Iluminação Saber Elétrica

O que é Iluminação Indireta – Tipos e Como Trabalhar?

A iluminação indireta, como o termo indica, é um tipo de iluminação que não brilha diretamente em seu objeto, em oposição à iluminação direta que brilha diretamente em uma área para fornecer iluminação. Embora a iluminação direta possa ser a primeira preocupação quando se trata de iluminar uma sala, em muitas situações a iluminação indireta é igualmente importante e às vezes mais importante.

A decoração de qualquer lugar envolve diversos fatores que devem ser bem trabalhados para criar um local aconchegante e bonito. Dentre esses fatores se destaca a importância de trabalhar com a iluminação indireta de maneira correta.

Esse tipo de iluminação usa diversos artifícios para contribuir na composição da decoração e um ambiente. Por isso deve ser bem pensada, caso seja feita de qualquer forma os resultados obtidos serão diferentes do que foi planejado e desejado.

Acompanhe o nosso artigo e fique por dentro de como trabalhar a iluminação indireta da melhor maneira possível!

O que é Iluminação Indireta?

iluminação na escada

Antes de qualquer coisa é preciso que você entenda o que é iluminação indireta e quais as suas principais funções.

A iluminação indireta é uma técnica utilizada para ambientes, tanto internos quanto externos, em combinação com o projeto de arquitetura de determinado lugar cuja finalidade é oferecer luminosidade e contribuir com a estética.

Por esses motivos a iluminação indireta é capaz de grandes feitos, como a criação de atmosferas que concedem aspectos diferentes a qualquer lugar.

Ela funciona de maneira bastante simples, a luz incide sobre um objeto e então é refletida por ele e atinge o local que se deseja iluminar.

A iluminação indireta é uma forma de usar técnicas de iluminação sem que haja um foco especifico, por esse motivo ela ilumina todo o ambiente de maneira suave.

Confira as principais características deste tipo de iluminação:

  • Distribui a luz para um grande espaço.
  • É suave, difusa e agradável.
  • O efeito de iluminação indireta pode ser alcançado com diversos tipos de itens.
  • Não aumenta o calor do local onde está sendo trabalhada.
  • Não deve ser usada como a principal fonte de luminosidade do ambiente onde está colocada.

Em Quais Locais pode ser usada a Iluminação Indireta?

onde usar iluminação indireta

Os melhores locais para trabalhar a iluminação indireta são em sancas que podem ser fixadas no teto ou no forro de residências, assim como em detalhes no chão.

Uma técnica que pode ser usada em qualquer lugar ou ambiente para alcançar os efeitos desejados. Quartos, banheiro, jardim, cozinha, área de descanso enfim todos os locais da casa podem receber esse tipo de iluminação.

Objetos usados para a Iluminação Indireta

Como dito anteriormente, nesse tipo de iluminação a luz é praticamente “quebrada” ao incidir primeiro em uma superfície, para depois iluminar todo o espaço desejado.

Para que ela dê certo, alguns cuidados devem ser observados, como o fato de direcionar o foco da luz para a o alto, para que a luz não gere sombras ou ofuscamento e também o uso de cores claras nas superfícies de reflexão.

Para isso pode ser usado diversos objetos, que por sua vez são facilmente encontrados em lojas especializadas e iluminação ou decoração, são produtos que estão disponíveis em uma ampla faixa de preço.

 

Dentre os principais exemplos de objetos para a iluminação indireta se destacam as luminárias, abajures, luminárias de pisos, arandelas, entre outros objetos com características semelhantes as apresentadas pelos citados.

Iluminação Indireta ou direta: Qual melhor me atende?

Então, a questão é: que tipo de iluminação é ideal para minha casa?

E a resposta é: depende.

Deseja iluminar uma área específica para facilitar a execução de certas ações, como cortar alimentos ou trabalhar no computador? Parece um trabalho para a iluminação das tarefas e você quer se concentrar em uma iluminação direta.

E quanto a proporcionar um espaço com iluminação mais geral? A luz ambiente está escrita por toda parte. A iluminação indireta pode realizar este objetivo sem fazer com que você e seus convidados se sintam desconfortáveis ​​”no local”.

