Vantagens e Desvantagens do Chuveiro Elétrico

Em uma residência, o chuveiro elétrico é um dos equipamentos que mais gasta energia. Em uma lista, podemos apontar o chuveiro elétrico entre os dez que mais consomem energia. Assim como esse aparelho, o secador para o alisamento de cabelo, o ferro de passar e a televisão entram na tal lista.

O chuveiro elétrico, assim como qualquer outro eletrônico, pode nos oferecer tanto pontos fracos quanto pontos fortes, inclusive, em relação ao consumo.

Segundo alguns profissionais, as vantagens do equipamento é que envolvem economia e praticidade, enquanto as desvantagens podem ser apontadas para os moradores da residência.

Tomar banho sem ter noção da hora é, com certeza, prejuízo a vista. Esse já é a primeira desvantagem para quem utiliza.

A culpa nem sempre é do chuveiro elétrico

chuveiro-eletrico

Nem sempre podemos culpar o aparelho pelos prejuízos causados. Pois, muita das vezes, a questão do prejuízo irá depender de quem usa o chuveiro. Todos já devem saber que o banho ideal deve durar em média de oito a dez minutos.

Só que o problema está no péssimo hábito dos brasileiros de passar mais de quinze minutos com o chuveiro aberto, onde alguns conseguem bater recordes ultrapassando a marca de uma hora tomando banho.

E o resultado? Sabemos qual é, não é verdade? É esse tipo de comportamento que permite alto consumo de energia elétrica, ou seja, mais do que o necessário.

Desvantagem do chuveiro elétrico

Apesar de muitas das vezes a culpa não ser do chuveiro elétrico, algumas podemos dizer que o culpado é o aparelho. Quando o alto consumo de energia elétrica vem no fim do mês e se a culpa não for do morador, podemos dizer que certamente o eletrônico é o réu.

Para que a água seja aquecida nesse sistema é necessária uma grande quantidade de calor gerado pela eletricidade. Por causa disso, podemos dizer que o chuveiro elétrico é o réu. E quando há falta de energia por qualquer motivo, a obrigatoriedade do individuo tomar banho sem água aquecida é garantida.

Vantagem de ter o chuveiro elétrico em casa

Uma vantagem no uso desse sistema é em relação ao consumo de água, que se torna muito menor do que em outros tipos de aquecimento. Outra vantagem é que a temperatura não decresce conforme o uso, como vem acontecendo em outros tipos de aquecimento. Em nossas palavras, quando uma pessoa começa a usar em determinada temperatura a água, ela não se elevará, mas se manterá constante até o fim do banho.

Isso é uma das vantagens de ter esse aparelho em nossa casa, além de oferecer economia, podemos tomar um belo banho sem que ele se torne desconfortável. Um fator importante é na instalação do chuveiro elétrico, sendo esse procedimento muito mais barato do que outras opções de aquecimento de água.

Quem opta pelo aquecedor solar, sebe muito bem, que essa opção se torna mais cara, quando se trata do chuveiro elétrico. Porém, em longo prazo, o aquecedor solar se torna vantajoso, pois ele não apresenta alto custo de instalação e ainda não possui nenhum gasto de pagamento de uso, só o de água.

A vida de quem não precisa utilizar o chuveiro elétrico

Algumas pessoas não precisam ter esses equipamentos. Por exemplo, no Brasil, há muitas regiões em que na maior parte do ano o clima é quente. Nesses lugares, onde o inverno não é rigoroso, as pessoas tendem a não utilizar muito água quente e tomam banho com água em temperatura ambiente ou até mesmo fria.

Além de aliviar o calor, esses moradores conseguem diminuir o uso de energia elétrica e ainda podem contribuir para uma boa economia.

Leia Também Como Estimar o Consumo de Energia Elétrica

Vantagens e Desvantagens do Chuveiro Elétrico
5 - 1 Vote

Comentários

comentários

Deixe um comentário