Aprenda Como Regular Tensão com Resistor Fixo

Uma das missões de um eletricista quando se depara com circuitos que demanda uma queda de tensão para aplicar determinado equipamento ou então que a tensão seja regulada de acordo com as condições da rede, é em como fazer essa regulagem de forma simples, barata e eficaz.

Comumente é utilizado potenciômetros, que nada mais é que um resistor que possui a capacidade de alterar o valor de resistência sem que seja removido do circuito, o que é fácil de verificar seu trabalho, onde podemos ver em dimmer ou controlador de volume de rádios.

Mas e como regular uma tensão utilizando apenas resistores de valores fixos? É possível fazer isso? Quais cuidados tomar na hora de projetar e instalar? Enfim, essas perguntas iremos te responder de forma simples e descomplicada aqui nesse artigo, acompanhe.

Resistores, afinal o que são e pra que serve?

Resistores basicamente nada mais é do que um componente eletrônico capaz de controlar o fluxo de corrente continua que circula por um determinado circuito, esse componente pode ser de valores fixos ou variáveis.

Os resistores variáveis como dito acima são os famosos potenciômetros, já os resistores de valores fixos são componentes que não possuem variação de seu valor, ou seja, estarão sempre entregando para o circuito a mesma corrente, dissipando a mesma potência e resistindo a passagem de corrente sempre com a mesma grandeza, então para que se regule uma tensão com resistor fixo você terá que emprega-lo no lugar e valor correto.

Projetando um regulador de tensão com resistor fixo

 

Reduzir tensão com resistor

De forma rápida e descomplicada, o método que iremos utilizar para fazer essa regulagem de tensão será em provocar uma queda de tensão no circuito e poder entregar o que necessitamos para nosso equipamento, com isso nosso objetivo é manter a tensão e corrente necessária para o equipamento e controlar a dissipação de calor e ruídos do circuito.

Dessa forma, vamos utilizar da lei de Ohm para estabelecer o valor ideal para nosso resistor (R = V ÷ I), sendo assim vamos utilizar uma maneira mais didática de ensinar, vamos usar um exemplo, no nosso caso vamos fazer a redução de 12V para 6,8V entregando ao nosso equipamento 3 A de corrente, isso tudo para instalar um equipamento em um veículo qualquer.

Sabemos que todo veículo que entrega 12V possui ruídos e esse valor na verdade acaba sendo de 13,8V, dessa forma devemos analisar qual será a quantidade de tensão que devemos reduzir para entregar a tensão correta em nosso equipamento, portando teremos V redução = V rede – V equipamento (V=13,8 – 6,8 = 7V), sendo assim para calcular nosso resistor ideal aplicando lei de Ohm teremos:

Formula de Ohm para calcular valor da resistência de um resistor

Um ponto importante é na dissipação de calor, afinal todo resistor quando aplicado em um circuito tende a esquentar, então aplique a lei de Ohm para saber a potência do seu resistor e na hora de comprar o componente opte pelo que possua o dobro do valor calculado, nesse caso nosso valor de potência calculado será de 21W, pois P = I x V, sendo assim um resistor comercial próximo desses valores é o de 2,5Ω x 40W.

Resolvendo problemas com o consumo.

A tensão está regulada e fixa, porém o consumo de um rádio instalado em um veículo pode variar, afinal somente de aumentar o volume a corrente pode pular de 3 A para 4 A, então para isso precisamos acoplar em nosso circuito um regulador de tensão realmente eficaz quando esse consumo mudar e vamos fazer isso da maneira mais simples.

Podemos utilizar nesse caso o regulador 78T06 em conjunto com um transistor de potência para que seja amplificado a corrente de saída e com isso não termos problemas com falta de corrente na operação do equipamento, nesse caso o transistor deverá ser NPN e uma dica é o 2N5881.

Algumas outras dicas como o uso de um capacitor na entrada e na saída do seu regulador para proteger contra grandes surtos, adicionar um resistor de 470Ω x 0,25W entre a saída e o terra também é valido para estabilizar a saída do transistor. E claro lembre-se que esse circuito deverá conter um dissipador de calor e o uso de uma boa pasta térmica para manter tudo sob perfeito funcionamento.

Regulador de tensão não tem segredo, basta deixa-lo trabalhar de cabeça sempre fria que ele terá uma vida longa pela frente, boas instalações.

Avalie esta Página

Comentários

comentários

Deixe um comentário