Nesse artigo iremos abordar a captação de sinais via satélite, e uma das maneiras mais convenientes de falarmos nesse assunto é tomando como referência os sinais de televisão.
No início da transmissão via satélite as parabólicas eram super caras, sendo acessível somente por uma parte da população e ocupavam um enorme espaço nos quintais, sendo assim somente aqueles apaixonados por televisão e com um poder aquisitivo maiores eram os que compravam e instalavam as antenas parabólicas.Para se ter ideia a TV por satélite era muito mais difícil de difundir do que as a cabo.
Atualmente é possível ver antenas de todos tamanhos e modelos espalhadas em toda sociedade e principalmente nas zonas rurais onde sinais a cabo são coisa rara, e nesse meio todo existem as captações de sinais por intermédio de uma concessionaria e aquelas que são de certa pirateadas, ou seja, pessoas que captam os sinais via satélite de concessionarias de TV por assinatura e conseguem ter acesso gratuito na programação.
Enfim, vamos entender melhor como funcionam as captações de sinais, por que existem e seus benefícios e como ocorrem a interferência de piratas no sinal.
A solução da comunicação via satélite
Os sinais via satélite para comunicação possui inúmeras vantagens para comunicação de dados que necessitam atingir longas distancias com perfeição na transmissão. Esses sinais ocorrem na sua forma de sinais de rádio operando em qualquer frequência e para que os sinais sejam emitidos e recebidos nos endereços corretos precisam apenas estarem sintonizados na mesma frequência de sinal, porém para que seja protegido esse sinal além de operar em mesma frequência os sinais devem possuir um código chamado de criptografia, assim evita as famosas linhas cruzadas.
Esses sinais via satélite são captados e emitidos através de antenas e os sinais emitidos podem atingir milhares de pessoas ao mesmo tempo em qualquer distancia que estejam, pois os sinais estão por ai no ar e com isso seu poder de alcance pode ser considerado infinito.
Os satélites das concessionárias de TV ficam todos na órbita geossíncrona, ou seja, estão em algum local no céu em relação à Terra, aproximadamente 35.700 km acima da Terra e estando em órbita ele possui uma velocidade de 11 mil km/h que é suficiente para dar uma volta em nosso planeta a cada 24 horas, e você já percebeu o que tudo isso significa, a sua antena parabólica sempre estará apontada para uma única direção, pois essa velocidade do satélite é a mesma que a terra leva para fazer o movimento completo de rotação.
Como funcionam as parabólicas
Para receber ou transmitir um sinal de satélite é preciso então de uma antena com formato de uma parábola, daí o nome Parabólica, no centro dessa parábola existe um guia direcional, sendo assim para que haja a comunicação, basicamente um controlador envia o sinal através do guia direcional e o prato da antena focaliza em feixe estreito.
O lado o receptor que também é uma antena parabólica fará a função oposta da emissora, ou seja, quando o feixe de dados atinge o prato curvo o sinal é refletido para dentro de um ponto, funcionando como uma lente de aumento exposta a luz solar e sendo direcionado a um ponto especifico.
O componente central da antena é chamado de conversor de bloqueio de baixo ruído, ou LNB (Low Noise Blockdown). Esse aparelho possui a finalidade de amplificar o sinal de rádio que foi refletido pelo prato e consequentemente filtrar os ruídos e posteriormente o LNB envia o sinal para o receptor de satélite que está instalado em algum lugar da casa.
Como ocorre a captação gratuita do sinal satélite
Como forma de bloqueio de sinal as concessionárias de TV via satélite possuem seus sinais todos criptografados, ou seja, eles enviam os sinais das suas programações para o satélite e o satélite espalha para quem assina e possui os aparelhos das concessionárias. Esses aparelhos possuem os mesmos códigos inseridos na concessionaria, sendo assim somente pode ver a transmissão quem assina, certo?
Errado, a pouco tempo começou a surgir aparelhos receptores via satélite com a função de quebrar esses códigos contidos nos sinais e abrir assim toda programação para quem fizer a instalação do mesmo em sua residência.
