Por que Tomamos Choque na Torneira do Chuveiro

Muitas pessoas ou já tomaram um choque na torneira do chuveiro ou vieram te perguntar se isso é normal e por que acontece.

Muitas vezes as pessoas sempre relatam que estavam com algum corte no dedo, as mulheres falam que tomam choque no chuveiro logo após fazerem a cutícula.

Enfim, muitas pessoas já tomaram esse “choquinho” ao regular o fluxo de água durante o banho ou ao ligar e desligar o chuveiro.

Nesse cenário então vamos explicar de forma simples o por que isso acontece e o que fazer para evitar.

Vamos Entender o Funcionamento do chuveiro

Para nivelar o conhecimento vamos esclarecer como funciona o chuveiro elétrico e assim entender o que deve ser feito para garantir a segurança do usuário na hora do banho.

Para que a água saia do chuveiro na temperatura que cada um considera como ideal em cada estação do ano é preciso que exista uma resistência elétrica no chuveiro para que se aqueça a água em dias com temperaturas amenas.

Dessa forma, essa resistência recebe uma tensão elétrica e com isso a passagem de elétrons nesse componente possibilita o aquecimento da água, esse aquecimento ainda pode ser controlado pelo usuário que executa um chaveamento que altera o valor da resistência e por consequência com maior a resistência a passagem de corrente elétrica maior será a temperatura fornecida para o usuário.

A água que está dentro do chuveiro deve ter contato direto com a resistência para que possa ser aquecida e a mesma é despejada sobre o corpo do usuário.

Um fato curioso que poucas pessoas sabem é que uma água considerada pura, ou seja, sem minerais, não é de forma alguma um bom condutor de eletricidade, porém na natureza essa água pura não pode ser encontrada e com isso a água utilizada no seu banho é um excelente condutor de eletricidade.

Como a corrente chega até a torneira

Momento em que tomamos choque na torneira do chuveiro elétricoSabemos que a água somente tem o contato com a eletricidade quando chega no chuveiro e que logo será derramada no cidadão ali embaixo dele.

Contudo não podemos esquecer que a corrente elétrica sempre flui pelo caminho mais fácil.

Sendo a água um bom condutor e possuindo um fluxo único sem ramificação a corrente pequena que escapada do resistor e ganha a água vai fluir por todo percurso desse belo condutor.

Assim como a água o metal também possui uma boa condução de eletricidade e sabemos que boa parte das torneiras de chuveiro são fabricadas de material metálico, logo já conseguimos imaginar onde essa corrente que escapou da resistência pode chegar, ou seja, sua torneira pode sim ficar energizada com uma pequena corrente.

Por que tomamos choque se a corrente elétrica é baixa

Mas se a corrente elétrica que passa pela água é bem baixa por afinal de contas levamos aquele pequeno choque no banho?

A corrente que escapado da resistência do seu chuveiro elétrico é bem baixa e as vezes não consegue se quer romper a resistência da sua pele, porém um simples corte de uma cutícula que foi tirada é suficiente para baixar a sua imunidade e deixa-lo mais próprio a levar um choque durante o banho.

Mas não ache isso normal, esse choque não deve acontecer mesmo que você esteja com a resistência corporal baixa, esse choque durante o banho aponta que sua instalação está em desacordo e você deve verificar.

Possíveis problemas e como corrigir

O principal problema está no aterramento do seu chuveiro, note  que logo na saída da água existe um fio verde que passa direto até a saída dos cabos de alimentação do seu chuveiro, esse fio é o terra e existe justamente para sua proteção.

Caso esse fio terra não existisse a chance de uma morte num banho quentinho é eminente, pois bem, então se estou levando um “choquinho” não tem muito problema, certo? Errado! Esse “choquinho” esta avisando que tem algo errado então evite que algo pior aconteça e verifique a ligação terra.

