Aprenda a fazer um Orçamento para Instalações Elétricas

 É comum que o profissional autônomo encontre dúvidas na hora de elaborar um orçamento, frente a um serviço que já não tenha feito antes. Fazer uma proposta justa, que cubra todos os gastos e que não esteja muito além do valor de mercado pode ser determinante para o fechamento do negócio.

Acompanhe conosco as dicas para fazer um bom orçamento, e facilite sua organização com as planilhas disponíveis para download no fim do artigo.

Planilha sobre como elaborar orçamento em instalações elétrica

 Um autônomo que faz uma proposta justa com um orçamento organizado transmite uma imagem de profissionalismo para o cliente

Assista a palesta uma sobre orçamento de instalações elétrica

Como orçar?

A primeira preocupação em fazer o orçamento de uma obra é o levantamento de gastos. Para fazer uma proposta consistente, sugerimos este passo-a-passo:

  •  Enumere e estime o tempo necessário para a conclusão de cada etapa, levando em conta quantos profissionais vão trabalhar na obra.
  •  Faça uma lista de materiais necessários para apresentar ao cliente. Caso seja definido que é ele quem fará a compra, não é necessário colocar o preço de cada item.
  • Para determinar um valor final, pense em quanto o eletricista ganha por hora trabalhada na sua região, e baseie o preço somando essas horas com os gastos anteriores, incluindo os deslocamentos. Admita uma margem de lucro que seja competitiva, nem muito alta nem muito baixa.
  • Para ter uma base, mantenha-se informado de quanto cobra a sua concorrência pelo mesmo tipo de serviço.

Como elaborar orçamentos de mão de obra

Exemplo de uma planilha simples de orçamento feita em Microsoft Excel, disponível para download no fim do artigo

Dicas:

  • Caso o cliente ache seu valor final muito caro comparado com a concorrência, mostre seu diferencial em relação aos outros. Apresente um projeto elétrico baseado na planta da casa, argumente que a instalação segue as normas de segurança da NBR5410 e faça um orçamento detalhando os custos para convencê-lo. Mostrar profissionalismo é a melhor forma de ganhar a confiança dos clientes.
  • Mantenha preços fixos tabelados para o mesmo tipo de serviço. Se para cada cliente for sempre cobrado preços diferentes pelo metro quadrado do mesmo tipo de instalação, você corre o risco de perder parte da clientela caso não justifique essa diferenciação. O cliente pode pensar que está sendo enganado.

Melhore sua organização na hora do orçamento com uma lista de serviços tabelada, também disponível para download

  •  Divulgue se trabalho, seja pela internet ou através de parceiros como lojas ou outros profissionais. Distribua sempre o cartão de visita e peça para seus clientes divulgarem seu trabalho caso tenham gostado do resultado final. 

Tabelas

Recomenda-se a utilização de tabelas e planilhas feitas pacote Office para a criação de orçamentos e para a sua própria organização pessoal. Segue abaixo as tabelas usadas nesse artigo, já com algumas linhas de exemplo preenchidas:

Conclusão

Fazer um orçamento sólido que inspire confiança no cliente pode justificar até um preço mais elevado. Tente sempre ganhar confiança através do profissionalismo e da boa reputação. Pode ter certeza que qualquer esforço para fazer um trabalho bem feito será recompensado na construção de boas referências enquanto profissional.

Aprenda a fazer um Orçamento para Instalações Elétricas
5 (100%) 4 votes

Comentários

comentários

20 Comments

Deixe um comentário