Instalação Residencial de Tomada USB

Os avanços no ramo da eletrônica são visíveis no dia-a-dia, surgindo aparelhos cada vez menores e mais poderosos que levamos conosco para todos os lugares.

No entanto, as baterias utilizadas nesses dispositivos vêm encontrando uma barreira na sua evolução, sendo um desafio para os cientistas modernos desenvolver baterias que fujam do padrão feito de lítio vigente hoje no mercado, com autonomia de algumas horas.

Não é raro nos depararmos com a situação de bateria vazia no meio de expediente de trabalho e ter que buscar uma tomada e recorrer ao carregador do dispositivo, que nem sempre está disponível.

o avança tecnológico faz com que nos adaptemos, com isso faz se necessário a instalação de tomada USB

Conheça as Tomadas USB, um padrão que atende à demanda de carregar celulares e outros dispositivos portáteis

Outra alternativa é sacar o famoso Cabo USB, atualmente compatível com a grande maioria dos dispositivos portáteis. Nesse caso, no entanto, temos que nos preocupar em achar um computador para plugar e carregar nosso aparelho. Será que essa busca é mesmo necessária?

Quais as vantagens de possuir uma tomada USB?

Afinal qual a vantagem na instalação de tomada USB em minha residencia

  • Além de ser mais econômica que os carregadores comuns, esse dispositivo promete carregar bem mais rápido os aparelhos conectados se comparado à porta USB de um computador, por exemplo.
  • A maioria dos carregadores carrega apenas um equipamento por vez, com corrente de trabalho por volta de 1000mA, enquanto uma tomada USB é vendida com no mínimo um par de entradas, com corrente de trabalho de pelo menos 1500mA.
  • O módulo USB é bivolt, ou seja, qualquer tomada da residência pode ser substituída.
  • Garante comodidade dispensando o uso de computadores e do carregador do dispositivo. É necessário apenas o cabo USB, que é muito mais leve e portátil que o carregador.

Como fazer a instalação de uma tomada USB?

A instalação de uma tomada USB não é diferente da de uma tomada comum. Os fabricantes em geral se preocuparam em manter o mesmo padrão que estamos acostumados. Basta seguir os passos abaixo para aprender a substituir uma tomada comum por USB:

como fazer instalação tomado USB

Tomada USB mista, com indicação para fase, neutro e terra

  • Desligue a chave geral, para evitar acidentes elétricos na instalação, como recomenda a norma NBR 5410.
  • Retire a tomada antiga, desparafusando o espelho, o suporte e os fios condutores.
  • Encaixe a tomada USB no suporte que vem incluso
  • Corte a ponta dos condutores para fazer novamente a decapagem, caso seja necessário. Recomenda-se 6mm de fio desencapado para conectar na tomada.
  • Respeite as instruções do fabricante, em geral vem sinalizado onde entra a fase e o neutro na parte posterior do dispositivo (para instalações monofásicas). Caso sejam duas fases (instalação bifásica) não há diferenciação no terminal, apenas verifique se o equipamento é mesmo bivolt como é padrão no mercado. Atenção também para o pino terra do dispositivo.
  • Parafuse o suporte e o espelho que veio no conjunto, e ligue novamente a chave geral para testar a tomada

Conclusões

Já é possível adquirir um conjunto USB para instalação residencial por menos de R$ 40,00 no mercado, sendo um grande diferencial para a residência possuir esse tipo de instalação.

Em termos de conforto e modernidade, valoriza bastante o imóvel, trazendo facilidade para o morador ter uma tomada USB próximo da cabeceira da cama, por exemplo.

Instalação Residencial de Tomada USB
4 (80%) 1 vote

Comentários

comentários

4 Comments

Deixe um comentário