Em muitos projetos de comandos elétricos observamos a empregabilidade de um disjuntor a qual chamamos de Disjuntor motor, mas e ai você sabe o que esse faz e quem ele é? 

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Pois bem, se você já o conhece nós vamos simplesmente firmar seu conhecimento mas para quem não conhece direito esse equipamento nós vamos aqui nesse artigo descrever e explicar de forma simples o que é um Disjuntor motor.

O que de fato é um disjuntor motor?

Disjuntor motor, aplicação e funcionamnetoO Disjuntor motor é considerado em sua base principal como um dispositivo de proteção em um circuito principal, onde em um único dispositivo podem controlar e proteger o motor que está empregado no circuito.

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Esse dispositivo tem a capacidade de desligar e ligar o motor do circuito de forma manual pelo painel de controle, além claro de proteger os motores contra curto circuitos, sobrecarga ou falta de fase, problemas que podem ocorrer a qualquer momento por diversos fatores e com isso o uso do disjuntor motor dispensa o uso de fusíveis de proteção para o circuito do motor.

A aplicação de um disjuntor motor no circuito como proteção do seu motor possibilita uma economia com fusíveis e ainda uma proteção muito mais elevada para seu motor, pois esse dispositivo pode atuar em milissegundos contra um curto circuito.

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Funcionamentos do disjuntor motor.

Além da função de proteção o disjuntor motor possui ainda a função de seccionamento, ou seja, capaz de interromper a passagem de corrente elétrica quando ocorrer uma sobrecarga que fora notificada pelo disparo térmico ou mesmo um curto circuito e com isso rompeu-se o eletromagnético do disjuntor motor.

A proteção feita pelo disjuntor motor contra sobrecarga baseia-se no princípio da dilatação térmica das laminas do contato desse dispositivo, no qual quando ocorre um superaquecimento essas laminas começam a se deformarem ao ponto de romperem o circuito, desligando assim o equipamento empregado a ele.

Já o efeito de curto circuito no disjuntor motor é idêntico a qualquer outro disjuntor de proteção, ou seja, baseia-se no princípio do dispositivo magnético interno onde quando é apontado uma corrente muito alta o rompimento é instantâneo.

Características e vantagens no uso do disjuntor motor.

Além claro de uma bela economia em não ter que utilizar fusíveis de proteção para o motor o disjuntor motor oferece alguns outros ganhos que podem salvar seu orçamento e além do mais proporcionar um circuito mais seguro, estável e sem grandes danos quando alguma falha ocorrer.

  • Vantagens do uso do disjuntor motor:

Esses dispositivos possuem a capacidade de serem religados sem nenhum esforço extra, dessa forma podem ser rearmados facilmente depois de alguma falha ou mesmo se estiver sendo feito alguma manutenção e se você utilizou o disjunto motor como um seccionador.

  • Capacidade de interrupção:

O disjuntor motor possui uma interrupção muito elevada e com isso possibilita a empregabilidade em circuitos de correntes muito elevadas e com uma atuação muito precisa pois pelos seus dois princípios de proteção conseguem cobrir todo circuito e equipamento que esteja sob sua proteção, veja:

  • Magnético: Propriedade do disjuntor motor exclusivo para proteger contra correntes de curto circuito.
  • Disparador térmico: Propriedade que pode ser ajustada para cada tipo de circuito e corrente aplicada, esse parâmetro protege contra sobrecarga e é dotado de um mecanismo diferencial que possui sensibilidade de falta de fase também;
  • Ajuste do disjuntor motor:

É sempre recomendado que o valor de corrente do disjuntor motor seja sempre ajustado para a mesma do motor empregado sob sua proteção, pois como sabemos os motores em sua partida possui uma corrente bem maior do que a de trabalho, com isso fazendo o ajuste para a mesma do motor o dispositivo não irá desligar o circuito nas partidas.

Sabendo disso agora basta você substituir em seus circuitos os fusíveis e começar a empregar o disjuntor motor, fazendo assim um circuito mais protegido e ainda “ganhando moral” no mercado.

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7 Comentários

  1. José Fernando Barbalho on

    A maioria dos técnicos não concordam em não usar o relé falta de fase, pois relatam que nem o relé térmico e nem o disjuntor motor protege o sistema por falta de fase no trifásico. Como fazer um teste prático do disjuntor motor para verificar sua eficiência para a substituição desses dois componentes: relé térmico e relé falta de fase.
    Grato

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