Scroll Top

Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuita sobre elétrica

Conheça as Smart Grids: Revolução no sistema de medição e distribuição de energia elétrica

O antigo medidor eletromecânico, popular “relógio de luz” responsável pela leitura manual que vai para a conta de energia das residências de hoje pode estar com os dias contados, e já vem sendo substituído por um modelo digital, preparando o terreno para a implementação de redes inteligentes, as Smart Grids.

Acompanhe o nosso artigo e fique por dentro do que pode ser uma revolução no sistema elétrico de medição e distribuição no Brasil para os próximos anos.

Medidor eletromecânico analógico – Popular “Relógio de Luz” traz diversos problemas ao consumidor

Os problemas do modelo analógico de medição

Convivemos todos os dias com as inconveniências e vulnerabilidades da tecnologia de medição analógica, que vigora já há tantos anos no país. Caso haja algum problema na rede elétrica, impedindo seu funcionamento, é necessário acionar a concessionária por ligação telefônica, para que tome ciência do ocorrido e só depois sermos atendidos. Em caso de corte de energia elétrica, o deslocamento dos eletricistas para a religação manual pode demorar horas, assim como qualquer outro serviço de manutenção dos cabos.

Mais praticidade na manutenção com uso dos Smart Grids

A visita de um eletricista para efetuar medidas e ajustes simples pode ser evitada com o uso de Smart Grids, que se ajustam e enviam informações automaticamente à concessionária

Esse sistema analógico que necessita de visitas humanas para efetuar medições é arcaico, e contrasta com outros serviços mais modernos que temos no mercado, como o de telefonia e internet, que são informatizados. Caso sua internet seja cortada ou enfrente problemas técnicos, a central recebe informações automáticas que a deixam ciente desse tipo de problema. Muitas operadoras já incluem gravações pré-programadas que orientam o consumidor caso ele ligue nesses momentos de crise.

Outro contraste está entre a conta de telefone e a conta de luz que recebemos todos os meses. Enquanto no telefone temos um controle preciso do valor gasto em cada ligação, incluindo os minutos falados e a data e hora da chamada, na conta de luz tudo o que temos é o total medido e o valor correspondente a esse total. Não dá para saber precisamente qual circuito da residência consumiu mais energia naquele mês, tornando mais difícil estabelecer um controle do consumo por parte do cliente.

A conta de energia elétrica de hoje não apresenta nenhum detalhe na utilização, apenas o valor consumido e a quantia a ser cobrada. As Smart Grids vem com a proposta de medições em tempo real disponíveis na internet.

Além disso, o sistema analógico é vulnerável a adulterações, os famosos “gatos” que só podem ser detectados no mês seguinte, mediante à uma nova medição. Para sanar essas deficiências surge um modelo automatizado, o Smart Grid.

O que são Smart Grids?

As chamadas Smart Grids nada mais são que uma tentativa de modernizar também nosso sistema de medição, agilizando o trabalho da concessionária e ajudando na economia e controle do consumidor. Trata-se de um sistema inteligente, ele é autoajustável, ou seja, é capaz de detectar flutuações na rede elétrica e tomar medidas automáticas para corrigir pequenos problemas. Além disso, processos como o corte e religamento de energia tornam-se também tarefas automatizadas e muito mais rápidas, como acontece como os serviços de internet de hoje em dia.

Smart Grids informará a concessionária sobre a distribuição de energia elétrica através de medidores digitais inteligentes

As Smart Grids vêm com a proposta de obter informação em tempo real através da rede, informatizando a distribuição de energia elétrica através de medidores digitais inteligentes

Um outro recurso interessante na implementação de Smart Grids é a monitoramento em tempo real do consumo de energia disponível para o consumidor. O cliente pode acompanhar o consumo da sua residência diretamente pela internet com atualizações regulares, podendo saber exatamente qual horário mais energia é consumida e o total parcial da conta que virá no fim do mês, programando sua economia.

Smart Grids e Sustentabilidade

Uma das apostas mais surpreendentes das Smart Grids está geração distribuída, que consiste numa alternativa ao modelo de geração de energia fortemente pautado numa única fonte geradora.

Sabemos que hoje em dia dependemos totalmente da concessionária para obter energia elétrica, salvo uma minoria das residências que conta com placas solares ou geradores de energia eólica capazes de prover uma parte da energia necessária ao consumidor.

Incentivo a investir em energia solar

A energia solar convertida e não utilizada pode ser automaticamente revendida à concessionária através das Smart Grids, com abatimento na conta de energia elétrica

A proposta da Smart Grid é incentivar esse tipo de geração, integrando ao sistema de distribuição elétrica, numa geração distribuída, onde o excedente da energia produzida pelo consumidor pode ser revendido à concessionária gerando um abatimento na conta de luz. Essa é uma medida muito interessante que já vigora em países europeus como Portugal.

Conclusões

A Smart Grid é uma tecnologia que já vem sendo implementada com a chegada dos medidores digitais, capazes de medição em tempo real e cobrança da Tarifa Branca, onde o preço da energia elétrica é diferenciado dependendo da hora do dia.  As melhorias na implementação desse medidor ainda estão em curso e prometem trazer mais eficiência e segurança para o consumidor, agilizando o serviço que antes dependia do deslocamento de eletricistas.

A geração distribuída já é realidade no exterior e promete impulsionar a geração doméstica de energia, modernizando nosso sistema de geração. Para mais informações sobre geração de energia solar.

Conheça as Smart Grids: Revolução no sistema de medição e distribuição de energia elétrica
5 (100%) 1 vote

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

Saber Elétrica - trata-se de um web site totalmente totalmente voltado ao mercado da elétrica e eletrônica em geral. Visando reunir e trazer para você leitor mais informação e dicas sobre o assunto. Um projeto idealizado e administrado por Luiz Jacques.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.