Scroll Top

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

Portão Eletrônico Abrindo Sozinho – Saiba Como Resolver

É inevitável que qualquer tecnologia não tenha falhas ou seja burlada não é mesmo? Pois bem nesse post iremos abordar o famoso assunto dos portadores de portões automáticos em residências. Por que meu portão abre sozinho?

Portão automático é a tecnologia mais utilizada em automações residenciais e claro uma automação que livra você de tomar aquela chuva para abrir o portão da sua garagem e até mesmo lhe oferece uma maior segurança para entrar e sair de sua garagem durante a noite, mas para que seja seguro você deve garantir alguns pontos muito importantes para que tudo funcione como planejado.

Funcionamento do controle remoto do portão eletrônico

Todo portão eletrônico acionado por controle remoto e com uma placada de comando é acionado através de frequências de rádio com uma baixa potência de controle no portão, ou seja, um único sinal ira ativar os contatores do motor e fará ele rotacionar no sentido horário ou ante horário.

Na placa de controle dentro do controle existe algumas chaves, essas devem possuir mesma configuração das que estão na placa eletrônica na central, esses interruptores são responsáveis por realizar a comunicação entre motor controle através das ondas emitidas ao acionar o botão do controle, ou seja, a configuração contida no seu controle é o endereço que deve ser único.

Resolvendo o porque do portão automático abre sozinho

No momento da instalação de um portão eletrônico alguns cuidados importantes devem ser tomados a fim de evitar que o portão venha abrir sozinho em algum período do dia. Antigamente eram instalados portões com frequências de 292MHz e 325MHZ e dessa forma era muito comum que um vizinho acionasse o portão do outro, pois as configurações dos interruptores eram poucas e as frequências únicas.

Hoje em dia o risco de um portão eletrônico abrir sozinho é bem baixo, porém não deixa de existir. O Risco ocorre se em alguns momentos da instalação e programação do portão ocorrer alguma interferência de sinal por intermédio de antenas, alarmes de carro, torre de sinal de celular ou tv que possuírem a mesma frequência aplicada naquele portão no momento em que for acionado o controle, dessa forma esse sinal extra será adicionado na placa central sem que você perceba, e dessa forma toda vez que esse sinal parasita for acionado o seu portão será comandado por ele.

Empresas fabricantes estudam meios mais sofisticados de proteger os sinais de rádio frequência emitidos pelo seu controle remeto por exemplo, pois existem aparelho capazes de descobrir a sua frequência quando você está acionando seu controle para entrar em sua garagem, dessa forma criminosos podem entrar facilmente em sua residência em um momento em que você não estará presente. Uma das marcas mais conceituadas em bloquear os sinais emitidos e evitar a clonagem dos mesmos é a Linear, essa marca criou receptores e controles remotos independentes com uma tecnologia superior a desses equipamentos utilizados no mundo da marginalidade.

O que de fato pode fazer meu portão abrir sozinho?

portão eletrônico

Para ajudar você na solução desse terrível problema, vamos elencar abaixo cinco tópicos que irão solucionar de uma vez por todas o seu problema da abertura do seu portão sem que você esteja acionando:

  1. Interferência de sinal de outro controle na criação do programa:
    • Possivelmente na hora em que o técnico estava criando o programa do seu portão eletrônico algum outro sinal na mesma frequência foi acionado no mesmo instante, azar ou malandragem? Mas tem saída, basta você realizar um novo procedimento de programação e seu problema será solucionado;
  2. Botão com defeito:
    • É comum que na trilha da placa eletrônica do seu controle se danifique com o tempo, pois é uma das partes mais utilizadas e com isso caso ocorra alguma anomalia nesse pedaço da trilha irá ocorrer o contato involuntário e acionar seu portão. Caso esse seja seu problema, compre um novo controle e faça a nova programação;
  3. Interferência de sinal parasita externo:
    • Pode ocorrer por puro azar, e dessa vez é mais difícil ser malicioso, que alguma onde emitida por rádio pirata, alarme de veículo, sinais de antenas de celular ou tv que estejam na mesma frequência do seu portão e que no momento em que você estava programando e acionou o botão essa frequência passou por ali, a sua placa irá capta-la e assim toda vez que ela vir a dar uma voltinha por perto o seu portão vai saudá-la;
  4. Controle remoto antigo:
    • Os controles remotos antigos possuíam anéis de configuração em seu interior e com isso poderia ser clonado facilmente, visto que as combinações eram bem enxutas. Sendo assim se seu portão estiver abrindo sozinho e seu controle é antigo, corra e troque por um mais moderno, pois certamente ele foi clonado;
  5. Brincadeira de criança:
    • Quem tem criança sabe bem as peripécias que podem aprontar, então se tudo que foi listado acima foi visto e feito e refeito, seus equipamentos estão em perfeita ordem, então é melhor deixar o controle em um local mais seguro e longe dos pimpolhos.
Portão Eletrônico Abrindo Sozinho – Saiba Como Resolver
5 (100%) 1 vote

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

Saber Elétrica - trata-se de um web site totalmente totalmente voltado ao mercado da elétrica e eletrônica em geral. Visando reunir e trazer para você leitor mais informação e dicas sobre o assunto. Um projeto idealizado e administrado por Luiz Jacques.

Cadastre e Receba Conteúdo Gratuito Sobre Elétrica

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

23 Comentários

  1. jose carlos disse:

    meu portao era certinho depois que coloquei para abrir na luz alta do carro meu portao abri sozinho sem acionar o controle o que eu faco

    • Luiz Jacques disse:

      Deixa eu ver se entendi; você diz que quando colocou o comando de abrir o portão no sistema de luz alta do carro ele abri sozinho. Nesse caso precisa ver se esta havendo alguma interferencia ou se o farol do carro não esta emitindo o sinal mesmo estando apagado. Precisaria saber se o problema acontece quando o carro esta próximo ao portão ou a qualquer momento.