A instalação desses aparelhos é simples, tendo a necessidade de uma antena com LNB e o receptor “pirata”, esse receptor possui atualização e um sistema inteligente para quebrar os códigos, e com isso basta você localizar um satélite e iniciar a sintonia dos canais.
Uma pratica ilegal perante a lei no Brasil
Essa prática é considerada ilegal perante as leis que regem nosso país, mas essa lei foi elaborada em virtude de proteção as concessionárias de TV que vinham sofrendo com a “pirataria”, porém aqui vai uma simples analogia, imagine que seu vizinho possui um abacateiro e certa vez um dos abates ao amadurecer cai em seu quintal, a pergunta é o abacate é seu ou do seu vizinho?
Boa tarde,
Gostaria de ajuda com informação técnica que me ajudasse a formular uma queixa. Estou há mais de dois anos a ser alvo de radiação. Através da corrente elétrica está a ser enviado micro ondas e RF em frequências muito altas. Desconfio que existe uma antena apontada para a minha habitação, já mudei de casa várias vezes. Os sintomas correspondem, só com papel alumínio consigo algum alívio mas nem sempre, há ocasiões que julgo que poderão utilizar raios gama, não tenho a certeza o que é mas os sintomas correspondem.
Também tem acesso a imagem a voz e imagem, não sei se através de infra vermelho, não faço ideias mas depois de anos nisto e de ter certeza de que não estou confusa preciso de informação concreta. Haverá um receptor oculto no espaço onde estou, mas onde encontrá-lo ? Com o que se parece? Pode ajudar com informação ? Obrigada
Olá Barbara, infelizmente nessa questão ficaremos devendo, pois não tenho esse conhecimento sobre o assunto em questão, porém gostaria de deixar aqui em aberto essa pergunta para quem puder ajudar nossa colega. Desde já agradeço.
Procura um advogado Barbara
O abacate é uma bem escasso e pertence ao vizinho. Ao passo sinal de TV não é escasso. Se outra pessoa captar esse sinal o proprietário do sinal, diferente do dono do abacate, não terá privação de nenhum bem. Pegar um abacate do seu vizinho é antiético e piratear um sinal não é antiético.
Olá Gleidson Xavier agradeço seja bem vindo ao Saber Elétrica. Agradeço pelo seu ponto de vista nessa questão.
olha adorei o seu poste, tenho algum pontos a dizer que não seria receptores piratas e sim receptores desbloqueados porque diz que o sinal e criptografados transferência bancaria online também e criptografados e não se vê roubos de milhões todos os dias esta historia e só para enganar o povo e forçar as pessoas a ficarem pagando absurdos para as operadoras porque os banco criptografados bem as transasses online gente agem os olhos tv pro assinatura usam algo que nem deles e primeiro quem e dono do espaço e que e dono do ar que leva o sinal não quer e ninguém pegue e só desligar o sinal e pronto
já pensou moro em frente uma praça publica vou la e compro uma banco e coloco nesta praça de quem e o banco???? de todos pois a praça e publica não importa se eu comprei o banco se eu não quero que ninguém use o banco tenho que colocar ele em minha propriedade
Olá Nelson seja bem vindo ao Saber elétrica, obrigado por compartilhar conosco seu ponto de vista diante desse assunto que é a questão do sistema de transmissão de canal fechado.
Então vc quer dizer se eu comprar um receptor pirata com uma placa desbloqueada basta somente troca-lo pelo receptor que tenho da sky livre.e pronto, os sinal de tv feichadas já chega na minha TV ???já que minha antena esta alinhada com o satélite ?.
O quintal é meu mas o seu abacate pode cair sobre minha cabeça e causar um acidente. Para quem não sabe, ondas de rádio também podem provocar doenças no corpo humano certo(mesmo em baixas intensidades, as radiações causam aumento da pressão arterial, alterações nos sistemas reprodutor, imunológico e nervoso de animais?. Então vamos obrigar as operadoras a controlar (recolher) seus sinais de rádio certo? É claro que isso é impossivel.
Ola Marina Mauricio, seja bem vinda ao Saber Elétrica. Muito boa sua observação quanto ao pé de abacate, realmente de quem seria a culpa. Agradeço pelo comentário aqui no blog.