Dicas & Notícias Saber Elétrica

Vantagens e Desvantagens da lâmpada halogena

No mercado, há milhares de tipos de lâmpadas disponíveis. Uma dessas lâmpadas são as lâmpadas halogenas são como as lâmpadas incandescentes, porém, elas são mais elaboradas, pois, tem uma luz mais brilhante, uma vida útil de duas vezes de uma lâmpada incandescente, possui menores dimensões e também são interessantes, pois, proporcionam vários efeitos de iluminação diferentes.

Esse tipo de lâmpada tem o Índice de Reprodução de Cor – IRC – de 100% o que significa que ela apresenta uma luz mais real, parecida com a luz que obtemos com o sol e isso traz o benefício de poder identificar as cores reais de quadros, pinturas de paredes, roupas e objetos.

lampadas halógenas

Dicas e curiosidades na instalação de lâmpadas halogenas

Essas lâmpadas são ideais para serem usadas em locais embutidos, como gessos e Spot, pois por sua coloração ser mais âmbar o ambiente acaba ficando mais relaxado e com isso a sensação de descanso é propiciada quando as lâmpadas halogenas são bem empregadas.

O funcionamento de uma lâmpada halogena é algo complexo e um pouco mais químico do que os demais tipos de lâmpada.

Logo de cara podemos citar o filamento das halogenas, eles são de tungstênio que por sua vez é encaixado num involucro de quartzo, isso ocorre pois se fosse de vidro como as demais lâmpadas iria derreter devido ao aquecimento gerado durante o serviço.

A luminosidade é gerada então através de um processo químico gerado pelos gases halogenos liberados pelo involucro, esse gás reage com o vapor do tungstênio quanto mais alta a temperatura mais será o envolvimento do gás para com o filamento de tungstênio.

Procure não tocar no bulbo das lâmpadas halogenas sem utilização de luvas, pois o contato de gorduras e impurezas da própria pele em seu bulbo pode ocasionar diminuição sua vida útil da lâmpada. Caso ocorra acidentalmente limpe-a com um pano umedecido em álcool.

 

Vantagens do uso das halogenas

• Índice de reprodução de cor (IRC) = 100 (equivalente às incandescentes e à luz natural do sol)

• Temperatura de cor entre 2.800K e 3.100K: essa temperatura torna o ambiente mais agradável.

• Variedade de formatos: o que permite uma flexibilidade maior para instalação

• Durabilidade (no caso de aplicações residenciais, comparada à lâmpada incandescente). Uma lâmpada halogena dura em média de 2 a 5 anos, conforme o modelo utilizado e dentro de um tempo médio de utilização, enquanto uma incandescente dura um ano apenas.

 

Desvantagens do uso das halogenas

• Durabilidade (no caso de aplicações profissionais). Comparada a tecnologias mais novas como lâmpadas de descarga compactas ou fluorescentes compactas. Hoje existem lâmpadas fluorescentes e de descarga que duram 8, 9, 10 mil horas, oferecendo melhor relação custo x benefício na maior parte dos casos.

• As lâmpadas halogenas não são tão economizadoras de energia. Embora consumam menos que as incandescentes, consomem muito mais que as compactas e as fluorescentes.

• Uma das maiores desvantagens é que essas lâmpadas necessitam de transformador para serem instaladas, mas, calma pois isso já está sendo resolvido com as lâmpadas halogenas de ligação direta à rede. Combinado com a operação direta na rede, a disponibilização de dicroicas com base E-27 (mesma das incandescentes) torna sua manutenção e utilização ainda mais simples e atrativa para consumidores residenciais.

Bom, agora que aprendemos um pouco mais sobre esse universo de lâmpadas halogenas ficou mais fácil de realizar um orçamento e de fazer as instalações e projetos, sempre se atualize e verifique as orientações do fabricante.

Vantagens e Desvantagens da lâmpada halogena
4 - 14 Votes

Artigos Relacionados:

Comentários

comentários

Sobre o autor | Website

O Saber Elétrica é um canal educativo e informativo que vem com objetivo de compartilhar um conteúdo dinâmico e didático sobre o mercado de trabalho voltado a setor da energia e eletricidade com foco nos setores da eletreletrônica e da eletrotécnica.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!