Perigos caso não seja feito um aterramento na instalação do chuveiro elétrico

O seu chuveiro elétrico deve ser aterrado na rede seguindo as normas para aterramento, pois caso não esteja correto a ligação do cabeamento terra quem fará essa função será você na hora banho e com isso corre o risco de certo dia levar todo potencial da resistência para terra através do seu corpo.

Portanto faça um aterramento do seu chuveiro sempre que possível, utilize os padrões previstos nas normas para aterramento e nunca use o neutro instalado na rede da sua residencial ou prédio como terra.

Por que Tomamos Choque na Torneira do Chuveiro
4.5 - 4 Votes

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

O Saber Elétrica é um canal educativo e informativo que vem com objetivo de compartilhar um conteúdo dinâmico e didático sobre o mercado de trabalho voltado a setor da energia e eletricidade com foco nos setores da eletreletrônica e da eletrotécnica.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

29 Comentários

  1. O aterramento é sem dúvidas fundamental quando tratamos de segurança nas instalações elétricas. Água e energia elétrica não se entendem, e a segurança básica além do aterramento é o disjuntor DR, em caso de fuga superior à 30 mA a proteção tem que agir rápido em menos de 500 milli segundos evitando consequências graves para o ser humana.
    Temos realizado testes do DR para verificar sua eficacia. veja mais detalhes no site: IPTengenharia.com

  2. Jefferson disse:

    Essas aulas que tenho recebido por email são ótimas, parabéns pelo trabalho bem feito e obrigado pelas aulas .

  3. Fernando disse:

    “e caso sua rede não tenha terra mais é disponível um neutro você então poderá utiliza-lo para fazer a função de terra.”
    Você está falando para ligar o fio terra do chuveiro no neutro da rede??????????

    • Fernando Agradeço pela visita em nosso blog. Sobre sua questão você não pode usar jamais o neutro como terra. A instalação do terra se faz separado com aterramento da haste de 2,5 m e cabo apropriado com o dimensionado da sua instalação. Em nosso blog temos artigos onde falamos sobre aterramento e sua impôrtancia basta pesquisa com o termo aterramento na campo de pesquisa.

      Qualquer dúvida é só postar aqui ou entrar em contato.

  4. Joelson disse:

    O Fernando só fez essa pergunta sobre o neutro, pq nesse arquivo de vocês ensina que caso não tenha o terra existe o neutro pra ser ligado. Léia de novo a postagem que vocês vão ver.

  5. Ivan disse:

    E quando o aterramento nao existe e nao e possivel adequar a instalaçao para colocar um terra? O que pode ser feito? Isso nenhum blog fala e é o grande problema de muitos…

    • Segundo a NBR5410 E NR10, O esquema de aterramento TNC admite que o condutor de proteção e o neutro sejam o mesmo condutor. Podemos admitir que para casos onde não exista condições de fazer aterramento usemos o neutro como condutor de proteção. Isso é muito usado em indústrias para economizar cabos devido ao alto custo. Pela Norma é permitido utilizar também em residencias, porém totalmente desaconselhável, pois o condutor neutro faz parte do SEP e é originado no center tap das espiras do transformador, podendo conduzir tensão e corrente elétrica devido desbalanceamento de carga entre fases.

  6. Valdone Val disse:

    Vou ter que tomar banho de agua fria aqui aonde moro nao é possivel o aterramento usar o fio terra do chuveiro no neutro e muito perigoso

  7. Samuel disse:

    Minha casa tem mais de 40 anos, chamei um eletricista pra colocar um ventilador de teto e ele ficou passado com a fiação da casa e quase nao deu pra instalar. Imagina um fio terra, nao tive saida, contínuo tomando choque.

  8. Domeneque disse:

    No caso de edificações bem antigas que não têm o terra independente, uma solução seria conectar o terra do chuveiro na ferragem de um pilar de modo que seria um caminho para o escoamento das correntes que escapassem da resistência, caso o DR não atuasse por alguma razão . O DR é indispensável para vários circuitos , inclusive os que alimentam áreas como cozinha, banheiro, etc.