Precisa de uma pequena iluminação de acento para adicionar um pouco de flare à sua decoração? Ambos os tipos podem ser úteis, dependendo do seu objetivo criativo. Se você quer um efeito de foco sobre, digamos, um vaso bonito, então a iluminação direta é certamente o caminho a seguir.

Se você preferir destacar um aspecto arquitetônico como talvez um armário ou uma escada interessante, a iluminação indireta pode ser mais adequada para seus objetivos.

Que Tipos de Iluminação Indireta Existem?

iluminação indireta na parede

No mundo do design de interiores, existem duas categorias principais para os diferentes tipos de iluminação indireta disponíveis. Cada um tem seus próprios prós e contras, bem como seu próprio caráter estilístico único.

Luminárias Indiretas – Este é, de longe, o tipo mais comum de iluminação indireta. Pense em uma lâmpada. Quase qualquer lâmpada fará. O que você vê? A própria luz e, claro, a abajur.

Uma abajur ou qualquer outro revestimento semi-transparente para esse assunto é uma maneira de que a luz direta se transforme em luz indireta. Isso ajuda a diminuir a dureza da radiação enquanto ainda dá ao seu espaço um aumento no brilho.

É geralmente um método excepcionalmente versátil de injetar alguma iluminação indireta em sua casa sem ter que se preocupar com a instalação de acessórios montados. Afinal, o que poderia ser mais fácil do que conectar uma lâmpada?

Iluminação Reflexiva – Embora não seja tão popular quanto a outra subcategoria de iluminação indireta, o efeito visual da iluminação reflexiva pode ser incrivelmente poderoso.

Este tipo de iluminação indireta normalmente usará uma superfície estrutural, pois é um difusor. Assim, enquanto os acessórios indiretos podem iluminar a luz em um gabinete anexado diretamente à própria luz, a iluminação reflexiva pode usar uma parede ou o teto em vez disso.

Esta é uma das melhores maneiras de criar uma iluminação linda e discreta em sua casa. Os pendentes e os candelabros voltados para cima, as arandelas de parede e as fitas de luz LED em estruturas como gabinetes são apenas alguns exemplos de iluminação reflexiva.

A Combinação de Iluminação Direta e Indireta

como escolher o melhor tipo de iluminação indireta para o ambiente

Para conseguir uma iluminação completa é preciso saber usar os dois tipos de iluminação no mesmo ambiente, de forma que ambas se complementem na luminosidade deste local.

Saiba que esta é a prática ideal, pois ao trabalhar a conciliação dos dois tipos de iluminação consegue se criar um local totalmente harmônico.

Para fazer a união dos dois tipos de iluminação não há segredos. Basta saber qual o papel de cada uma no ambiente.

Neste tipo de iluminação o resultado é um efeito uniforme na horizontal do ambiente, tornando tanto a parede quanto o teto as superfícies de reflexão da luz. O resultado final é a impressão de amplitude no ambiente onde os dois tipos de iluminação foram aplicados.

Conclusão

Para aumentar a capacidade de reflexão deve-se saber trabalhar com as cores das superfícies do local e também investir no uso de lâmpadas difusas.

Com todas essas informações será muito mais fácil conseguir investir na iluminação indireta no lugar onde desejar. Lembre-se sempre no caso de dúvidas conte com um profissional capacitado.

Usando a criatividade e seguindo dicas simples é muito fácil criar uma bela iluminação indireta. Lembrando sempre que é extremamente necessário saber os tipos de iluminação que uma casa deve ter.

O que é Iluminação Indireta – Tipos e Como Trabalhar?
4.7 - 3 Votes

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

O Saber Elétrica é um canal educativo e informativo que vem com objetivo de compartilhar um conteúdo dinâmico e didático sobre o mercado de trabalho voltado a setor da energia e eletricidade com foco nos setores da eletreletrônica e da eletrotécnica.

E-book Gratuito! 

 Receba em seu e-mail esse e-book gratuitamente para você baixar e imprimir.
SPAM na internet. Eu também sou contra tal pratica.

Passo a Passo Entendendo Projeto de Instalação Elétrica Residencial - Cadastre seu e-mail para receber seu E-book!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!