Saiba Mais Sobre Bomba Centrífuga

No mundo dos eletricistas com certeza já te perguntaram, “você instala bomba centrífuga?”, ou então, “o que é esse raio de bomba centrífuga?”, pensando nessas interrogações resolvemos fazer esse artigo  para esclarecer algumas dessas questões sobre esse assunto.

Pra que serve e o que é uma bomba centrífuga?

Bomba centrífuga é conhecida na engenharia como uma turbo máquina, esse equipamento tem como sua principal função bombear líquidos em três diferentes estágios:

  • Elevando;
  • Pressurizando;
  • Transferindo.

Dessa forma as bombas centrífugas são utilizadas em diversos lugares desde áreas rurais até industriais e residências, podendo ser aplicadas para realizar irrigações, saneamento básico, edifícios residências, poços, enfim em toda e qualquer situação que você deseja trabalhar um liquido.

Como funciona uma bomba centrífuga

Uma bomba centrífuga é composta por um rotor que trabalha como se fosse uma turbina, onde essa vai doar energia conforme o liquido trabalhado escoa de forma continua pelas palhetas do rotor, daí o nome centrífuga, pois é a força gerada para realizar a ação das forças de inércia.

As bombas centrífugas recebem potência de motores elétricos, diesel ou até mesmo turbina a vapor, isso tudo para que o fluido possa ser transferido girando o rotor da bomba e fazendo a transferência de energia na forma cinética, que conforme aumenta a velocidade a sua energia é convertida em pressão.

A entrada da bomba centrífuga pode ter pressão positiva, negativa ou vácuo. O fluido quando entra pelo bocal da bomba é direcionado para os rotores onde irão ceder a energia citada acima, vai ocorrer a transformação de energia através de um dispositivo interno de conversão e o liquido sai pelo que chamamos de bocal de recalque.

  • Montagem da tubulação de sucção

A sua tubulação para ligação da bomba centrífuga deve ter um apoio estruturado para que não suporte o peso da sua bomba e a mesma devem estar o mais próximo possível do liquido trabalhado, lembre-se de usar no bocal de sucção uma união e tudo deve estar em um espaço suficiente para futuras manutenções.

A tubulação de sucção a ser instalada para trabalhar com sua bomba não pode exceder 6m de distância e devem estar o mais reto possível, lembre-se de usar tubulações curtas a fim de aproveitar melhor a pressão do sistema.

Vale lembra que para trabalhar líquidos quentes, vai ser preciso prever em seu projeto uma altura que evite vaporização, ou seja, cavitação à entrada do rotor de sua bomba.

  • Montagem da tubulação de recalque

O bocal de recalque de sua bomba deve ter uma união, nela você acopla o conjunto com um “Tê”, cotovelo e um bujão e isso facilita na operação de escoamento do liquido trabalhado, será necessário a instalação de uma outra seção de tubo para que possa ser adaptado um registro.

Após isso, você deverá completar com tubulação até o ponto de descarga e instalar uma válvula de retenção bem próximo a sua bomba centrífuga na coluna de elevação, isso vai evitar uma variação de pressão no seu sistema, essa variação é conhecida como “golpe de aríete” que acontece a cada 12m.

Bom, para ajudar na sua instalação vamos deixar aqui embaixo um esquema para ilustrar melhor como instalar sua bomba centrífuga.

Como fazer uma instalação de bomba centrifuga

3/5 - (1 vote)

Você vai gostar também:

Comentários

comentários

Compartilhe agora mesmo:

Sobre o autor | Website

O Saber Elétrica é um canal educativo e informativo que vem com objetivo de compartilhar um conteúdo dinâmico e didático sobre o mercado de trabalho voltado a setor da energia e eletricidade com foco nos setores da eletreletrônica e da eletrotécnica.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!