horário de Verão? Como Tirar Proveito desse Período?
5 (100%) 1 vote

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

Saber Elétrica - trata-se de um web site totalmente totalmente voltado ao mercado da elétrica e eletrônica em geral. Visando reunir e trazer para você leitor mais informação e dicas sobre o assunto. Um projeto idealizado e administrado por Luiz Jacques.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.