Rede Elétrica Separada da Rede de Telefonia – Mito ou Verdade?

Ao projetar uma casa ou então quando foi solicitado a instalação de rede de telecomunicação em sua residência você ouviu em algum momento sobre a passagem da fiação de telecomunicação na mesma tubulação da rede elétrica.

Bom é provável que nesse momento você ouviu de alguns que isso pode ser feito sem problemas, mas também ouviu que não pode.

Mas afinal, pode ou não passar fiação de telefone, internet, TV junto com a da rede elétrica? Pois bem, nesse artigo vamos solucionar de vez essa inquietação que existem em você.

Características dos tipos de circuitos elétricos

Antes de sairmos falando os motivos que levam a essa discussão vamos procurar entender melhor como funcionam cada tipo de fiação e seus condutores.

Começando pela energia elétrica sabemos que os seus condutores são envolvidos com uma capa plástica isolante, dessa forma evita que curto circuitos sejam ocasionados, pois em uma única tubulação existem mais do que um condutor de energia. Essas capas são rigorosamente fiscalizadas pelo INMETRO de acordo com as regras impostas pela ANATEL.

Os cabos de telecomunicação por sua vez são mais elaborados, pois sua função principal é a transmissão de dados, com isso esses cabos em sua grande maioria contém um condutor envolvido por um dreno e tudo isso é envolvido por um cabo isolante e alguns ainda possuem mais uma capa de proteção contra ruptura, como é o caso dos HDMI.

Esse dreno contido no cabo é o responsável por isolar os sinais de ruídos que podem ocorrer ao longo do condutor, esses ruídos são prejudiciais para a transmissão de dados, em telefones podem ocorrer chiados e em cabos de rede a lentidão de conexão.

Eletricidade VS Comunicação

 

Os condutores de eletricidade quando submetidos a uma diferença de potencial acabam gerando em sua volta um campo magnético, esse campo pode variar sua intensidade de acordo com o fluxo de corrente que existe naquele conjunto de condutores dentro de uma tubulação.

Campos magnéticos podem ser captados por qualquer outro condutor de eletricidade e isso inclui os cabos de comunicação.

Por mais que cabos de comunicação sejam fabricados para transmitir dados e baixas tensões em corrente continua, esses cabos também são condutores de eletricidade e com isso podem facilmente interromper qualquer fluxo magnético.

Dessa forma imagine que o condutor de dados da sua rede telefônica residencial esteja passando por uma tubulação de grande quantidade de condutores elétricos, o campo magnético nesse condutor corre o risco de ser alto e com isso interferir no funcionamento do seu aparelho de telefone.

Dependendo da intensidade do campo é impossível o uso do aparelho e isso causa uma irritação enorme, claro que isso é muito variável, pois depende da amplitude do campo magnético gerado para que seja possível notar sua presença.

Recomendação da ANATEL

A ANATEL por sua vez tem como via de regra a separação dos circuitos tomando em conta mais a segurança do que esses fenômenos que podem ocorrer, sendo assim a ANATEL recomenda a separação de circuitos em tubulações independentes a fim de proteger os circuitos em caso de danos, ou seja, caso ocorra algum acidente na fiação elétrica as demais estão isentas e assim por diante.

Concluindo

Na maioria dos casos é imperceptível a interferência do campo magnético nas redes de telecomunicação, porém não é válido pagar para ver, então seja no projeto de sua nova casa ou na instalação de um novo ponto de telecomunicação veja muito bem onde vai passar suas fiações, procure sempre seguir a regra de circuitos separados por segmento e realizar o aterramento da rede elétrica de forma correta, assim você dificilmente será afetado pelos ruídos.

Rede Elétrica Separada da Rede de Telefonia – Mito ou Verdade?
5 (100%) 1 vote

Comentários

comentários

6 Comments

Deixe um comentário