  9. Wilson Silveira de Assis disse:

    Meu prédio é velho, não tem aterramento e não vão colocar, adianta eu colocar uma torneira de outro material ? Plástico ou similar ? E se eu passar fita isolante na torneira de ferro, ou cubra com algo de borracha, melhoraria ?

    • Bem vindo ao Saber Elétrica, Wilson! Não há nada que possa substituir o aterramento elétrico. Os chuveiros, por norma, são todos de plástico para evitar o choque elétrico, mas mesmo assim é obrigatório a instalação do aterramento para evitar acidentes. Trocar o registro por um de plástico de nada resolverá, pois a corrente elétrica circula pela água e na hora do banho tanto o usuário quanto o registro estarão molhados, fechando o circuíto e ocasionando o choque elétrico. O ideal é entrar em acordo com o Condomínio para reformar a instalação elétrica, conforme já mencionado nos comentários deste artigo. Adolpho Eletricista.

  10. Jose disse:

    Se um bom aterramento conduz a fuga de corrente para terra,então seria desnecessário a instalação do DR.
    Grato.

  11. siderley disse:

    A água do meu chuveiro está muito quente, será que a bitola dos cabos influenciam? Eu fiz a instalação usando cabos de 2,5mm.

    • Se a tensão de alimentação do chuveiro for 220 V, o fio deve ser 6 mm2. Se for 127 V, deverá ser 10 mm2. Porém isso não interfere na temperatura do chuveiro. Ou o chuveiro está com problema ou a pressão da água está fraca. Vc retirou o redutor de pressão que vem na entrada do cano do chuveiro?

  12. Andressa disse:

    Meu chuveiro está com a instalação toda correta, dimensionado de acordo com os padrões da norma, mas mesmo assim está escapando corrente quando toca o registro. Sendo que tenho dois registros independentes, um para o aquecedor solar e o do elétrico, e o que mais dá choque é o do aquecedor solar, mesmo quando o chaveamento está desligado (sem estar usando o chuveiro elétrico). Esse choque só para se desligar o disjuntor.

    • Ola Andressa seja bem vinda ao Saber Elétrica. Nesse caso o problema esta na parte que fornece energia vinda do aquecedor solar seria necessário fazer uma manutenção corretiva até mesmo para evitar futuros prejuízos maiores. Eletricidade parece que não mais dependendo do casso as consequências são graves. Chame um eletricista para fazer a analise na instalação, procure um de boa índole e ético que cobre um preço justo.

  13. Bom dia, realizei o aterramento do chuveiro com haste de 2,4 metros, mas ainda assim continuo tendo fuga de corrente pelo registro (e consequentemente tomando choque). Seria um problema do proprio chuveiro?

  14. SIMAO IGOR disse:

    Bom Dia,

    minha casa não tem como fazer aterramento, minha ligação e 220 V., pensei que os choques fossem o chuveiros já comprei 04 ( quatro ) tem uma solução
    sem o aterramento para para de dar choques….
    obs: quando foi construida o eletrecista não deixou o fio terra….

    obrigado…

  15. Alexandre V Pereira Pinto disse:

    Olá. Moro em um apartamento e não tem cabo de neutro separado. Não ligiei o neutro do chuveiro ao neutro do edificio. Recebo choques na torneira do chuveiro, mesmo com a chave geral desligada. O que pode estar ocorrendo?

    • Bem vindo ao Saber Elétrica, Alexandre! Acredito que está confundindo neutro com terra. Se não houver sistema de aterramento no prédio, não tem como aterrar os equipamentos. O fato de dar choque no registro do chuveiro mesmo com a chave geral desligada é porque existe fuga de corrente pelo neutro. A instalação elétrica de seu apartamento precisa ser analisada por um profissional da área.
      Adolpho Eletricista.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.