Como Instalar Termostato em uma Geladeira

Algum cliente já solicitou que você realiza-se a instalação de termostato em uma geladeira já usada?

Bom se sim nesse artigo você vai poder se aprofundar mais no assunto, porém caso você nunca instalou e nem sabe do que se trata leia esse artigo e conheça um pouco mais sobre termostato, aprenda em 7 passos como é feita a instalação desse componente.

Essa pratica de instalar termostatos em geladeiras usadas tem sido uma saída forte para um hoby, muitos cervejeiros caseiros precisam de equipamentos que forneçam temperaturas com precisão no valor e controle da temperatura ambiente, logo o termostato sempre vai estar escalado para esse jogo.

como instalar termostato

Como funciona o termostato na geladeira?

A função principal do termostato é em gerar um range de temperatura e que determinado ambiente mantenha a temperatura dentro desse range.

Um termostato por mais comum que seja é composto por dois básicos elementos.

O primeiro é o elemento sensor que indica a variação térmica sofrida em determinado ambiente, já o segundo elemento, é o controlador, esse por sua vez executa a tarefa de manter a temperatura dentro do range estabelecido.

O funcionamento do termostato acontece inicialmente no sensor bi metálico, esses sensores são fabricados com dois metais diferentes e com uma união forte, assim quando ocorrer qualquer evento de alteração da temperatura um dos metais se expande ou contrário em coeficientes diferentes do outro metal e com isso envia um sinal para o sistema dizendo para manter, subir ou descer a temperatura a fim de manter no set up estabelecido.

Existem também alguns termostatos que fazem a leitura da temperatura e pressão barométrica do ambiente e através desses dois dados conseguem com mais precisão realizar o controle da temperatura que fora ajustada para trabalho.

Tipos de termostatos

Existem alguns tipos de termostatos bem conhecidos no ramo da elétrica, e vamos listar alguns para que você saiba qual melhor instalar:

  • Termostato elétrico B10: Aplicado geralmente em tanques de aquecimento de água ou óleo, fornos elétricos, estufas, esterilizadores;
  • Pressostato: Instrumento de medição de pressão onde sua maior aplicação é na segurança de equipamentos;
  • Contato SPDT e DPDT: Funciona e é utilizado como um pressostato, porém possui uma característica de chaveamento NA e NF;
  • Fluxostato: Equipamento utilizado no controle de ausências do fluxo nos sistemas de climatização, aquecimento e instalações hidro sanitárias.

Como instalar um termostato

Seja o termostato a ser instalado digital ou analógico o processo basicamente é o mesmo, variando somente os detalhes de cada fornecedor. Sendo assim vamos em 7 passos lhe mostrar como é simples.

1 – Desligue a geladeira e retire-a da tomada;

2 – Encontre o lugar onde o termostato deve ser instalado. Se você já tiver um antigo na geladeira, você pode instalar o novo no mesmo lugar;

3 – Limpe a geladeira para a instalação do termostato. Se você está instalando o termostato dentro da geladeira, retire as prateleiras ou o painel de dentro.

Dica, se você está instalando na parte de trás da geladeira do lado de fora, puxe o frigorífico para deixar o painel de piso traseiro acessível e assim remover todos os obstáculos;

4 – Remova o termostato antigo. Para isso, remova os fios de trás do termostato com um par de alicates.

Os conectores de encaixe precisam ser tirados (você ouvirá um click), certifique-se de pegar os fios o mais próximo possível do terminal para que eles não quebrem ou fiquem danificados.

Em seguida, retire os grampos com uma chave de fenda para tirar o termostato de seu lugar;

5 – Instale seu novo termostato no lugar;

6 – Conecte os fios de seu novo termostato à saída da geladeira. Insira os conectores de encaixe dos fios ao terminal. Isso vai deixar seu novo termostato preso à sua geladeira, fazendo-o funcionar;

7 – Ligue sua geladeira na tomada novamente, espere antes de ligar a geladeira e cheque se o termostato está funcionando.

Boas instalações de termostatos e melhor que isso boa propaganda para os cervejeiros de plantão que precisam de uma geladeira controlável.

Como Instalar Termostato em uma Geladeira
5 - 1 Vote

Comentários

comentários

Deixe um comentário