  2. marineide disse:

    Bom dia Luiz, obrigada pela página é de muita utilidade.O meu portão além de abrir sozinho, quando acionado não consegue subir até o final. Ele tem 10 anos. Tá na hora de trocar o motor ou só a placa? Gostaria da sua opinião. Obrigada.

  3. Fernando disse:

    O meu portão também abre sozinho quando há falta de energia (força), se faltar energia, na hora em que ela volta ele abre o que fazer?

  4. Clerisvan disse:

    O meu portão também abre sozinho quando há falta de energia, ainda sem solução…

    • É preciso verificar a instalação da placa do motor. Pode ser que quando a o circuito da placa é realimentado ele esteja mandando o comando para que os relés ativem fazendo com que o motor entre em funcionamento.

      Outra coisa pode ser que o funcionamento do motor esteja invertido, ou seja quando você manda o comando para abrir o portão você esta na verdade “cortando” a energia do motor instalado no portão. O mesmo acontece quando acaba a energia elétrica ela corta a energia do motor com isso o motor fica livre e o peso do portão faz com que ele abra.

      Bom todo caso eu recomendo você chamar um técnico.

    • Ronaldo schorr disse:

      Tava com este problema fui na placa de comando e tirei o juper a onde dizia tom deu serto paro de abrir com falta e vota de energia

  5. Realmente, com as tecnologis disponíveis nos dias de hoje, podemos contar com controles bem mais modernos e difícilmente ocorreria de um portão ser acionado sozinho. Porém, como muito bem citado acima, existem as pessoas que trabalham do lado negativo da força…! Vivem maquinando o mau o tempo todo e, a tecnologia também está disponível para eles! Sempre recomendo aos nossos clientes que adicionem travas ao portões, pois assim, inibem um pouco mais, caso o portão tenha falhas. fica a dica. Portões de garagem
    abs!

  6. carlos disse:

    Meu automatizador é ppa de abertura de 5 segundos. Por algumas vezes, saio e fecho normamente pelo controle, acontece que qdo volto pra casa ele está aberto. o que pode ser? tenho sensor anti-esmagamento tambem.

  7. ELAINE CRISTINA DA SILVA SILVA disse:

    fui assaltada na porta da minha casa,e levaram o controle agora estou com medo .tem como mudar a configuraçao do controle

  8. ELAINE CRISTINA DA SILVA SILVA disse:

    obrigada pela explicação deu certinho adorei o seu site,so me tire uma duvida então quer dizer que o controle que me foi roubado não funciona mais o código agora é outro.existem vários códigos na central!

    • Após a reprogramação da central ela retorna a configuração de fabrica sendo assim os controles que tinham cadastro precisaram ser reprogramados novamente seguindo o mesmo procedimento de cadastro dos controles.

  9. SERGIO ROIK disse:

    tenho dois portões um em cada botão do controle volta e meia tento abrir os portões
    e ele não abrem nem um e nem o outro com vários controles após alguns tempos volta a funcionar normalmente, será que existe alguma frequência interrompendo o sinal dos controles

    • Olá Sergio, Bom nesse caso peço que verifique se a bateria do controle esta com carga, ou seja carregada. Outro ponto que pode dar problemas no controle é verificar se o mesmo não sofreu nenhuma queda, pois ao derrubar o controle no chão possa ser que a bateria se desloque dentro dele fazendo com que haja interferência no funcionamento. No caso de ter alguma frequência interrompendo o funcionamento não acredito que seja isso. O mais provável é que esteja com a bateria fraca mesmo ou que ele tenha caído no chão e danificado a placa ou somente deslocado a bateria. Qualquer dúvida é só entrar em contato. Espero ter ajudado.

  10. SERGIO ROIK disse:

    Obrigo amigo, descobri o defeito, o disjuntor de energia estava chiando e tinha horas que interrompia a energia do motor sem interromper as luzes da garagem, abraços:

  11. ana carla dos santos diniz disse:

    O portão de casa abri sozinho mesmo o controle nao estando aquiii… Abree fica uma hr aberto depois fecha… O q faco

    • Olá Ana Carla nesse caso possa ser que a central de comando do motor esteja com algum temporizador. Bom como foi colocado por você que ele abre e fica uma hora e depois fecha sem nenhum comando do controle, outro ponto possa ser que a própria central do motor esteja com defeito. Aconselho nesse caso chamar um técnico para averiguar com mais precisão mas antes de comprar procuro um profissional honesto e qualificado.

  12. Mário Feitosa disse:

    Boa tarde, fui trabalhar pela manhã 07:00, acionei os sensores de presença da minha casa(fica em todas as portas e no portão da garagem) fechei o portão automático e fui trabalhar, por volta de 15:30, por sorte recebo uma ligação do meu vizinho que vinha chegando em casa, que meu alarme tinha disparado e meu portão da garagem estava ABERTO! O que tenho que fazer psra não acontecer mais isso, trocar a placa? (AC4-FIT). Me ajude!

  13. menossi disse:

    boa tarde como faço para regular o portão ppa para fechar automatico em 30 segundos

  14. Carlos disse:

    Boa tarde, sempre que falta energia meu portão abre e não fecha, sendo necessário abrir a placa de comando mexer mexer e não sei como ele volta a funcionar, o que devo fazer?

    • luizjacques disse:

      Primeiro precisaria saber quando começou a dar tal problema, tal posso ter ocasionado um leve curto e isso fez com que a placa não viesse a funcionar corretamente ou talvez deu algum problema no programa da placa.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.