Dicas & Notícias Saber Elétrica

Como estimar o consumo de energia elétrica de sua casa

Estimando o uso de eletricidade

aparelhos de preensão de casa

Quando chegar a sua fatura de eletricidade cada mês, você não pode pensar muito sobre o que se passa dentro dele. Mas, na realidade, cada aparelho ou dispositivo eletrônico adiciona um pouco de algo para sua conta.

Ao descobrir que os maiores consumidores de energia estão em sua casa, você pode ajustar a sua utilização, desconectando ou simplesmente usando o dispositivo menos.

Cada mudança que você faz deve ajudar a reduzir gradualmente os seus gastos com energia elétrica.

Calcular o custo de energia de um aparelho ou dispositivo eletrônico é bastante fácil. A maioria dos dispositivos têm uma etiqueta que lista quantos watts ele usa, seja no dispositivo ou no manual do proprietário.

Você terá que encontrar esse número para descobrir o quanto o aparelho está custando. Você também vai precisar para estimar quantas horas por dia você usa um aparelho particular.

O Rótulo Potência  (Etiqueta potência )

Se você não consegue encontrar o rótulo de potência, existem outras opções para determinar o quanto de energia o dispositivo utiliza. Por exemplo, você pode comprar um dispositivo de medição de potência, como o Kill A Watt®. Basta ligar o aparelho ou dispositivo eletrônico para o Kill A Watt® para determinar o quanto de energia que utiliza.

Ou você pode entrar em contato com o fabricante, com o número do modelo, para descobrir quantos watts um dispositivo em particular consome.

Você também pode verificar a lista na parte inferior da página para potência comum em aparelhos domésticos. Embora o dispositivo em particular pode variar, deve dar-lhe uma estimativa aproximada das despesas de energia relacionadas com o dispositivo.

Calcule Consumo de Energia Elétrica – 4 passos fáceis

 1º_PASSO

Watts gasto por dia

Para calcular os custos de consumo de energia, basta multiplicar potência do aparelho pelo número de horas que você usá-lo para encontrar o número de watts-hora consumidos a cada dia. Por exemplo, digamos que você use uma televisão de 125 watt durante três horas por dia. Ao multiplicar a potência pelo número de horas de utilização por dia, descobrimos que você está usando 375 watts-hora por dia.

125 Watts x 3 horas =

375 watts-hora por dia

2º_PASSO

Converter para Kilowatts

 

Mas a eletricidade é medida em quilowatts-hora em sua conta de energia elétrica. Como sabemos que um quilowatt equivale a 1.000 watts, calculando quantos kWh um determinado dispositivo usa é tão fácil como dividir por 1.000.

375 watts-hora por dia / 1000 =

0,375 kWh por dia

3º_PASSO

Uso Ao longo de um período de nove meses

Agora, para descobrir o quanto que realmente vai custar-lhe em sua conta de energia elétrica, você vai ter que tomar a equação um pouco mais. Primeiro você precisa descobrir quantos kWh usa a TV por mês.

375 watts-hora por dia x 30 dias =

11,25 kWh por mês

4º_PASSO  

Descobrir o Custo

Em seguida, retire a sua última conta de energia elétrica e ver o quanto você paga por kWh. Para este exemplo, vamos dizer que você paga 10 centavos por quilowatt-hora. Para descobrir o quanto a TV está custando em um mês, multiplicar a sua taxa de energia elétrica pela kWh por mês que você calculou acima.

11,25 kWh por mês X R$ 0,10 por kWh = R $ 1,125 por mês

Como estimar o consumo de energia elétrica de sua casa
5 - 1 Vote

Artigos Relacionados:

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

O Saber Elétrica é um canal educativo e informativo que vem com objetivo de compartilhar um conteúdo dinâmico e didático sobre o mercado de trabalho voltado a setor da energia e eletricidade com foco nos setores da eletreletrônica e da eletrotécnica.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Paulo disse:

    Olá. Quando se diz, por exemplo, que um circulador de ar tem potência de 200W, está se referindo ao consumo na velocidade máxima, certo? E se ele for ligado na velocidade mais baixa, seriam quantos watts?

    Eu gostaria de saber isso porque na fórmula para calcular o gasto de energia de um produto, leva-se em conta a potência, desconsiderando o controle de ajuste, como é o caso de ventiladores(velocidade 1, 2, 3), geladeiras(mais frio ou menos) etc.

    • Bem vindo ao Saber Elétrica, Paulo. Esse valor de potência irá variar de fabricante para fabricante e de modelo para modelo. Quando fazemos a relação de cargas para solicitar ligação à Concessionária, devemos aplicar o fator de demanda correspondente à quantidade de aparelhos. Quanto maior o número de equipamentos, maior será o fator de demanda, pois nem todos os equipamentos estarão ligados ao mesmo tempo e na potência máxima. Toda potência de equipamentos deve ser demandada no cálculo de potência, de acordo co o Livro de Instruções Gerais – LIG-BT – que cada concessionária adota. As tabelas de demanda são praticamente iguais para todas as concessionárias.
      Adolpho Eletricista.