Sistema de Proteção por Gaiola de Faraday

Quando o assunto se trata de proteção elétrica em edificações com sensibilidade de equipamentos elétricos, nós ouvimos direto a questão de aterramento, para raio, e tudo mais que você ouve sempre, mas enfim, proteger um prédio é relativamente simples, mas e como garantir a qualidade de elétrica dos equipamentos em um ambiente hospitalar? Você é capaz de indicar a melhor maneira de fazer a proteção contra descargas elétricas externas?

Pois bem, boa parte dos profissionais no ramo da elétrica vão no método de proteção eletromagnética ou pelo método de Franklin, onde ambos consistem em uma haste vertical com uma altura superior à da edificação e a malha é feito no subsolo. Porém, para locais de trabalhos como ambientes hospitalares, em que os equipamentos são sensíveis a variações de energia na rede e que uma descarga elétrica poderia comprometer todo sistema é preciso pensar em algum método de proteção mais eficaz.

Vantagens do método de Proteção por Gaiola de Faraday

Proteção por gaiola de faraday conhecido como um dos melhores contra descargar atmosférica

Dessa forma, o método de proteção por Gaiola de Faraday sai na frente nesse trabalho, pois conforme estudado no artigo em que explicamos o que é a Gaiola de Faraday e vimos como sua blindagem funciona, podemos certamente aplicar uma Gaiola de Faraday num sistema de proteção de descargas elétricas.

O Sistema de proteção por Gaiola de Faraday é nomeado como um dos níveis mais alto de proteção contra descargas atmosférica e isso se deve à estrutura montada em toda edificação, porém, tudo exige muita pericia, pois para se implementar uma proteção elétrica por modo de Gaiola de Faraday é preciso que o projeto seja realizado com alto grau de conhecimento para que após implementado compense o custo investido no sistema.

Projetando um sistema de Proteção por Gaiola de Faraday

O método de proteção por Gaiola de Faraday basicamente é formado com a instalação de um sistema captor de energia elétrica, esse sistema por sua vez é formado por condutores horizontais, ao contrário dos outros dois tipos que são por condutores verticais. Nesse método Gaiola de Faraday os condutores que estão na horizontal são interligados de forma com que fique como uma rede, ou seja, uma malha de condutor. No momento do projeto dessa malha um fator levado em conta é o grau de proteção que o ambiente necessita, dessa forma o engenheiro projetista saberá se deixa os condutores mais próximos ou mais distantes, pois a malha quanto mais fechada melhor é a proteção fornecida. 

Normativas referente a Proteção por Gaiola de Faraday

Para se projetar um sistema de proteção por Gaiola de Faraday é preciso se basear em uma normativa, assim o projeto será dentro da lei vigente no país. Para as questões de proteção por Gaiola de Faraday o projetista deverá atentar a norma NBR5419 e fazer o projeto de acordo com a tabela de nível de proteção conforme descrito abaixo:

Além dessa normativa, os projetistas de proteção por método de Gaiola de Faraday ainda aplicam uma norma britânica (BS 6651), onde é aplicado condutores verticais de 30 – 50cm de altura, distantes entre si por aproximadamente de 5 a 8m por toda malha do sistema, vale lembrar que é rejeitado qualquer hipótese em aplicar condutores elétricos na parte interna da edificação em paralelo aos condutores da malha do sistema de proteção. Por fim, para termos uma noção do volume protegido em método Gaiola de Faraday, uma malha medindo 5 x 10m consegue proteger uma edificação com volume de 20 x 20 x 30m (h, c, l).

Sistema de Proteção por Gaiola de Faraday
5 (100%) 1 vote

Comentários

comentários

Deixe um comentário